CIDADÃO EXEMPLAR E ADMINISTRADOR DILIGENTE

Meu caro Desembargador Herculano Rodrigues:

Pax et saluten.

Acompanhamos, eu e Laudelina, em espírito e alma, a sua eleição para presidir o Eg. Tribunal de Justiça de Minas Gerais - durante o biênio vindouro, o que muito nos agradou e enche-nos de orgulho. Conhecemos bem a sua disposição de trabalho, cultura jurídica e enfrentamento para modernizar a gestão do Tribunal.

Iniciamos a carreira de Juiz, por volta de 1976, época em que a nossa instituição era presidia pelo saudoso e vocacionado - EdésioFernandes - modelo de serenidade e honradez . Você em Tarumirim e eu em Inhapim, comarcas próximas e quase sempre, quando havia um motivo, visitávamos mutuamente e trocávamos experiência.

Daquele tempo guardo boas e ternas recordações. O bom que terá como - Des, Almeida Melo - formando uma excelente equipe de trabalho.

Ambos farão, tenho certeza, autêntica revolução de métodos administrativos e gestão do Poder Judiciário de Minas Gerais, atualmente, bombardeado pela mídia, justa ou injusta, como arcaico, velho e ultrapassado, além de outras críticas pejorativas, causa da desconfiança do cidadão e operadores do direito na prestação jurisdiconal, atingindo a todos nós mortais. Antevejo na direção do Tribunal - Cidadão exemplar e um administrador diligente. A pessoa humana, meus caros Herculado Rodrigues e Almeida Melo não devem ficar ilhados pelos problemas da vida em estado de inanidade, sem nenhuma reação capaz de vencer as duras soluções.Ao contrário disso, devem lutar, de promontório, a promontório, para superá-las pelos interêsses gerais, desde os interesse dos próprios magistrados até os anseios mais caros da coletividade. Sómente assim, aportará na região sublime dos sentimentos cultuados pelos exemplos do Divino Mestre, em que o amor trabalho e ao próximo se colocou como baliza marcante dos postulados da Democracia.

Omissa nos atos e nos fatos cotidianos, como o timoreiro do Tibunal entregue às vagas procelosas, ela oscila e se afunda no turbilhão de incertezas, chegando ao final da gestão de vocês desarvorada e de mâos vazias.Mas, atuante, obreira e dinâmica, digna nas suas atitudes e honrada na execução daqueles atos e no desenrolar daqueles fatos, demonstrando coerência em seus feitos e acatamento ao trabalho autêntico, à constituição. à paz verdadeira e à própria justiça, — a pessoa humana se assegura no direito sagrado de viver, gloriosamente, no conceito geral da coletividade a que pertence.

Dos princípios da Democracia, que é uma emanação perene das Leis de Deus, se ela se imbuir, terá os louros da vitória ao final de cada meta.E, a fim de que se conheça, através essas linhas negativas e positivas, o ‘ pedigree” das pessoas, basta jungir-se a essas considerações e ater-se a observações menos superficiais.

Escrevo, como ex-colga de concurso, agora, como conterrâneo - cidadãos honorários de Uberlândia.

Escreve Urquiza Alvim – Especialmente para Recanto das Letras – BH 25.04.2012.

URQUIZA ALVIM
Enviado por URQUIZA ALVIM em 25/04/2012
Código do texto: T3632364
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.