PROVA DE QUE ALGUÉM É VOCACIONADO POR DEUS - Gálatas 1.1,10

Participando de um estudo bíblico na EBD da IMW, da zona rural de “Bugari”, em Muniz Freire (ES), ouvi um líder dizer: “Onde a pessoa vai ou apresenta o seu trabalho ou dotes é porque ela é vocacionada por Deus. Se os homens em geral o rejeitam é prova de que essa pessoa NÃO É VOCACIONADA!” DISCORDO, porque: Nem todos são aceitos por conta de serem vocacionados por Deus! A vocação ocorre independentemente de ser a pessoa aceita ou não pelos homens.

Pode ser vocacionado, mas rejeitado (Lc 6.22,26). O profeta Samuel foi vocacionado por Deus, mas o povo o rejeitou.

Uma coisa é ser vocacionado; outra coisa é ser aceito ou rejeitado, principalmente pelos homens! Jesus foi rejeitado, mas eleito de Deus!. Os crentes são sempre rejeitados. Os primitivos cristãos foram rejeitados. As inquisições, mortes e confiscos de bens das pessoas fiéis a Deus aconteceram com pessoas santas, mas rejeitadas, escoriadas pelas sociedades em que viveram. Jesus previu isto em João 16.2.

Enxergar desta forma (ou seja, entender que a rejeição dos homens é a mesma que a de Deus) é não entender o verdadeiro sentido de vocação e daquilo que Deus quer, é estar com miopia espiritual, com perdão destas minhas colocações.

É julgar com base no conceito dos homens.

O ministério de Paulo não foi aceito por longos anos, uma vez que a 2ª Epístola aos Coríntios foi escrita exatamente para defender seu apostolado dos maus obreiros que não aceitaram o seu trabalho e apostolado.

Com esta ideia de que “quem é vocacionado é aceito pelos homens”, como se Deus estivesse responsabilizando esse candidato ou castigando-o, esse irmão “arminiano” está pregando o “calvinismo” sem saber que o faz.

Observem estes exemplos que contrariam a ideia do mencionado líder da EBD aqui focalizada: - Quem não é aceito numa Igreja pode muito bem ser aceito em outra.

- Quem não se comportou eticamente diante de alguém, não pode pregar para a pessoa ofendida (pelo menos enquanto não pede perdão), mas outra pessoa pode fazê-lo a esta pessoa suposta ou verdadeiramente ofendida.

Dizer que se alguém “não é aceito ali ou acolá, então não é vocacionado por Deus”, é dizer que o critério para ser aceito por Deus tem como base o juízo dos homens, a análise dos seus pares ou o testemunho das pessoas, ficando excluída, por conseqüência, a vontade soberana de Deus ou o carisma do candidato. Não dá para aceitar! Discordo!

Muniz Freire, setembro de 2008

Fernandinho do forum