A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria o 'ADVOGADO dos CINCO CRIMES'"? - (14ª parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria ‘O ADVOGADO dos CINCO CRIMES’”? - (14ª parte).

A Rede “Boba” de Televisão, as Novelas, o Futebol, as “Marias Chuteiras” e o Caso do Assassinato Cruel de Eliza Samúdio (4º ato).

O CASO do então GOLEIRO BRUNO – (civil) - (FLAMENGO) como ficou mais conhecido, ou o caso do assassinato torturante e o desaparecimento de ELIZA SAMÚDIO (civil), (ex-amante do goleiro) como ficou menos conhecido, começou a tomar dimensões crescentes na mídia, a partir de junho de 2010.

Amigas e amigos, conhecidas e conhecidos de ELIZA (civil), começaram a desconfiar que algo de estranho houvesse acontecido com a jovem modelo. Todos eles sabiam que ELIZA (civil) tinha tido um caso amoroso com o GOLEIRO BRUNO (civil) e que ela tinha tido um filho como o FAMOSO JOGADOR. O fato é que ELIZA (civil) tinha desaparecido misteriosamente do seu convívio habitual.

Jornais, revistas, emissoras de rádio e emissoras de televisão (as redes sociais ainda eram “relativamente” pouco usadas na época), começaram a martelar sobre o assunto, dia e noite e noite e dia.

Com o andamento das investigações policiais (civis e militares), aos poucos foram sendo descobertas os verdadeiros acontecimentos e os verdadeiros autores de um MONSTRUOSO CRIME. O caso vinha tomando proporções de um escândalo nacional e até internacional, em parte abafado por outros fatos a seguir relatados.

Na época do ASSASSINATO CRUEL da modelo brasileira, a ÁFRICA do SUL sediava a 19ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol, (Copa FIFAGATE de 2010), que aconteceu entre os dias 11 de JUNHO de 2010 e 11 de JULHO de 2010. A campeã do torneio terminou sendo a ESPANHA.

As chamadas Organizações Globo, através da Rede Globo de Televisão praticamente mandavam e desmandavam nas transmissões da Copa do Mundo de Futebol, diretamente da ÁFRICA do SUL.

O BRASIL, na época, era desgovernado pela “PRESIDENTA” – (1º mandato) - Dilma Rousseff (civil e guerrilheira) uma “ilustre” PETRALHA. Era a 1ª vez que uma mulher era eleita Presidente do BRASIL.

Em anos anteriores, o então Presidente Molusco (civil) e PETRALHA já haviam realizado negócios e negociatas com o Presidente da FIFAGATE Joseph Blatter (civil), no sentido de que a Copa do Mundo de 2014 (a 20ª edição) teria como país sede o BRASIL.

Da mesma maneira que o escriba (civil) entende hoje que a Copa do Mundo de Futebol não passa de um passageiro CIRCO internacional, a “Rede Bola de Televisão” entende ainda mais do que eu do assunto (CIRCO).

Concluída a Copa do Mundo em 11 de JULHO de 2010 e sem “levantar a taça” pela atuação medíocre do Selecionado Brasileiro de Futebol, o CASO BRUNO (civil) e o assassinato monstruoso de ELIZA SAMÚDIO (civil), como era de se esperar, voltaria às páginas policiais com força total.

Algo deveria ser feito pela “Vênus Platinada” para atenuar o impacto negativo sobre os telespectadores brasileiros, portanto sobre a sociedade brasileira, e, o que mais interessa à Emissora Comercial Global, diminuir o impacto sobre a sua audiência (e seus formidáveis lucros).

Pelo menos a parte mais vulnerável dos telespectadores da emissora global deveria ser “anestesiada”. Quem? Os telespectadores mais JOVENS.

O núcleo “intelectual” da Rede Globo decide lançar mais uma edição da “novela” MALHAÇÃO, cujo “bolo-enredo” envolve um GOLEIRO de FUTEBOL (civil) e mais algumas MARIAS CHUTEIRAS (civis). E o que vem a ser a “novela” malhação?

Malhação é uma série de televisão brasileira do estilo soap opera, voltada para o PÚBLICO ADOLESCENTE. Produzida e exibida pela Rede Globo desde 24 de abril de 1995, foi criada por Andréa Maltarolli (civil) e Emanuel Jacobina (civil) e têm, até o presente momento, 26 temporadas, um spin-off e diversas web-séries.

Primeiro episódio: - 24 de abril de 1995.

Emissora original: - Rede Globo.

Número de temporadas: - 26.

Autores: - Emanuel Jacobina, Patrícia Moretzsohn, Andréa Maltarolli, Alessandra Poggi, Cláudio Lisboa, Charles Peixoto. (devem ser todos civis).

Gêneros: - Comédia, Romance, Drama, Filme de Família, Soap opera.

Quando eu tiver tempo (eu falei tempo) irei estudar as biografias dos autores acima mencionados (e, da mesma forma os autores da telenovela “SUAVE VENENO”). Os ATORES e as ATRIZES decoram o texto e repetem aquilo que os AUTORES escrevem.

Na maioria dos casos os participantes de MALHAÇÃO são ADOLESCENTES. De um lado muitos ADOLESCENTES atuando e do outro lado muitos telespectadores ADOLESCENTES assistindo. No entanto os AUTORES não devem ser ADOLESCENTES. Devem ser adultos. Enfim ainda não sei.

No entanto e, portanto, na vida real, o escandaloso CASO BRUNO FERNANDES (civil) x ELIZA SAMÚDIO (civil) estourou em junho de 2010, durante a Copa do Mundo de Futebol da ÁFRICA do SUL (19ª edição do Mundial de Futebol).

Mais uma vez, de maneira precária tive de assistir a alguns capítulos de MALHAÇÃO, - no caso a temporada de número 18 -, na tela do computador.

Na televisão, e, por conseguinte na ficção, e, não por acaso, a temporada de número 18 teve início em agosto de 2010 e terminou em agosto de 2011 (foram 265 capítulos). Na temporada de número 18 existem romances, fatos cômicos, dramas, mas deseduca as famílias brasileiras, e, portanto deseduca a sociedade brasileira. No final, como veremos adiante, chega a afrontar a combalida IGREJA CATÓLICA.

De maneira subliminar é introduzida a história de um ator que interpreta um GOLEIRO de FUTEBOL (civil), que joga num time fictício. Na ficção o GOLEIRO de FUTEBOL (civil) é moreno, jovem, ingênuo, infantil, cômico, brincalhão, gosta de dançar, enfim incapaz de cometer qualquer maldade. É o ator MARCELLO MELO JÚNIOR (civil) que faz o papel do GOLEIRO MAICON (civil). E, o jogador MAICON (civil) se envolve com várias MARIAS CHUTEIRAS (civis), com destaque para a atriz JÚLIA ORISTANIO (civil) que interpreta o papel de JOSIANE (civil), que trabalha como garçonete em um bar, e para a atriz MARIA PINNA (civil), a “patricinha” BABI (civil), uma estudante de um colégio particular no qual o GOLEIRO MAICON (civil) também estuda.

Abaixo irei transcrever “parte” do que eu encontrei na INTERNET sobre a referida temporada de “MALHAÇÃO”. Depois voltarei a fazer alguns comentários.

2010 - JÚLIA ORISTANIO (civil) foi a Maria Chuteira Josi na temporada de 2010 de 'Malhação'. Ela dava em cima do GOLEIRO Maicon (MARCELLO MELO JR. - civil). (Foto: Divulgação/TV Globo).

MALHAÇÃO (Globo, 2010): - JÚLIA ORISTANIO (civil), filha do ator GIUSEPPE ORISTANIO (civil), fez sua estreia na TV como a Maria-Chuteira Josiane. A personagem chegou a “fisgar” o GOLEIRO Maicon (MARCELLO MELO JR. – (civil) durante a temporada de 2010. O atleta, no entanto, não queria saber dela. Ele era apaixonado pela “patricinha” Babi (MARIA PINNA - civil).

JÚLIA ORISTANIO (civil) – 18 de agosto de 2010 - 07h00min - Canal Zap - Nova aposta da Rede Globo, atriz JÚLIA ORISTANIO (civil) será 'Maria Chuteira' em "Malhação".

“SOBRE A NOVA TEMPORADA DE "MALHAÇÃO".

Já que o esporte escolhido para a próxima temporada de "Malhação" foi o FUTEBOL, a figura da popular "Maria Chuteira" também estará presente na novela teen.

JÚLIA ORISTANIO (civil), filha do ator GIUSEPPE ORISTANIO (civil), interpretará a deslumbrada Josiane, uma menina pobre que sonha em se casar com um JOGADOR de FUTEBOL.

A primeira vítima de Josiane será Maicon, personagem de MARCELLO MELO (civil).

Ele é GOLEIRO e o JOGADOR mais FAMOSO da turma.

A garçonete o reconhece no bar onde trabalha e começa a se insinuar para o atleta.

"Ela é meio doidinha e adora usar roupas curtíssimas. Mas, pelo menos por enquanto, ela só será 'chutada' pelo MAICON", adianta JÚLIA, que faz sua estréia como atriz.

"A minha única experiência na atuação foram dois meses de curso de teatro. Resolvi seguir essa carreira este ano e tudo aconteceu muito rápido", explica.

GIUSEPPE ORISTANIO (civil) – Nasceu em São Paulo – SP no dia 15 de outubro de 1958 (60 anos). É um ator brasileiro. É o pai de Júlia Oristanio (civil).

MARCELLO SANTOS MELO JR. (civil) – Marcello Santos Melo Júnior nasceu no dia 19 de novembro de 1986 (31 anos), em Nova Iguaçu – RJ, na Baixada Fluminense e foi criado no Morro do Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro. É um ator, cantor, compositor, músico e modelo brasileiro. Marcello é filho do ator e cantor Marcello Melo (civil) e primo da também atriz e modelo Taís Araújo (civil). Ficou nacionalmente conhecido ao interpretar o JOGADOR MAICON na telenovela juvenil MALHAÇÃO (temporada 18), onde formou uma parceria de sucesso com MARIA PINNA (civil).

MARIA PINNA (civil) - Quem news - POR BEATRIZ BOURROUL (CIVIL). FOTOS: - ARQUIVO PESSOAL, DIVULGAÇÃO/TV GLOBO E AGNEWS - 06/07/2011 - 10h29min. Atualizado em: 20/12/2011 - 14h26min.

MARIA PINNA (civil): - A nova revelação de “Malhação”.

Intérprete da “patricinha” BABI (civil), ela comemora boa fase profissional e diz que sonha ser mãe no futuro.

“Foto: - MARIA PINNA (civil) é um dos grandes destaques da atual temporada de “Malhação”, em que interpreta a “patricinha” BABI (civil), jovem estudante que se apaixonou pelo JOGADOR de FUTEBOL MAICON (civil), vivido por MARCELLO MELO JR. – (civil). Na trama, o romance estilo gato-e-rato que agradou o público e ganhou destaque na história”.

“Foto: - Fazendo poses, durante a infância em ILHABELA”.

Filha do Escultor GILMAR PINNA (civil) e da Professora de Educação Física Rosângela (civil), MARIA PINNA (civil), de 22 anos, passou a investir na carreira de atriz aos 19 anos, quando trocou ILHABELA, cidade do litoral norte de São Paulo, pela capital paulista para fazer um curso de teatro na Escola de Atores Wolf Maya (civil).

PRIMEIROS PASSOS.

Quando criança, ela não fazia parte da turma de meninas que gostava de se apresentar e aparecer. O teatro foi uma alternativa para perder a timidez.

Por ter sido criada na praia, Maria sentiu falta do mar quando morou em São Paulo. “Os hábitos são muito diferentes. Eu, particularmente, não gostava muito de morar lá. Estranhei um pouco”, diz.

Antes de apostar na carreira de atriz, ela passou uma curta temporada em Londres, até decidir o que iria estudar. “Onde eu nasci não tinha faculdade. Teria que sair de lá de qualquer jeito”, conta MARIA PINNA (civil), que tem mais dois irmãos, o publicitário GILMAR JUNIOR (civil), de 30 anos, e o estudante de cinema BAEPI, de 21.

DIVISOR de ÁGUAS.

Quando estava no terceiro ano do curso de teatro, MARIA PINNA (civil) soube da oportunidade de fazer um teste para “Malhação”. Sozinha, viajou para o Rio de Janeiro e trocou a capital paulista pela fluminense para realizar o trabalho.

“Foto: - Com MARCELLO MELO JR. (civil), seu par romântico em "Malhação": romance gato-e-rato que ganhou destaque na temporada.

“Adoro morar no Rio de Janeiro. Aqui tem meu trabalho e a praia, que estou acostumada desde pequena. Moro em frente à praia, não tenho do que reclamar”, afirma satisfeita, com a mudança de endereço.

A intensa rotina de gravações fez com que ela voltasse poucas vezes para ILHABELA. Já para São Paulo, viajou mais vezes, por motivos profissionais.

Quando chegou à capital fluminense, chegou a dividir apartamento com a atriz DANIELA CARVALHO (civil), que interpreta CATARINA (civil), a mocinha da atual temporada de “Malhação”.

Desde janeiro, mora com a mãe em um apartamento no bairro da BARRA da TIJUCA, que se transferiu especialmente para ficar mais perto da filha.

“Foto: - Com o namorado, o ator BRUNO GISSONI (civil). Os dois se conheceram nos bastidores de ‘Malhação’".

Na trama, além de ter se envolvido com um JOGADOR de FUTEBOL, BABI (civil) acabou ENGRAVIDANDO DELE. Ela tenta desdenhar do rapaz, mas não consegue disfarçar a paixão.

GRAVIDEZ.

Quando começou a gravar cenas com a BARRIGA POSTIÇA de GESTAÇÃO, MARIA PINNA (civil) afirma ter ficado emotiva. “Chorei quando saí da cena, me emocionei. Não vou negar”, diz.

Para o futuro, ela pensa em formar uma família. “Acho que toda a mulher sonha em ser mãe. Claro que penso nisso, mas não para agora”, conta a atriz, que namora BRUNO GISSONI (civil), que interpreta o personagem PEDRO (civil) em “Malhação” desde o fim do ano passado. Os dois procuram adotar uma postura discreta e evitam expor o relacionamento.

Muitos comentários poderiam ser feitos sobre a tal “MALHAÇÃO”. Tentarei ser breve.

As filmagens ocorrem principalmente nos seguintes locais:

1º - No colégio particular “Primeira Opção” (repleto de adolescentes).

2º - Num apartamento de “luxo” na zona sul da cidade do Rio de Janeiro – {residência da médica Cláudia (civil) e dos filhos Catarina (civil), Fred (civil) e Duda (civil)}.

3º - Num hospital “municipal” aonde trabalha a Dra. Cláudia (civil) e outros médicos (que, de tão arrumado, aparenta ser um hospital particular).

4º - Uma casa de subúrbio aonde reside a dona-de-casa Lurdes (civil), o pedreiro Geraldo (civil) e os dois filhos Pedro (civil) - (DJ nas horas vagas e aluno estudioso) e Theo (civil) - (o filho caçula e que não gosta de estudar).

5º - Alguns locais aonde são realizadas festas de adolescentes, comandada principalmente pelo DJ Pedro (civil) com o apoio de Catarina (civil).

6º - O bar de Pintinho, conhecido por bar Boladão ou bar Botecão (não me recordo bem o nome). O nome do bar deveria ser bar NÃO FUME! Não Fume! Ou NÃO FUME! Memorizei mais o NÃO FUME que o próprio nome do bar. NÃO FUME! Não fume o quê?

De fato, no colégio ninguém fuma CIGARROS! Nem professores e nem alunos. No apartamento de “luxo” da Dra. Cláudia ninguém fuma CIGARROS! No hospital municipal ninguém fuma CIGARROS! Na casa suburbana ninguém aparece fumando CIGARROS! Na festa dos adolescentes ninguém fuma CIGARROS! E no bar de Pintinho ninguém fuma CIGARROS! Pelo menos eu não vi ninguém fumando CIGARROS nestes locais.

No entanto, após uma briga com Fausto (ex-marido da Dra. Cláudia) com a dona-de-casa Lurdes - casada com o pedreiro Geraldo -, Dona Lurdes tem uma Crise Hipertensiva e um início de Acidente Vascular Isquêmico ou um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Leve, na novela, erroneamente classificado por “Derrame” pelos médicos.

DERRAME CEREBRAL é sinônimo de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico ou AVC Hemorrágico. Geralmente há um histórico na vida do paciente de Hipertensão Arterial Alta e Prolongada, que, em algum momento e por diversos motivos poderá ocasionar a ruptura de uma Artéria Cerebral. Com a ruptura da Artéria Cerebral, o sangue que passa normalmente por uma determinada Artéria Cerebral é DERRAMADO no cérebro ou tecido cerebral, provocando seqüelas mais leves ou mais graves, a depender da intensidade da Hemorragia Cerebral. Inclusive do local afetado. Porém, o mais importante é a intensidade da Hemorragia Cerebral.

No caso do uso do TABACO, quer seja em forma de CIGARROS, CHARUTOS, CACHIMBOS ou outras formas, tanto a NICOTINA como o ALCATRÃO, tem ação prejudicial sobre o chamado aparelho circulatório (veias e artérias – inclusive nas coronárias que irrigam o coração) -, e nas artérias que irrigam o cérebro, porém, não na intensidade propagada pela classe médica e pelas grandes mídias.

A principal preocupação dos fumantes de CIGARROS e seus “parentes” deve ser a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), mais conhecida como ENFISEMA PULMONAR, cujos estudos científicos deixam ainda a desejar mais profundas pesquisas. E muito.

Na novela, no caso de Dona Lurdes, ela não tinha nenhuma doença e não usava nenhuma medicação, pois levava uma vida tranqüila. No entanto ela revela no hospital fazer uso de CIGARROS. É o bastante para os médicos “descobrirem” a causa do AVC Isquêmico. E aconselham repetidas vezes para ela parar de fumar. Ou seja, NÃO FUME! A mesma mensagem do bar de Pintinho: - NÃO FUME! Mensagem estas repetidas incontáveis vezes na novela MALHAÇÃO (através das câmeras televisivas).

A palavra de ordem da “Agenda Globalista” é DEMONIZAR o uso do TABACO (droga ainda lícita e muito tradicional) e ENDEUSAR dezenas de outras drogas ainda ilícitas, que, na verdade são mais caras e muito mais nocivas à saúde da população mundial. Os “Globalistas” não estão preocupados com a “Indústria da Saúde”. Eles estão interessados na lucrativa “Indústria das Doenças”.

No último capítulo da temporada de número 18 da novela MALHAÇÃO, o principal vilão do folhetim é Lúcio (civil), que, perante um delegado (civil), confessa que é usuário e traficante de DROGAS ILÍCITAS. O vilão confessa ao delegado que começou a usar drogas inicialmente para se divertir, e, depois, para conseguir uma boa grana.

Salvo engano de minha parte, durante toda a novela, não aparece ninguém fumando CIGARROS, não existem cenas de BEBEDEIRAS entre os adolescentes, nem “lances mais fortes” de SEXO entre os jovens, e nem uso de DROGAS ILÍCITAS.

Apenas a confissão do vilão Lúcio sobre o uso e o tráfico de DROGAS ILÍCITAS. Mas, o troca-troca de casais (a maioria adolescentes) ocorre.

Ainda no último capítulo ocorre o casamento da Dra. Cláudia com outro médico do Hospital. O casamento não é realizado por um padre como faz parte da tradição católica. O casamento é realizado por uma “Padra”, ou seja, por uma Mulher. A Igreja Católica e o Vaticano que se cuidem...

Devido à morte de Júlia (que é negra e estava grávida de Fred), por parte de menores de 18 anos (esta parte eu não consegui assistir), o colégio e principalmente os estudantes colocam em discussão o tema da “Redução da Maioridade Penal”, o que envolveria a atuação de uma determinada ONG (algo assim). A direção da escola, a Associação de Moradores do Bairro e os estudantes organizam uma passeata com o refrão: - “A paz é a solução, violência não!”. “A paz é a solução, violência não!

É recorrente o uso da expressão “suburbano” por parte de um grupo de estudantes da zona sul, (por inveja, por maldade ou por preconceito) referindo-se a Pedro e Theo (que moram num bairro afastado da zona sul), ao invés de usarem a expressão “favela”.

Da boca da atriz INEZ VIANA (civil) que interpreta o papel de Dona Zica (civil), a mãe do GOLEIRO MAICON (civil) – filho único – é comum o uso das expressões MARIAS CHUTEIRAS, Golpe da Barriga, Pensão Alimentícia, Processo de Paternidade, Exame de DNA, Periguete de Boate, melhor GOLEIRO do BRASIL, convocação para a Seleção Brasileira sub-20, jogar FUTEBOL num time da EUROPA, Copa de 2014 (propaganda antecipada da Vênus Platinada), - e, ela chega a usar uma vuvuzela (que foi muito usada na Copa de 2010 na ÁFRICA do SUL) -, enfim, expressões frequentemente usadas no mundo futebolístico, etc.

Na novela o GOLEIRO MAICON (civil) tem uma atuação hilariante e se mostra um bom filho e um bom rapaz. No final da novela ele engravida a “patricinha” BABI (civil) e se casa com ela. O final é feliz. Uma espécie de contraponto ao que aconteceu na vida real com o GOLEIRO BRUNO (civil) e ELIZA SAMÚDIO (civil), cujo final foi muito infeliz.

A temporada de número 18 de MALHAÇÃO se estendeu de 23 de agosto de 2010 até 26 de agosto de 2011. Portanto, teve início há aproximadamente oito (8) anos

Enquanto o bilionário financista GEORGE SOROS e outros aliados tentam infernizar a vida dos tradicionais TABAGISTAS (ainda uma DROGA LÍCITA), as diversas e perigosíssimas DROGAS ILÍCITAS começam a proliferar rapidamente e, em decorrência, aceleram a destruição de famílias e da juventude no mundo inteiro.

Uma prova disto foi o que aconteceu na VIDA REAL com um dos integrantes da própria “Vênus Platinada”, ou seja, um integrante da REDE GLOBO de TELEVISÃO. É o que contaremos logo a seguir.

O CASO TIM LOPES.

TIM LOPES.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento (civil), conhecido como TIM LOPES (civil) (Pelotas - RS, 18 de novembro de 1950 — Rio de Janeiro RJ, 02 de junho de 2002 – 51 anos), foi um repórter investigativo brasileiro, produtor da Rede Globo desde 1996.

Cursou Jornalismo na Faculdade Hélio Alonso (deve ser civil) - (FACHA), Rio de Janeiro.

Seu primeiro trabalho foi na revista Domingo Ilustrada, do jornalista Samuel Wainer (civil), como contínuo.

Quando começou a fazer reportagens na rua, passou a ser chamado de Tim Lopes.

Segundo amigos, o "nome artístico" teria sido dado pelo próprio Samuel Wainer, devido à semelhança do jornalista com o cantor Tim Maia (civil).

Uma de suas primeiras reportagens foi publicada na década de 1970, no jornal alternativo "O Repórter".

A matéria relatava as precárias condições de trabalho dos operários na construção do Metrô do Rio. Para produzi-la, Tim Lopes trabalhou como peão na própria obra.

Trabalhou também na sucursal do Rio de Janeiro da Folha de S.Paulo, nos jornais "O Dia", "Jornal do Brasil" e "O Globo" e na revista "Placar".

Na TV Globo, participou de uma série de reportagens do programa "Fantástico", que promoviam o encontro de FAMILIARES de VÍTIMAS com ASSASSINOS PRESOS.

Internou-se por dois meses em uma CLÍNICA para DEPENDENTES QUÍMICOS para uma reportagem sobre o assunto.

Em 2001, Lopes foi um dos ganhadores do Prêmio Esso. Era considerado pelos colegas de profissão como um dos mais corajosos e audaciosos repórteres investigativos em atividade.

Tim Lopes desapareceu em 02 de junho de 2002. Depoimentos de NARCOTRAFICANTES PRESOS indicam que ele teria sido sequestrado e morto entre as 22 e 24 horas daquele dia.

Sua morte somente foi confirmada a 05 de julho, após Exame de DNA dos FRAGMENTOS de OSSOS encontrados num CEMITÉRIO CLANDESTINO.

Era casado com a estilista Alessandra Wagner (civil) havia dez anos. Tinha um filho de 19 anos, Bruno (acho que era civil), nascido do seu primeiro casamento.

BIOGRAFIA.

PRÊMIOS.

Em 2001, recebeu o Prêmio Esso com a equipe da Rede Globo pela reportagem “A FEIRA das DROGAS”, em que denunciava, por meio de uma CÂMERA ESCONDIDA, a VENDA LIVRE de DROGAS no Complexo do Morro do Alemão.

Foi o primeiro prêmio Esso concedida na categoria televisão.

Recebeu ainda o 11º e o 12º Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Atualidades, pelas matérias: - “Tricolor de Coração” publicada na revista Placar de dezembro de 1985, e “Amizade sem Limite”, de maio de 1986.

Em fevereiro de 1994, recebeu um prêmio de melhor reportagem feita no jornal O Dia pela série “Funk: - Som, Alegria e Terror” - ironicamente, o mesmo tema de sua última grande reportagem na TV Globo.

MORTE ANUNCIADA.

A jornalista e ex-produtora do Jornal Nacional da TV Globo, Cristina Guimarães (civil), que dividiu o Prêmio Esso com Tim Lopes, produzia com ele as matérias de jornalismo investigativo do telejornal.

Ameaçada de morte, saiu da emissora sete meses antes do assassinato de Tim Lopes.

Segundo ela, a direção de jornalismo da Rede Globo foi informada sobre as ameaças que sofria POR PARTE dos TRAFICANTES, mas nada fez para protegê-la.

"Eu falei sobre os riscos que estávamos correndo sete meses antes de os traficantes do Alemão matarem o Tim Lopes. Eu implorei por atenção a estas ameaças e o que fez a TV Globo? Ignorou tudo. Sete meses depois, eles pegaram o Tim. Na ocasião do Prêmio Esso, antes de o Tim ser morto, eu liguei para ele e o alertei sobre os riscos de ter exposto seu rosto nos jornais. Na nossa profissão, é preciso ter muito cuidado para mostrar a cara. É muita INGENUIDADE achar que TRAFICANTE não ASSISTE TV e não LÊ jornal."

Posteriormente, a jornalista entrou com uma ação judicial contra a rede, reclamando da falta de segurança para os jornalistas da emissora.

Em razão das ameaças sofridas, Cristina Guimarães decidiu sair do Brasil.

Por volta das 17 horas do dia 02 de junho de 2002, domingo, Tim Lopes foi até a Favela Vila Cruzeiro, no Bairro do Complexo do Alemão, subúrbio do Rio de Janeiro, com uma microcâmera escondida numa pochete que levava na cintura, para gravar imagens de um baile funk promovido por TRAFICANTES de DROGAS.

Ele havia recebido uma denúncia dos moradores da favela de que no baile acontecia a EXPLORAÇÃO SEXUAL de ADOLESCENTES e a VENDA de DROGAS.

Iria verificar também a informação de que os TRAFICANTES construíram um parque infantil numa via de acesso à comunidade, para DIFICULTAR a AÇÃO da POLÍCIA, e que DESFILAVAM ARMADOS de FUZIS.

Os TRAFICANTES estranharam a presença de Tim Lopes no local. Há suspeita de que, uma vez descoberto, sua morte tenha sido decidida como VINGANÇA pela REPORTAGEM feita anteriormente, sobre A VENDA de DROGAS no MORRO, veiculada em agosto de 2001 pela TV Globo.

Depois dessa reportagem, vários TRAFICANTES foram PRESOS e o TRÁFICO da REGIÃO teve um PREJUÍZO em suas ATIVIDADES CRIMINOSAS por um longo tempo.

Outras hipóteses são de que Tim Lopes tenha sido confundida com um POLICIAL ou um INFORMANTE da POLÍCIA.

Segundo testemunhas, a morte de Tim Lopes foi definida pelo TRAFICANTE Elias Pereira da Silva (provavelmente civil), o Elias Maluco, um dos líderes do grupo criminoso COMANDO VERMELHO, que dominava o Complexo do Alemão.

As investigações indicam que participaram do crime outros nove TRAFICANTES de sua QUADRILHA. Antes da execução, os TRAFICANTES fizeram uma espécie de julgamento para decidir sobre a morte do jornalista.

Ele foi TORTURADO, antes de ser ASSASSINADO com uma KATANA.

Em seguida, o corpo teria sido ESQUARTEJADO e QUEIMADO (método conhecido como "MICRO-ONDAS", usado para OCULTAR o CADÁVER e o CRIME) no morro da Grota.

REPERCUSSÃO.

Embora fosse um jornalista destacado, Tim Lopes somente se tornou conhecido nacionalmente após sua morte, num crime que chocou o país, tendo a sua repercussão aumentada em grande parte pela influência da REDE GLOBO como FORMADORA de OPINIÃO.

Seu desaparecimento ocupou muitas edições do Jornal Nacional, o que aumentou a pressão sobre as AUTORIDADES pela captura de TODOS os CRIMINOSOS ENVOLVIDOS.

O jornal também passou a usar a expressão PODER PARALELO para definir os GRUPOS CRIMINOSOS existentes nas FAVELAS CARIOCAS.

Embora a resolução do caso fosse considerada pela sociedade em geral como uma prioridade, até pela afronta que representou à LIBERDADE de EXPRESSÃO, houve quem criticasse o fato de que não tenha havido o mesmo empenho da polícia no caso de outros crimes onde não houve a influência de ALGUMA ORGANIZAÇÃO INFLUENTE.

Caçados pela polícia, um a um, todos os criminosos foram PRESOS ou MORTOS, até que finalmente ELIAS MALUCO foi preso em setembro, no alto da favela, após uma megaoperação policial.

Tim Lopes foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi no carnaval do ano seguinte, com o enredo "Não calem minha voz", uma homenagem à IMPRENSA, onde um dos versos dizia "a verdade Tim-Tim por Tim-Tim", numa referência ao apelido do jornalista.

CONDENAÇÕES.

Entre os que participaram da morte de Tim Lopes, foram julgados e condenados em Júri Popular: - Elias Pereira da Silva, o "Elias Maluco", condenado a 28 anos e seis meses de reclusão; Cláudio Orlando do Nascimento, o "Ratinho"; Elizeu Felício de Souza, o "Zeu"; Reinaldo Amaral de Jesus, o "Cadê"; Fernando Sátyro da Silva, o "Frei"; e Claudino dos Santos Coelho, o "Xuxa", todos condenados a 23 anos e seis meses de prisão.

Ângelo Ferreira da Silva, o "Primo", foi condenado a 15 anos por ter tido uma participação menor no crime e ter colaborado com a polícia, mas, ao ser beneficiado com o regime semiaberto, teve direito à visita periódica aos familiares e ficou foragido de 07 de fevereiro a 26 de maio de 2010, quando foi recapturado pela polícia.

Outros partícipes, André da Cruz Barbosa, o "André Capeta"; Flávio Reginaldo dos Santos, o "Buda"; e Maurício de Lima Matias, o "Boizinho", foram mortos em confronto com a polícia.

O criminoso Zeu, beneficiado mais tarde pela progressão de regime, acabou fugindo da prisão em 2007, quando recebeu o benefício do regime semiaberto.

Denúncias levaram investigadores a crer que ele teria sido morto em 2007, pelo TRAFICANTE Tota, depois de ter ASSASSINADO a própria mulher.

Em dezembro de 2008, houve nova Decisão Judicial no sentido de conceder BENEFÍCIOS JUDICIAIS a CRIMINOSOS ENVOLVIDOS no CASO.

Em 28 de novembro de 2010, às 15 horas e 02 minutos o TRAFICANTE Zeu se entregou à polícia diante de uma grande operação de pacificação do Complexo do Alemão.

Segundo a POLÍCIA, ele se rendeu, em sua casa, às FORÇAS de SEGURANÇA que ocupam o conjunto de favelas.

Observações do escriba:

1ª - Abaixo todas as referências sobre o rumoroso caso de TIM LOPES (civil).

2ª – Provavelmente todos os TRAFICANTES envolvidos na morte de TIM LOPES são civis. Não tenho certeza.

3ª – O ASSASSINATO, o ESQUARTEJAMENTO e a QUEIMA do CORPO de TIM LOPES (“MICRO-ONDAS”), aconteceram no dia 02 de junho de 2002, portanto há 16 anos aproximadamente.

4ª – Estávamos em pleno ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITO. O então Presidente da República era o “Príncipe dos Sociólogos” filiado ao PSDB e ligado ao FÓRUM de SÃO PAULO, o manhoso FHC (civil). Provavelmente o MST já existia (notórios queimadores de PNEUS).

5ª – No próximo artigo faremos uma rápida visita aos Governadores do Estado do Rio de Janeiro e aos Prefeitos da Cidade do Rio de Janeiro, a antiga “Cidade Maravilhosa”. De um lado o PODER do ESTADO. Do outro lado o PODER PARALELO (segundo a Vênus Platinada).

01 - Tim Lopes - Ficha Pessoal.

02 - Corpo de Tim Lopes é identificado por exame de DNA, diz polícia. Folha de S. Paulo, 05 de julho de 2002.

03 - Prêmio Esso Especial de Jornalismo 2001. Autores: Tim Lopes, Cristina Guimarães, Tyndaro Menezes, Flávio Fachel e Renata Lyra. Título da obra: "Feira de Drogas". Veículo: Jornal Nacional - Rede Globo de Televisão.

04 - "Repórter da Globo diz que TRAFICANTES querem matá-la", por Carla Meneghini. Observatório da Imprensa. Publicado originalmente na Folha de S.Paulo, 13 de janeiro de 2002.

05 - "Se dependesse da TV Globo, eu estaria morta", diz colega de Tim Lopes. Jornal do Brasil, 12 de julho de 2011.

06 - Morte de Tim Lopes foi "caso anunciado", diz colega que fugiu do país após ameaça de TRAFICANTES, por Fabíola Ortiz. UOL, 16 de julho de 2011.

07 - FENAPEF. POLÍCIA encontra quatro (4) CORPOS que seriam de TRAFICANTES QUEIMADOS com PNEUS. Rio de Janeiro: - O Globo, 2008. Acesso em 06 de julho de 2013.

08 - GRELLET, Fábio. Autorizado a visitar família, condenado por morte de Tim Lopes foge da prisão. Folha de S. Paulo: Rio de Janeiro, 2010. Acesso em 24 de maio de 2010.

09 - Quem matou Sidneya?

10 - Elias Maluco é preso na Favela da Grota. Terra, 19 de setembro de 2002.

11 - SASP - Sociedade dos Amantes do Samba Paulista. Letra do samba do GRCSES Acadêmicos do Tucuruvi. Carnaval de 2003. Enredo: - “Não Calem Minha Voz”.

12 - Correio do Brasil - Último acusado da morte de Tim Lopes é condenado a nove anos.

13 - Brito, Diana. (26 de maio de 2010). Acusado de envolvimento na morte de Tim Lopes é recapturado na zona oeste do Rio. Folha de S.Paulo, acesso em 26 de maio de 2010.

14 - G1 - 29/08/2007 - Condenado no caso Tim Lopes é beneficiado por Lei Polêmica.

15 - Polícia investiga possível morte de assassino de Tim Lopes.

16 - 30/12/2008 - Acusados na morte de Tim Lopes ganham benefício de regime semiaberto.

17 - TRAFICANTE condenado por morte de Tim Lopes se entrega no Alemão. Terra, 28 de novembro de 2010.

VER TAMBÉM.

JORNALISMO INVESTIGATIVO.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1950.

Mortos em 2002.

BRASILEIROS de ASCENDÊNCIA AFRICANA.

BRASILEIROS ASSASSINADOS.

Jornalistas do Rio Grande do Sul.

JORNALISTAS INVESTIGATIVOS.

Naturais de Pelotas.

Esta página foi editada pela última vez às 14h41min de 05 de julho de 2018.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, sábado, 08 de dezembro de 2018.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras Fontes.