A Arte e as Fábulas:

 

 

O grande literato Jean de la Fontaine escreveu uma fábula sobre um pintor muito ciumento que suspeitava que a sua esposa lhe era infiel.

Para impedir que a sua esposa tivesse relações com outro homem na sua ausência, pintava-lhe um burro debaixo do seu umbigo, desta forma, se lhe fosse infiel, o burro seria apagado e o engano seria descoberto. Certamente, sua esposa o traiu, o que o marido não contava é que o amante também era pintor , e além disso, era tão confiante no seu talento que, a esposa e ele fizeram amor, pois tinha certeza que seria capaz de copiar perfeitamente o jumento que tinha pintado o marido.

Quando terminam, o pintor começa a pintar um burro na barriga da esposa, entusiasmado com a sua obra, pinta ao burro uma albarda (mochila que carregam ao burros de carga) Quando o marido chega, descobre o engano, pois ele não tinha pintado nenhuma albarda no burro...

 

Moral? Talvez... Se copiarmos seremos descobertos ou talvez a vontade de superar o próximo possa nos prejudicar... Excesso de criatividade, talvez? Tire suas próprias conclusões!

 

Título: “A albarda”

Autor: Pierre Subleyras

Realização: 1730

Localização: Museu Hermitage, São Petersburgo.