A farsa da vinda indiscriminada de médicos estrangeiros ao Brasil

No sábado dia 27 de maio houve uma mobilização nacional onde médicos e estudantes de medicina marcharam pelas ruas das grandes cidades protestando contra a vinda indiscriminada de médicos cubanos ao Brasil. O movimento que vem ganhando notoriedade nacional é conhecido como "Revalida sim" e defende que todos os médicos estrangeiros ou brasileiros no exterior, façam a prova de revalidação antes de entrar no Brasil.

Porém, como já é do conhecimento de todos, o governo brasileiro quer importar um total de 6 mil médicos cubanos para o Brasil, com o propósito de preencher as áreas de supostos "vazios médicos" sem que eles façam a prova de revalidação do diploma para exercer a profissão no Brasil.

Essa é mais uma atuação tapa buraco do governo Dilma, que pretende usar esses médicos estrangeiros para mascarar o problema da saúde brasileira, sem ao menos assumir um compromisso social mais sério com esse setor, organizações como o CFM (Conselho Federal de Medicina) tem se posicionado contra essa proposta vinda do planalto. Mas antes de me julgarem ou julgarem as organizações médicas contrarias a proposta da presidente Dilma, vamos analizar alguns fatos.

PORQUE MÉDICOS NÃO QUEREM TRABALHAR NO INTERIOR DO BRASIL:

O médico é um dos profissionais mais discriminados da atualidade, muitas pessoas, entre elas membros do governo e a própria mídia, veem médicos como dinheiristas que só estão preocupados em lucrar e adquirir regalias. Muitas pessoas da sociedade questionam o porque de muitos médicos não se interessarem em ir trabalhar no interior, mesmo tendo cidades que pagam altos salários para esses profissionais em troca de seus serviços.

Mas a resposta para isso é bem simples, pois essas cidades não oferecem condições de trabalho, os políticos desses municípios (não falo todos, só a maioria), ao invés de melhorarem os hospitais e as condições sanitárias de suas cidades, estão mais preocupados em trazer médicos para mascarar o caos da saúde em seus municípios, o código de ética médica garante no capitulo 2 que é direito do médico:

Art. 23 - Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho

não sejam dignas ou possam prejudicar o paciente.

Art. 24 - Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para

a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional ou não o remunerar

condignamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua

decisão ao Conselho Regional de Medicina.

Além do mais essa promessa de que a riqueza do profissional médico esta no interior se caracteriza como pura lenda, devido as ocorrências apresentadas.

Muitos dos médicos que vão para o interior se vem obrigados a exercer a medicina trabalhando sem condições nenhuma de trabalho e com uma carga excessiva de horário, sendo que essas prefeituras começam a atrasar e até mesmo deixar de pagar o salario desses profissionais no decorrer no ano.

O médico dessa forma acaba se tornando refém de prefeitos corruptos que estão mais preocupados em garantir a reeleição, do que propiciar uma melhora na qualidade de vida de sua gente. E o governo petista parece que é aliado desses prefeitos, pois enxerga o caos da saúde publica apenas como sendo ocasionada pela falta de médicos em determinadas regiões do país.

Uma frase que muitos médicos vem repetindo é a de que "culpar o médico pelo caos da saúde é a mesma coisa que culpar o bombeiro pelo incêndio", pelo fato de que não foram os médicos que iniciaram esse caos, ele já vem de muito tempo, seja pela inadequada falta de investimentos nesse setor, como pela corrupção e desvio de verbas publicas destinados para a melhoria da saúde.

O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DA VINDA DESSES MÉDICOS CUBANOS AO BRASIL:

Muita coisa se cogitou sobre o porque do governo federal estar querendo trazer médicos cubanos ao Brasil, estranhamente o médico de Cuba que vem para o Brasil não precisa fazer a prova de revalidação, porque sera? Será que é porque Cuba tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo?

O sistema de saúde cubano é conhecido por ser um dos melhores do mundo abrangendo um atendimento a toda a população, mas ironicamente os principais lideres de esquerda da América Latica como a presidente argentina Cristina Kitchner, a presidente Dilma Rousseff e o ex presidente Lula, quando adoeceram, preferiram ir para o Sirio-Libanes, considerado um dos melhores hospitais do Brasil, do que irem para Cuba fazerem tratamento, e ironicamente o único líder latino americano, que preferiu se tratar em Cuba acabou morrendo, que foi o presidente venezuelano Hugo Chavez, porque será?

E porque de o governo federal querer trazer logo médicos cubanos ao Brasil? Como todos devem saber, Cuba é um país socialista desde 1959 governada por uma ditadura de partido unico e que restringe e muito a liberdade dos cidadãos e a saída de pessoas de seu país, inclusive profissionais qualificados.

E no entanto o governo cubano autorizou a vinda de 6 mil médicos de seu país para o Brasil, o que vem a ser um grande contingente de profissionais e que fariam falta em Cuba, ou talvez não dependendo da qualidade desses médicos.

E esses médicos vão logo para o interior do Brasil, seriam eles agentes cubanos, que se infiltrariam no Brasil e, devido a influencia que o médico exerce no interior, implantariam idéias revolucionários nessas populações? Algo a se pensar, lembrando é claro, que a revolução cubana se iniciou pelos campos, no interior de Cuba, ou melhor, pelas serras.

A pratica de trazer profissionais de Cuba para trabalhar em determinado país não vem de hoje, o finado presidente da Venezuela, Hugo Chavez chegou a fazer isso, e Chavez é claro sempre pregava a implantação do "socialismo do século XXI". E agora a presidente Dilma vem a repetir esse fato, porque sera? Seria intenção dela transformar o Brasil em uma nova Venezuela? ALGO A SE PENSAR.

O PT antes de entrar no poder sabia tudo de politica, e hoje vem provando o contrario, onde muitos de seus parlamentares se encontram envolvidos em escândalos e mais escândalos de corrupção, e a militância petista, ao invés de se virarem contra esses parlamentares que supostamente traíram o partido, preferiram realizar um jantar beneficente para arrecadar fundos e pagar as multas dos CONDENADOS pelo mensalão, políticos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão máximo da justiça brasileira, ou seja, muitos dos militantes do PT não reconhecem que esses políticos estavam errados, e simplesmente apoiam todo tipo de estripulia que o seu partido realize.

PARA CONCLUIR:

O principal alvo do movimento "Revalida sim" não vem a ser o médico brasileiro, e sim o povo, pois se o governo melhorar a qualidade da saúde brasileira quem será beneficiado, o médico ou o povo? Óbvio que os dois, a prova de revalidação do diploma tem se provado extremamente eficiente e revelado a qualidade dos profissionais que vem de fora, pois no ultimo exame, 92% dos médicos que fizeram a prova foram reprovados.

Na gigantesca maioria dos países do mundo, tem prova de revalidação do diploma, e por isso o Brasil tem que continuar mantendo essa revalidação, uma melhor qualidade da saúde tende a beneficiar a todos, mas ainda sim, mesmo que esses médicos cubanos, espanhóis ou sejam la de onde for, não vierem para o Brasil, estaremos aqui lutando para uma saúde de qualidade. BRASIL, VERÁS QUE UM FILHO TEU, NÃO FOGE A LUTA.

Constituição Brasileira artigo 5º:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;