A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria o 'ADVOGADO dos CINCO CRIMES'"? - (11ª parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria ‘O ADVOGADO dos CINCO CRIMES’”? - (11ª parte).

A Rede "Boba" de Televisão, As Novelas, O Futebol, As "Marias Chuteiras" e o Caso do Assassinato Cruel de Eliza Samúdio (1º ato).

10 de junho de 2013 - 09h14min. - Atualizado em: 10 de junho de 2013 - 13h28min./Por BEATRIZ BOURROUL. Fotos: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO E REPRODUÇÃO.

Observações do escriba:

1ª – Nosso objetivo aqui é tentar entender como certas NOVELAS podem ter influenciado no comportamento de certas pessoas. É o caso específico da modelo Eliza Samúdio, que, além de modelo foi também uma suposta “MARIA CHUTEIRA” ou talvez mesmo uma ‘autêntica’ “MARIA CHUTEIRA”.

2ª - De uma maneira mais ampla, como as decadentes emissoras de televisão, através de suas diuturnas e variadas programações podem afetar a mente de outras pessoas? É o caso específico do criminoso Adélio BISPO de Oliveira.

“Foto: - Em 1970, MYRIAM PÉRSIA (Paula), foi a pioneira entre as MARIAS CHUTEIRAS das NOVELAS. A personagem investia em Duda (CLÁUDIO MARZO), Craque do FLAMENGO. (Foto: Divulgação)”.

IRMÃOS CORAGEM (Globo, 1970): - Os tempos eram outros e a MARIA CHUTEIRA daquela época tinha um visual nada parecido com as PERIGUETES dos dias de hoje. MYRIAM PÉRSIA interpretou a personagem PAULA, que fazia de tudo para conquistar Eduardo Coragem, o Duda Coragem, um dos protagonistas da história, vivido por CLÁUDIO MARZO. O rapaz era jogador de FUTEBOL do FLAMENGO.

A novela foi a primeira a falar de FUTEBOL no enredo central e o assunto teve boa visibilidade, uma vez que o Brasil havia faturado o Tricampeonato na COPA do MUNDO de 1970.

Como não entendia muito de futebol, a autora JANETE CLAIR precisou da assessoria do jornalista e comentarista de FUTEBOL JOÃO SALDANHA. PAULA não faturou o coração do craque, que terminou a NOVELA ao lado da BOA MOÇA RITINHA (REGINA DUARTE).

Observações do escriba:

1ª - O “Doutor” Roberto Marinho, além de apoiar inquestionavelmente o “Golpe” Civil-Militar de 1964, aproveitou-se da Seleção Brasileira de FUTEBOL, e, do Regime Militar, para faturar em cima de uma das suas TELENOVELAS.

2ª – Na época, o Presidente do Brasil era o General Emílio Garrastazu Médici e estava em vigência o Ato Institucional nº 5, o famoso AI-5. Os diversos Atos Institucionais foram elaborados por advogados e/ou juristas. A maioria dos historiadores pouco sabe dos “redatores” dos diversos Atos Institucionais ou quase nunca procuraram saber deles. Eram civis a soldo do Regime Militar.

3ª – Também, na época, o próprio Presidente Médici era fumante de CIGARROS. Da mesma forma, o famoso canhotinha da Seleção Brasileira de FUTEBOL (Gérson), era fumante de CIGARROS e chegou a fazer propaganda de uma companhia de CIGARROS (Souza Cruz).

4ª – O próprio JOÃO SALDANHA (O João Sem Medo) que foi técnico da Seleção Brasileira de FUTEBOL na fase eliminatória, era outro inveterado fumante de CIGARROS.

5ª – Na época a maconha era proibida e era considerada coisa de malandro. Não me consta que o Presidente Médici, João Saldanha ou Gérson tenham sido alguma vez taxados de paranóicos.

6ª – Hoje existem as paranóicas Marchas da Maconha. Ninguém realiza as Marchas do TABAGISMO. Vários Bilionários (George Soros entre eles), baseado em estudos pseudocientíficos, financia o endeusamento da maconha e infernizam o TABACO. Chegaram ao ponto de afirmar que os CIGARROS contêm MAIS de 4.700 substâncias tóxicas, o que não deixa de ser uma DESLAVADA MENTIRA.

7ª – Na verdade nos CIGARROS existem apenas duas substâncias relevantes. A NICOTINA, que “pode” causar dependência química e o ALCATRÃO, que, “potencialmente” “pode” ser cancerígeno. O principal dano à saúde dos fumantes de CIGARROS é a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), mais conhecido como Enfisema Pulmonar.

8ª - Se o fumante de CIGARROS fumarem com moderação, e, principalmente, se fizer exercícios físicos que estimulem o funcionamento dos pulmões (aparelho respiratório), dificilmente eles terão DPOC. O resto é conversa mole para boi dormir, e conversa dura para enriquecer a Indústria Médica e encher os bolsos da Comunidade Médica.

9ª – O próprio FHC, o “príncipe dos sociólogos” o ateu e ex-maconheiro (ou ainda maconheiro – o problema é dele nos dois casos), amigo do Bilionário e Financista George Soros, é um dos defensores da Legalização da Maconha e de outras drogas muito mais nocivas a saúde dos brasileiros. A Constituição de 1988 sofreu uma emenda, feita por advogados e/ou juristas para que ele pudesse ter direito a ser candidato à reeleição. Quase todos os senadores e deputados receberam valores acima de R$ 200.000 para alterarem a Constituição.

10ª – Militares não redigem Atos Institucionais e nem Constituições. Militares entendem de Ordem e Progresso, conforme consta na nossa Bandeira Pátria, de Hierarquia, de Disciplina, de Trabalho, de Segurança Externa e Interna e de Armas e Armamentos. No entanto, isto não impede que entre os integrantes das Forças Armadas, existam bons engenheiros, bons médicos, bons enfermeiros e outras profissões de reconhecido valor. Esta é a regra. Existem naturalmente algumas exceções, como em qualquer atividade profissional.

11ª – É bom JAIR se acostumando. BRASIL acima de TUDO. DEUS acima de TODOS.

MYRIAN PÉRSIA – Nasceu em Petrópolis – RJ em 10 de julho de 1935 – (83 anos) é uma atriz do teatro e da televisão brasileira. Na telenovela “Irmãos Coragem” fez o papel de PAULA uma espécie de MARIA CHUTEIRA.

CLÁUDIO JOSEP MARZO - Conhecido pelo nome artístico de Cláudio Marzo nasceu em São Paulo – SP no dia 26 de setembro de 1940, e faleceu no Rio de Janeiro – RJ em 22 de março de 2015 aos 74 anos de idade. Foi um ator brasileiro. Na telenovela “Irmãos Coragem” interpretou o JOGADOR de FUTEBOL Duda Coragem.

JANETE CLAIR – Nome artístico de Jenete Stocco Emmer Dias Gomes nasceu em Conquista – MG no dia 25 de abril de 1925 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 16 de novembro de 1983, aos 58 anos, vítima de um câncer no intestino. Foi uma célebre escritora e autora de folhetins para rádio e televisão. Foi autora da telenovela “Irmãos Coragem” e foi casada com o escritor DAS GOMES. Dizem que era Ateu e ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

JOÃO SALDANHA – Com o nome completo de João Alves Jobim Saldanha, nasceu em Alegrete – RS no dia 03 de julho de 1917 e faleceu em Roma, no dia 12 de julho de 1990 aos 73 anos de idade. Foi um militante político, jornalista, escritor e treinador de FUTEBOL brasileiro. Sempre foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) também conhecido como Partidão.

REGINA DUARTE – Regina Blois Duarte nasceu em Franca – SP no dia 5 de fevereiro de 1947 (71 anos). Participou da telenovela “Irmãos Coragem” no papel de DOCE RITINHA. Durante muito tempo ficou conhecida como “A Namoradinha do Brasil”. Recentemente esteve na residência do Presidenciável Jair Messias Bolsonaro (outubro de 2018) apoiando a sua candidatura e convenceu o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner a gravar uma declaração de apoio ao Presidenciável. O que foi feito.

“Foto: - Em 1995, numa regravação de “Irmãos Coragem” RITA GUEDES interpretou a personagem PAULA, que queria se envolver com um JOGADOR de FUTEBOL. (Foto: Divulgação/TV Globo)”.

IRMÃOS CORAGEM (Globo, 1995): - No remake (regravação) da novela, PAULA foi interpretada por RITA GUEDES. Abusando de artimanhas e sensualidade, a personagem tentava conquistar o JOGADOR de FUTEBOL Duda, vivido por MARCOS WINTER. Ela, que era capaz de armações para fisgar o rapaz, não teve um final feliz ao lado dele, que se rendeu ao amor de RITINHA (GABRIELA DUARTE). Nos dias de hoje, PAULA se encaixaria no posto de PERIGUETE. Irmãos Coragem foi a terceira novela da atriz, na época com 23 anos.

RITA GUEDES – Rita de Cássia de Sousa Guedes nasceu em Catanduva – SP, no dia 2 de janeiro de 1972 é uma atriz brasileira (46 anos). Em 1995, na regravação da telenovela “Irmãos Coragem” interpretou o papel de PAULA a “MARIA CHUTEIRA”.

No ano anterior (em abril de 1994) posou seminua para a revista Sexy. Em março de 2006 Rita Guedes posou nua para a revista Playboy.

MARCOS WINTER – Marcos César Simarelli Winter nasceu em São Paulo – SP no dia 31 de agosto de 1966 (52 anos) é um ator brasileiro. Em 1995, na regravação da telenovela “Irmãos Coragem” atuou como o JOGADOR de FUTEBOL Eduardo Coragem ou Duda Coragem.

O ator está em cartaz desde abril de 2010 com a peça de teatro “Monólogos de Marijuana”, que aborda o assunto da Descriminalização da MACONHA, dirigido por Emílio Gallo.

GABRIELA DUARTE – Gabriela Duarte Franco nasceu em Campinas – SP no dia 15 de abril de 1974 (44 anos) é um atriz brasileira e é filha de REGINA DUARTE. Na regravação da telenovela “Irmãos Coragem”, em 1995, fez o papel de RITINHA.

“Foto: - Em 1999, DEBORAH SECCO participou da novela “Suave Veneno”. “Doida para subir na vida, MARINA (DEBORAH SECCO) era apaixonada por RENILDO (RODRIGO FARO), filho do porteiro de seu prédio, que se tornara craque do MENGÃO (Foto: Reprodução)”.

“SUAVE VENENO” (Globo, 1999): - DEBORAH SECCO foi a MARIA CHUTEIRA MARINA na novela. Com forte apelo sensual, a personagem fazia de tudo para conquistar um marido rico. Ela era apaixonada por RENILDO (RODRIGO FARO), filho do porteiro CLÓVIS (ELIAS ANDREATO), mas rejeita o amor, já que quer subir na vida e não o considera um bom partido. No entanto, RENILDO vira JOGADOR de FUTEBOL do FLAMENGO. Isso acaba sendo o suficiente para MARINA voltar a correr atrás dele.

Com 20 anos na época em que atuou em “SUAVE VENENO”, a personagem se tornou o divisor de águas para DEBORAH SECCO, antes escalada para papéis de adolescente ou mocinha.

A repercussão do personagem foi tanta que a atriz acabou sendo convidada para POSAR NUA pela primeira vez para a Revista Masculina PLAYBOY. Ela foi a estrela do 24º aniversário da publicação, em agosto de 1999.

DEBORAH SECCO – Deborah Fialho Secco Moura nasceu no Rio de Janeiro – RJ no dia 26 de novembro de 1979 (38 anos) é uma atriz brasileira. Em 1999 participou da telenovela “SUAVE VENENO” atuando no papel de uma MARIA CHUTEIRA de nome MARINA.

Em agosto de 1999 posou pela primeira vez para a revista PLAYBOY. Em agosto de 2002, posou de novo para a revista PLAYBOY. Em 2002 posou nua para a RG VOGUE.

Esteve envolvida em escândalos de Improbidade Administrativa fazendo propagandas dos Governos de Anthony e Rosinha Garotinho. Deborah Secco e sua família tiveram todos os bens bloqueados por decisão da Justiça.

Em 2011 estrelou o FILME de uma ex-prostituta “Bruna Surfistinha”.

Nos meados dos anos 90, ainda bem jovem, foi namorada do ator DANIEL DEL SARTO.

Depois de uns meses ficou noiva do ex-paquito MARCELO FAUSTINI.

Em 1997 conheceu o diretor ROGÉRIO GOMES com quem se casou. Divorciaram em 2001.

Após o divórcio começou a namorar MAURÍCIO MATTAR. O romance durou apenas 11 meses.

Começou a namorar DADO DOLABELLA em 2002, moraram juntos e casaram-se. O casamento acabou em apenas 10 meses.

Em 2003 envolveu-se com MARCELO FARIA com quem ficou até 2004.

Separou-se dele e começou a ficar com ERIK MARMO.

De 2004 a 2006 foi namorada do vocalista MARCELO FALCÃO. Fez uma tatuagem do cantor no pé. Depois apagou a tatuagem. Tudo acabado.

Em 2007 começou a namorar o jogador de FUTEBOL ROGER FLORES. Os dois casaram-se no dia 6 de julho de 2009 em ITAIPAVA, região serrana do Rio de Janeiro. Separaram-se em abril de 2013.

Em 2015 casa-se com o modelo baiano HUGO MOURA. Em 4 de dezembro de 2015 nasceu MARIA FLOR, fruto do seu 3º casamento. Ou seria o 4º?

Em uma recente “LIVE” o artista pornô e agora eleito Deputado Federal pelo PSL em São Paulo, ALEXANDRE FROTA detona a artista pornô Deborah Secco por ter participado da #EleNão, dizendo que o Presidenciável Jair Bolsonaro não tinha moral e que os nossos filhos deveriam se afastar dele.

ALEXANDRE FROTA, que já trabalhou na Rede Globo de Televisão detona os camarins e os espelhos da Rede Bola de Televisão e detona a Deborah Secco em sua virgindade e em sua pureza de atriz. Segundo Alexandre Frota nem ele e nem ela têm moral para falar mal de Bolsonaro.

Segundo Alexandre Frota, Deborah Secco chegou a ficar hospedada na casa de Frota uma temporada. Fazendo tricô por acaso? Ou os dois ficaram chupando picolé e sorvete da marca pornô? Problema dos dois!

Segundo Alexandre Frota, a “Santa” atriz, em uma entrevista também recente, teria revelado que já traiu todos os seus namorados e todos os seus maridos. “Chuta” Maria Chuteira!

RODRIGO FARO – Rodrigo Alcazar Faro nasceu em São Paulo – SP no dia 20 de outubro de 1973 (45 anos). É um apresentador, ator, e, anteriormente, cantor brasileiro. Em 1999 interpretou o JOGADOR de FUTEBOL RENILDO na telenovela “Suave Veneno”.

ELIAS ANDREATO – Elias Vicente Andreato nasceu no dia 8 de março de 1955 (63 anos) em Rolândia – PR, é um ator de cinema, teatro e televisão e diretor de teatral brasileiro. Em 1999 participou da telenovela “SUAVE VENENO”, como o PORTEIRO CLÓVIS e PAI do JOGADOR de FUTEBOL RENILDO (RODRIGO FARO).

Quando a Rede Globo transmitiu a telenovela Irmãos Coragem (em 1970), Eliza Samúdio ainda não havia nascido. O remake (regravação) de Irmãos Coragem aconteceu em 1995. Na época Eliza Samúdio tinha apenas 10 anos de idade. Provavelmente ela também não assistiu ao remake da novela.

No entanto, a telenovela “Suave Veneno”, na qual se destaca a jovem PERIGUETE Débora Secco, transmitida pela Rede Globo de Televisão de 18 de janeiro a 17 de setembro de 1999, Eliza Samúdio já era uma adolescente com 14 anos de idade. Enquanto Eliza Samúdio tinha 14 anos, Débora Secco tinha 20 anos. Era bonita e bastante jovem.

O comportamento da ambiciosa PERIGUETE Débora Secco que queria casar com um homem rico de qualquer maneira. Ela termina por se envolver com famoso e rico JOGADOR de FUTEBOL. Teria Eliza Samúdio, bastante jovem, misturado a ficção com a realidade? Fica aqui o ponto de interrogação.

O comportamento da atriz Débora Secco na vida real parece ter imitado a ficção, segundo declarações do ex-ator pornô e atual deputado eleito Alexandre Frota.

SUAVE VENENO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Suave Veneno é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 18 de janeiro a 17 de setembro de 1999, na faixa das 21 horas, substituindo Torre de Babel e sendo substituída por Terra Nostra, totalizando 209 capítulos.

Foi a 57ª "novela das oito" exibida pela emissora.

Escrita por Aguinaldo Silva com colaboração de Ângela Carneiro, Maria Helena Nascimento, Filipe Miguez, Fernando Rebello e Marília Garcia.

Teve direção de Marcos Schechtman, Alexandre Avancini e Moacyr Góes com direção geral de Ricardo Waddington e Marcos Schechtman e direção de núcleo de Ricardo Waddington e Daniel Filho.

Contou com José Wilker, Glória Pires, Irene Ravache, Letícia Spiller, Patrícia França, Ângelo Antônio, Luana Piovani, Tarcísio Filho, Vanessa Lóes, Nívea Maria, Betty Faria e Rodrigo Santoro nos papéis principais.

SINOPSE.

TRAMA PRINCIPAL.

O empresário Waldomiro Cerqueira atropelou a jovem Inês, que, após o acidente, perdeu a memória.

Waldomiro, em dívida com a moça sozinha e sem passado, leva-a para morar em sua casa até que a situação dela se restabeleça.

A família a recebe friamente e com desconfiança: - A mulher, Eleonor, e as três filhas, Maria Regina, Maria Antônia e Márcia Eduarda.

E o que todos temiam acaba acontecendo: - O envolvimento entre Waldomiro e Inês, provocando a separação dele e de Eleonor e a fúria de Maria Regina, que vê Inês como uma intrusa e uma ameaça à fortuna da família.

Maria Regina bate de frente com o pai, numa luta acirrada pelo poder na Marmoreal, empresa criada e presidida por Waldomiro.

Mas o amor por Inês custaria muito caro a Waldomiro.

Tudo fazia parte de um plano de vingança arquitetado pela advogada Clarice Ribeiro, a filha bastarda que Waldomiro desconhecia.

Inês desaparece, e com ela valiosos diamantes.

Por conta disso, Waldomiro perde a presidência da empresa para sua filha Maria Regina.

É quando ocorrem dois fatos que dão uma reviravolta na história: - Clarice, de posse dos diamantes do pai, é assassinada misteriosamente. E Waldomiro encontra Inês completamente diferente na pele de outra pessoa - Lavínia.

Ao reencontrar Lavínia, Waldomiro passa a viver em função desse amor e julga ser essa misteriosa mulher a mesma Inês que apareceu como morta, meses antes.

Lavínia tenta fugir várias vezes de Waldomiro sempre afirmando que não é a Inês que ele conheceu.

Os próprios telespectadores só vão ter a certeza que Lavínia é mesmo Inês no dia que ela sai de casa e vai procurar Clarice para pedir ajuda com Waldomiro.

Lavínia mora em um bairro simples do Rio de Janeiro apenas na companhia de seu sobrinho Júnior que ela ajuda a criar.

O personagem de Júnior era interpretado pelo recente ator Vinícius de Oliveira, que despontava na época com o grande sucesso do cinema nacional, Central do Brasil.

Júnior era filho de Adelmo, o irmão complicado de Lavínia.

MARIA REGINA e ADELMO.

Um dos temas principais da trama foi o amor platônico que Maria Regina nutria por Adelmo.

Adelmo perdera a mulher em um acidente. Logo depois foi preso por assassinato, o qual afirma que não cometeu.

No entanto, a vida de Adelmo começa a mudar quando ele conhece a possessiva Maria Regina, filha de Waldomiro.

Maria Regina era uma mulher arrogante e ambiciosa.

Era casada com Álvaro Figueira e tinha dois filhos, mas adorava humilhar o marido na frente dos outros e repudiar a própria vida que levava.

Adelmo e Regina acabam se conhecendo quando ela o atropela. A partir desse ponto eles começam a viver uma tórrida relação.

Ela, primeiramente, queria um amante para se vingar da infidelidade de Figueira, porém, em pouco tempo acaba por se apaixonar pelo motorista, para quem faz diversas declarações de amor, até mesmo se humilhando em algumas ocasiões.

Além do emprego de motorista, Regina acaba por levar Adelmo e o filho para o condomínio onde ela e a família moravam.

Também ajudou a tirar Adelmo da cadeia quanto ele foi acusado da morte de Clarice.

Matriculou o filho de Adelmo em uma das mais caras escolas do Rio de Janeiro. Levou o amante e o filho para um final de semana em Angra dos Reis.

Além de, no final da trama, oferecer os diamantes do pai caso eles fossem encontrados, para que os dois fugissem juntos.

TRAMAS PARALELAS.

Enquanto Waldomiro tenta descobrir a verdade sobre Inês e Lavínia, sua ex-mulher Eleonor sofre com a separação e sonha ainda com uma futura volta do seu casamento até conhecer um jovem e deprimido pintor capixaba chamado Eliseu, natural de Linhares.

Os dois se conhecem exatamente no momento em que ele tenta, desesperado, se jogar de uma passarela bastante movimentada na cidade.

Por muito pouco Eliseu não realiza seu desejo. Eleonor chega e o impede.

A partir daí ela passa a incentivar Eliseu nas suas pinturas, aluga um apartamento para ele e o ajuda com todo o material que ele precisa para desenvolver seu trabalho.

Surge então um leve envolvimento entre os dois, mas quem ficaria com ele mesmo seria Márcia Eduarda, a filha mais nova de Eleonor.

Mas a história dos dois não foi tão gloriosa assim. Eliseu acabou se envolvendo em falsificação de quadros e terminou preso.

No entanto, Márcia Eduarda prometeu esperá-lo sair da cadeia e cumpriu sua promessa no último capítulo.

Enquanto isso, no outro lado da cidade, vivia a orgulhosa MARINA, que SONHAVA em CASAR COM UM HOMEM RICO e fugir da vida simples que levava com sua família, sem ao menos dar atenção aos apelos insistentes de namoro do HUMILDE RENILDO.

Mas as coisas mudariam quando RENILDO passasse a ser um FAMOSO JOGADOR de FUTEBOL.

MARINA, que sempre o ESNOBOU, muda totalmente sua atitude e passa a NAMORÁ-LO.

Só que a vida resolve lhe pregar uma peça. RENILDO descobre um TUMOR no CÉREBRO, o que o impede de continuar JOGANDO FUTEBOL.

E nem as mandingas do guru da vizinhança, Uálber, salvariam os dois.

No mesmo bairro de MARINA e RENILDO, vivia a fogosa Carlota Valdez, uma mulher que aparentava ser uma simpática vizinha pelas manhãs e, à noite, quando usava um determinado perfume, saía de casa misteriosamente com uma capa escura, despertando a curiosidade dos vizinhos e principalmente de Seu Gato, Dono de um BAR.

Em suas saídas misteriosas, Carlota ia se encontrar com Álvaro Figueira, o marido de Maria Regina, em um apartamento secreto dele.

A BUSCA pelos DIAMANTES.

Depois que Clarice consegue roubar de Waldomiro os diamantes que ele acumulou ao longo da vida, vários personagens têm como objetivo tomar posse dessa fortuna.

Os diamantes foram escondidos em uma imagem de uma santa, na casa onde Clarice morava com a tia, embora em parte da trama todos pensassem que eles tinham sido colocados no caixão junto com Clarice no dia do seu enterro.

MUDANÇAS na TRAMA.

Por volta da metade da obra, algumas mudanças ocorreram, como por exemplo a entrada de novos personagens, como o marchand Marcelo Barone, que tinha um pacto com o diabo e se envolveu com Eleonor.

Outro personagem adicionado à trama foi o de Gilvânia, que iria se envolver com Eliseu.

A morte de Clarice no meio da telenovela igualmente foi uma mudança feita pelo autor, já que a intenção inicial era de que a personagem assumisse seu lugar na Marmoreal competindo com Maria Regina.

Em princípio Adelmo foi responsabilizado pela morte de Clarice, porém o público já sabia de sua inocência, por isso vários personagens tornaram-se suspeitos, até que Augusto Ivan, em uma gravação, assumiu sua autoria no crime, depois desse morrer atropelado.

FINAL.

Os diamantes são finalmente encontrados por Adelmo, Lavínia e Uálber na casa onde morava Clarice.

Porém, Maria Regina descobre e os guarda no lado de fora da casa. Ela atira contra Lavínia, entretanto, Adelmo sai correndo de casa e pula na frente da irmã para salvá-la.

Maria Regina desesperada coloca Adelmo no carro, logo depois começa a ser perseguida pela polícia.

Na sequência final, com Adelmo já morto e Maria Regina desesperada, ela acaba por jogar o carro, com o seu amante e ela própria no interior do veículo, em um penhasco.

Aviso: - Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

PREMISSA.

A história é baseada em Rei Lear de William Shakespeare, onde na peça original, o Rei da Bretanha decide dividir o reino ente suas TRÊS FILHAS.

Na telenovela, o Imperador do Mármore, Waldomiro Cerqueira, também é pai de três filhas, que logo no primeiro capítulo decidem interpelar o pai sobre a divisão de poderes da Empresa Marmoreal.

Além da referência a Rei Lear, o autor fez em “Suave Veneno” alusão a outro personagem clássico.

Eleonor, interpretada por Irene Ravache, foi inspirada na Rainha Inglesa Leonor da Aquitânia, que foi vivida por Katherine Hepburn, no filme O Leão no Inverno, do diretor Anthony Harvey.

O autor também se baseou no clássico do cinema Vertigo de Alfred Hitchcock que por sua vez se baseou no romance policial "The Living and the Dead" da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac.

Depois de ser enganado por Inês e Clarice, Waldomiro acaba por encontrar Inês na rua.

Começa a segui-la até descobrir que ela têm outro nome. A partir desse ponto ele pede a Lavínia, seu verdadeiro nome, para se vestir e usar o cabelo do mesmo modo da "falecida" Inês.

Esse argumento é usado em Vertigo. Outro fato que o autor se baseou foi em um personagem do filme que não aparece na trama, apenas é citado, chamado de Carlota Valdes, é o nome dado ao personagem interpretado por Betty Faria na telenovela.

Aviso: - Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

PRODUÇÃO.

A equipe de produção optou por utilizar pouco os recursos de uma Cidade Cenográfica, preferindo realizar mais cenas externas, de acordo com as orientações da direção da novela.

A estratégia conferia maior realismo às cenas. A produção chegou a fazer uma PARCERIA com os MORADORES de uma RUA no BAIRRO de LARANJEIRAS, no Rio de Janeiro, onde muitas cenas da novela foram gravadas.

Por isso, “Suave Veneno” teve apenas uma fachada cenográfica.

Algumas das cenas iniciais da novela foram gravadas na cidade de Macaúbas, na Chapada Diamantina, interior da Bahia, na atividade de extração do Mármore Azul, uma das poucas Jazidas da Pedra Ornamental encontradas no Planeta.

ABERTURA.

Um líquido, representando hipoteticamente o "Suave Veneno", cai pelas Pedras de Mármore e vai aos poucos se espalhando.

Com o reflexo causado, uma imagem da boca de uma mulher é mostrada.

O "Suave Veneno" vai se espalhando cada vez mais, até que os olhos de um homem aparece na tela.

Logo após, um corpo nu feminino é apresentado refletido no líquido. No final, esse corpo junta-se ao título da telenovela.

PRINCIPAIS PERSONAGENS.

Waldomiro Cerqueira - Milionário, conhecido como o "Imperador do Mármore", nasceu em uma família pobre nordestina.

Devido a sua dedicação e talento tornou-se um dos homens mais ricos do país.

Casado com Eleonor, porém, os dois vivem em casas separadas há oito anos.

Maria Inês/Lavínia - Inês, conheceu Waldomiro quando este dirigia o seu próprio táxi, sofreram um acidente e ela acabou por perder a memória, porém era tudo uma grande armação.

Lavínia, o seu verdadeiro nome, é uma mulher de classe média baixa que cuida do sobrinho Júnior e é irmã de Adelmo, que estava preso.

Eleonor - Mulher nascida em uma família de classe alta, conhecida como a "Imperatriz do Mármore". Salva Eliseu da morte a quem passa a ajudar em sua carreira de pintor e por quem acaba por sentir uma atração.

Maria Regina - Filha mais velha de Waldomiro e Eleonor, é casada com Alvaro Figueira e mãe de dois filhos. Uma das diretoras da empresa "Marmoreal", vive armando situações para que consiga a presidência da empresa. Sua vida começa a se transformar quando conhece Adelmo.

Clarice Ribeiro - Advogada, ajuda a tirar Adelmo da cadeia, por quem se apaixona. É também advogada de Inês. Acaba por se transformar em inimiga de Maria Regina.

Adelmo - Preso por um crime que não cometeu, passa seis anos na cadeia, até Clarice ajudá-lo a sair da prisão. É pai de Adelmo Júnior.

Acaba por trabalhar na "Marmoreal" como motorista particular de Maria Regina.

Eliseu - Pintor de talento, porém sem oportunidades. Tenta se matar mas é salvo por Eleonor, que passa a ajudá-lo na carreira.

Acaba por se apaixonar por Márcia, uma das filhas de Eleonor.

Uálber Cañedo - Guru que mora com a mãe, supostamente viúva, e os primos em um apartamento de classe média-baixa.

Lê cartas e joga búzios para as pessoas do bairro onde mora e eventualmente presta os mesmos serviços para Eleonor.

Está sempre acompanhado de seu amigo Edilberto.

ELENCO.

Ator/Atriz Personagem

José Wilker

Waldomiro Cerqueira

Glória Pires

Lavínia de Alencar (Maria Inês Ferreira de Souza).

Irene Ravache

Eleonor Berganti de Cerqueira

Letícia Spiller

Maria Regina Berganti de Cerqueira e Figueira

Ângelo Antônio

Adelmo de Alencar

Patrícia França

Clarice Ribeiro

Tarcísio Filho

Augusto Ivan da Silva Coelho

Kadu Moliterno

Álvaro Figueira

Rodrigo Santoro

Eliseu Vieira

Luana Piovani

Márcia Eduarda Berganti de Cerqueira

Betty Faria

Carlota Valdez

Diogo Vilela

Uálber José da Silva Cañedo (Uálber Cañedo)

Nívea Maria

Emiliana Loureiro de Barros (Naná)

Nuno Leal Maia

Felisberto Morel (Gato)

Vanessa Lóes

Maria Antonia Berganti de Cerqueira Coelho

Deborah Secco

Marina da Silva Coelho

Sérgio Viotti

Alceste Berganti

Jorge Dória

Genival Cañedo

Eva Todor

Maria do Carmo da Silva Cañedo

Nelson Xavier

Fortunato Queiroz

Ana Rosa

Geni Queiroz (Geninha)

Fúlvio Stefanini

Marcelo Barone

Rodrigo Faro

Renildo Soares

Nívea Stelmann

Eliete Soares

Luiz Carlos Tourinho

Edilberto Ferreira

Totia Meirelles

Matilde

Heitor Martinez

Claudionor

Samara Felippo

Gilvânia

Matheus Rocha

Leonardo da Silva Coelho (Léo)

Daniela Faria

Adriana Queiroz

Cecília Dassi

Patrícia Elizabeth Cerqueira Figueira (Patty)

Vinícius de Oliveira

Adelmo de Alencar Júnior

Herval Silveira

Rafael Cerqueira Figueira (Rafa)

Ivan Cândido

Sandoval de Freitas

Ilva Niño

Maria José (Zezé)

Léa Garcia

Selma Ribeiro

Elias Andreato

Clóvis Soares

Tuca Andrada

Rubem Ásfora

Mariah da Penha

Lucilene Barbosa da Silva

Guilherme Corrêa

Heitor

Tácito Rocha - Dr. Faria

Luís Antônio Pillar - Dr. Cláudio Moreira

ELENCO de APOIO.

Ver artigo principal: - Elenco de apoio de “Suave Veneno”.

AUDIÊNCIA – Ver a Wikipédia.

REPERCUSSÃO.

PARÓDIAS.

“Suave Veneno” foi alvo de paródias no programa Casseta & Planeta Urgente sob os nomes de Suado Moreno e Suado e Fedendo, além do Jornal da Marmoreal.

No mesmo programa, ocorreu uma participação de Leticia Spiller como "Maria Regina" em 2001.

No segundo episódio da quarta temporada do sitcom Sai de Baixo em 1999, intitulado "Se a minha pizza falasse", o elenco acabou por fazer uma sátira à telenovela em uma homenagem a José Wilker.

REPRISE.

Foi reprisada pela TV Globo Internacional em 2007 com um total de 140 capítulos.

Teve 130 capítulos na versão exibida na televisão portuguesa.

ESPECIAIS.

Em 2009, o programa Video Show fez uma reportagem especial sobre os 10 anos do final da telenovela.

Foi apresentada em um resumo no Vídeo Show dentro do quadro Novelão entre 26 e 30 de novembro de 2012 em 5 capítulos, substituindo O Beijo do Vampiro e antecedendo América.

TRILHA SONORA.

Uma das maiores repercussões da novela foi a sua trilha sonora, principalmente a canção "Sozinho", composta por Peninha e interpretada por Caetano Veloso.

Essa canção ajudou o álbum "Prenda Minha" de Caetano Veloso a vender por volta de um milhão de cópias.

A canção foi laureada com o prêmio de melhor canção do ano no Troféu Imprensa realizado no ano 2000.

MARIA REGINA.

O destaque do personagem Maria Regina rendeu a atriz Letícia Spiller a participação em alguns comerciais, como o da escolha do nome da Intelig, da marca de chocolate M&M's e do óleo de amêndoas "Paixão".

O personagem também aparece em algumas listas das maiores vilãs da história da televisão brasileira.

MODA.

A novela e seus personagens também acabaram por influenciar o público por suas roupas e cortes de cabelo. O exemplo mais claro foi o do personagem "Maria Regina" com o seu corte de cabelo bem curto da cor preta.

OUTRAS INFORMAÇÕES.

Sete atores que participaram de “Suave Veneno” igualmente integraram o elenco de outra novela das oito da TV Globo, “O Dono do Mundo” de 1991, são eles: - Glória Pires, Ângelo Antônio, Kadu Moliterno, Ana Rosa, Tuca Andrada, Ricardo Pavão - delegado e fazendo parte do elenco de apoio em ambas as telenovelas - além de Ivan Cândido, em uma pequena aparição na telenovela de 1991.

O personagem de Fúlvio Stefanini foi ligeiramente inspirado no de Al Pacino do filme Advogado do Diabo lançado em 1997.

“Suave Veneno” já estava pronta antes de “A Indomada” - outra telenovela de Aguinaldo Silva de 1997 - ir ao ar.

Porém, o autor a modificou. Por exemplo, a história em sua quase totalidade girava em torno da disputa pelo poder da Empresa de Waldomiro Cerqueira, ou seja, a MARMORARIA. Mas o autor achava que faltava algo e resolveu acrescentar um certo mistério à trama.

O nome do folhetim, a princípio, seria “Curare”, por ideia do próprio autor, contudo, devido a afirmação de um numerologista que o nome não daria bom retorno e que uma Empresa de Cosméticos já tinha patenteado o nome e suas possíveis variações, o autor e emissora optaram por "Suave Veneno”.

"Curare" é um veneno indígena que mata rapidamente, e dificilmente tem cura.

Apesar do contrato de Aguinaldo Silva com a TV Globo indicar o contrário, que na época previa um descanso de 18 meses entre uma novela e outra, o autor foi convocado antes do tempo, fazendo com que o texto de “Suave Veneno” fosse escrito na correria.

“Suave Veneno” foi acusada de apresentar um número excessivo de cenas de sexo e personagens em trajes íntimos, porém o autor Aguinaldo Silva disse que tais cenas eram pedidos do público, tanto feminino quanto masculino.

Ele também afirmou que deixou de atender certos pedidos como a nudez de Luana Piovani e Letícia Spiller.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA.

“Suave Veneno” recebeu uma classificação indicativa de programa inadequado para menores de 14 anos em dezembro de 1998 pelo Ministério da Justiça, portanto não podendo ir ao ar antes das 21:00 horas.

Observação do escriba: - Não tenho certeza. Mas parece que ela foi exibida no horário “nobre” das 08:00 horas.

PRÊMIOS e INDICAÇÕES - Ver a Wikipédia.

EXIBIÇÃO INTERNACIONAL.

A seguir uma lista com alguns países que exibiram a telenovela.

Argentina (Canal 9)

Cabo Verde

Estados Unidos (Telemundo)

Estónia

Letônia

Polónia

República Dominicana

Rússia

Venezuela

Paraguai (SNT)

Peru (ATV)

Portugal

Outros países do continente americano, além de Oceania e África, em 2007, através da TV Globo Internacional.

TRILHA SONORA – Ver a Wikipédia.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 39 referências.

CATEGORIAS:

“Suave Veneno”.

Telenovelas ambientadas na cidade do Rio de Janeiro.

Vale a Pena Ver de Novo (Globo Internacional).

Programas de televisão do Brasil que estrearam em 1999.

Programas de televisão do Brasil encerrados em 1999.

1999 - a televisão no Brasil.

Telenovelas em português.

Telenovelas da Rede Globo da década de 1990.

Esta página foi editada pela última vez às 21h44min de 06 de julho de 2018.

Observações do escriba:

1ª - Comecei a escrever o presente artigo no dia de ontem, considerado pela Igreja Católica Apostólica Romana como o “Dia de Todos os Santos”. Termino hoje no feriado do “Dia dos Finados” segundo a Liturgia da Igreja Católica.

2ª – No Cemitério São Francisco Xavier – RJ, encontra-se a sepultura da Vereadora do PSOL (portanto uma política), Marielle Franco, assassinada brutalmente e covardemente. Seus familiares, seus amigos, seus admiradores e seus correligionários poderão levar faixas e até gritar: - MARIELLE FRANCO – SEMPRE PRESENTE!...

3ª – Já na residência do filho de ELIZA SAMÚDIO... Um cartaz solitário nas pequeninas mãos de BRUNINHO SAMÚDIO: - ELIZA SAMÚDIO – AINDA AUSENTE!...

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, sexta-feira, 02 de novembro de 2018.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras Fontes.