LIÇÕES COM A FAMÍLIA DE NOÉ

LIÇOES COM A FAMILIA DE NOÉ

Uma certa pregadora, fazendo conjecturas, deduções e aplicações práticas para os nossos dias do texto de Gênesis 6 e 7 (talvez até aplicando sobre uma família específica presente à sua palestra naquela oportunidade) disse que a família de Noé certamente teve “depressão, vontade de sair da Arca, problemas de relacionamento, etc.).

Há perigo nas deduções, pois o texto nada diz sobre isso. A Arca foi confeccionada pela Vontade e Plano de Deus. Ele providenciou tudo sem os problemas modernos.

A calma pairava quase que absolutamente lá dentro. Não havia correria, stress ou depressão com ninguém! É mais provável ter havido louvor e comunhão do que doenças psicossomáticas como tem ocorrido nesta nossa época pós-moderna.

Noé cultuou num altar quando a Arca parou. Certamente, se não realizou culto coletivo dentro da Arca (pois a Bíblia nada diz sobre isso), mas, quando as águas baixaram e, estando já em terra firme, fora da Arca, a primeira providência dele foi erguer um altar e cultuar ao Deus que preordenara tudo!

Se Deus dirigia tudo, como se instalaria nos corações dos náuticos uma tal vontade de sair da Arca? Como, se todos os demais sete (7) componentes (mulher, três filhos e três noras) estavam conscientes da fé e segurança do líder e Patriarca Noé? Problemas de depressão e outras doenças não havia nem vestígios delas! Tudo foi projeto e acompanhamento “pari passu” de Deus!

A Arca simboliza Cristo que salva (não representa Igreja ou qualquer outra organização religiosa, pois quem Salva é Cristo!). As águas do dilúvio não salvaram ninguém, pois nelas (águas) sucumbiram os ímpios e quem não creu nas pregações de Noé. (Por isso, não se pode crer que alguma água batismal tenha poder ou qualquer influência de salvação. Água só lava a sujeira externa, visível e corporal. Qem Repita-se, quem salva é só Cristo! A Bíblia não ensina meios de salvação, somente Cristo é o meio!). Nas águas em torno da Arca pereceram todos! Infelizmente eles fizeram esta escolha! A Pregação de Noé, sim, foi um meio para atingir os corações e mentes! Ele pregou em seu tempo de uma forma toda especial!

Há quem diga que (já não me refiro à pregadora do início deste artigo), vasculhando todo o Gênesis não se encontra que Noé saiu pregando, enquanto preparava a Arca! Querem contrariar a idéia de que Noé não foi pregador, enquanto viveu! Ora, para começar, é preciso ler na Epístola do Apóstolo Pedro (2 Pedro 2.5) que evidencia que Noé é denominado de “pregoeiro da justiça”. E, em segundo lugar, é preciso pensar que a embarcação com dimensões colossais da época chamou a atenção de muita gente, ou seja, as pessoas VINHAM a Noé para saber a razão daquela grande construção, qual o objetivo, quem teve a idéia, onde Noé pretendia ir e o que fazer! A curiosidade das pessoas se aguçou por longos anos! Ora bolas, NÃO PRECISOU NOÉ SAIR PREGANDO, as pessoas VINHAM a ele e OUVIAM AS SUAS EXPLICAÇÕES E AS RESPOSTAS AS SUAS INDAGAÇÕES. (Ele dizia Quem mandou construir, para que, onde iria parar etc. Ele sempre apontou para Deus!). Ele pregou ou não pregou? Ainda que não tivesse pregado (perambulando como o profeta Jonas), mas com as explicações (que creio ocorreram, a respeito das razões justificativas que dava para a construção da Arca), Noé pregou com a GRANDE OBRA DA CONSTRUÇÃO DAQUELA IMENSA EMBARCAÇÃO! Mais do que palavras foram suas AÇÕES DE OBEDIÊNCIA A DEUS que antecederam o GRANDE DILÚVIO que se abateu em seu tempo e que se tornou um grande cataclismo mundial (uma hecatombe, no dizer dos gregos posteriormente).

Está clara e concretizada esta idéia com as palavras de Pedro já citadas anteriormente: que NOÉ tornou-se pregador da justiça divina e que esta justiça se concretizaria com a construção daquele GRANDE BARCO! Uma pregação com um dos maiores símbolos da misericórdia e do juízo de Deus à humanidade: a Arca de Noé.

A pregadora também disse que o altar é símbolo de culto.

Ora, o que o altar significou no Velho Testamento, já não mais tem aquele sentido, pois no NT não há altar, a não ser a cruz de Cristo. O nosso altar é a cruz de Cristo. Bem, isto fica para outro artigo. (Vide ...)

Muniz Freire (ES), 24 de outubro de 2010

Fernandinho do forum

(Leia ainda o (s) artigo (s) “A Arca de Noé e o Titanic”; “As Lições com a Arca de Noé”); “A Arca de Noé e o Salão de Santa Maria (RS);

Fernandinho do forum
Enviado por Fernandinho do forum em 17/07/2012
Reeditado em 18/10/2014
Código do texto: T3783713
Classificação de conteúdo: seguro