A ARCA DE NOÉ e o TITANIC – (Gn 6.14)

Os contextos e épocas aqui são diferentes. Cada qual com seu fim específico. Lugares diferentes. Criadores diferentes. Problemas enfrentados de formas diferentes, mas houve entre ambos (Arca e o navio Titanic) algumas semelhanças. O maior problema enfrentado pelo TITANIC foi que surgiu à sua frente (força de expressão, pois já estava ali), uma imensa Pedra de Gelo, denominada de ICEBERG (cuja ponta aflora à superfície, somente 10% do seu tamanho), ficando a maior parte de todo aquele gigantesco gelo, abaixo da superfície. No filme de James Cameron (clássico da modernidade), foi mostrado que, com o impacto do navio no ICEBERG, o Titanic se partiu como uma lata de sardinha, dividindo-se ao MEIO, mas, já ficou provado que o verdadeiro motivo de seu afundamento, não foi um grande ROMBO AO MEIO, mas somente SEIS PEQUENOS FUROS, que o levaram (lentamente) a soçobrar nas águas do Atlântico, na madrugada de 14 para 15 de abril de 1912, após sua partida (zarpada) da Inglaterra (ou Irlanda?). (Sobre estes “Seis Pequenos Furos” este articulista tem um outro artigo alusivo). Vejamos então, as SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS entre estas tão famosas embarcações do século e milênio passados.

I – SEMELHANÇAS (entre a Arca e o Titanic)

1. Eram dois grandes barcos para singrar grandes águas (mar).

2. Ambos flutuaram por um período de tempo.

3. Ambos tinham dimensões colossais para a tecnologia em suas épocas.

4. Ambos chamaram e ainda chamam a atenção do mundo, de estudiosos, de artistas, de cineastas, de historiadores e de aventureiros do mundo inteiro.

5. Depois de muitos anos (dois milênios, para ser mais preciso) os escombros do TITANIC foram encontrados no fundo do mar; e a ARCA DE NOÉ, ainda sob suspeita de muitos expedicionistas, sendo contada, além de sua história real na Bíblia, depara-se também em livros, que ainda se encontra lá, sob os gelos no Monte Ararate, nas Cordilheiras do Himalaia, no país chamado Nepal (Norte da India), no continente Asiático.

6. Na Arca e no Titanic haviam três pavimentos nos espaços físicos, três divisões.

II- DIFERENÇAS (entre a Arca e o Titanic)

01. A ARCA DE NOÉ foi planejada por Deus; O TITTANIC, por homens com o auxílio de suas tecnologias.

02. A ARCA DE NOÉ foi construída por um leigo (um dos longevos) da história da humanidade (Noé); enquanto que o TITANIC foi construído por ESPECIALISTAS da mais avançada tecnologia da época.

03. A ARCA DE NOÉ teve como base uma tecnologia simples; enquanto o TITANIC foi feito para mostrar a pompa, capacidade humana e SÍMBOLO DO ORGULHO HUMANO.

04. A ARCA DE NOÉ possuía divisões físicas para sobrevivência dos animais irracionais (nas diversas repartições). (Deus pôs cada um no seu cantinho). APLICAÇÃO: Deus nunca permitiu o BESTIALISMO, ou seja, conjunção carnal de seres humanos com animais. Deus abomina o “esgoto” de humanos com animais. Ele dispôs “cada um no seu cantinho”. Cada um com sua natureza original desde o nascimento. O TITANIC tinha separação de classes sociais! (Três compartimentos! – Começou com TRÊS, mas, infelizmente, acabou com DUAS CLASSES: a dos salvos e a dos perdidos – no fundo do atlântico”). Os barcos salva-vidas (botes ou batéis) não foram suficientes, para o resgate de todos, conforme mostra o Filme moderno.

05. A ARCA DE NOÉ flutuou em águas pluviais (de chuvas); o TITANIC nas águas marítimas! (Agitadas e perigosas!) Sendo a ARCA DE NOÉ o símbolo de Cristo, isto mostra que nas águas agitadas do mundo, a gente pode flutuar acima deste, estando com os olhos fitos em Cristo! Jamais tais águas poderão inundar nossas embarcações!

06. O OBJETIVO da ARCA DE NOÉ foi salvar os de dentro; o do TITANIC, foi levar passageiros para outro país. APLICAÇÃO: Jesus, leva para o país perfeito: o céu!

07. O objetivo da ARCA DE NOÉ foi atingido; o do TITANIC foi frustrado! (Os objetivos de sua vida têm sido atingidos? Que embarcação você tem tomado em sua vida? Qual o objetivo de sua vida? Que rumo tem tomado a sua embarcação?) Sua embarcação já parou no Porto Seguro de Cristo ou está seguindo pela “estrada do nada”?

08. A ARCA DE NOÉ pousou segura sobre o monte ARARATE; o TITANIC afundou no Oceano!

09. Na ARCA DE NOÉ houve salvação de vidas; no TITANIC, morte e horrores!

10. Por causa da ARCA DE NOÉ ainda hoje se executam músicas e melodias, para memorizar sua história (canções, poesias, sermões, pesquisas, expedições etc); o TITANIC não deixou para os nossos dias, motivos para festejar, pois sua música melancólica cessou na madrugada de 14 para 14 de abril de 1912!

11. A ARCA DE NOÉ começou a flutuar, quando as águas atingiram o seu devido nível e a pequena tripulação, certamente, compenetrada, estando em silêncio e reverência ao Deus Altíssimo (Elyon), o Todo Poderoso (El Shadai), mas terminou com louvores a este mesmo Deus; o TITANIC iniciou viagem com muita música e beberrança, mas, em seu fim trágico, a grande tripulação gritava e chorava desesperadamente!

12. A ARCA DE NOÉ (com uma só porta) é símbolo do Único e TODO-SUFICIENTE SALVADOR JESUS CRISTO (A ÚNICA PORTA PARA O CÉU!); o TITANIC é o símbolo do pedantismo e orgulho humanos, como também das limitações do saber e da ciência. Nem mesmo a tecnologia pode vencer sem Deus.

13. NA ARCA DE NOÉ, o Piloto era Deus, que sabe dar direção a tudo! Nela tudo deu certo do começo ao fim; no TITANIC os pilotos, co-pilotos e as aparelhagens não impediram a catástrofe que o fez sucumbir na escuridão do fundo do imenso “lago” de águas salgadas!

LIÇÕES FINAIS: o TITANIC (repetindo o que disse anteriormente) começou com três divisões de classes de pessoas, no início de sua viagem, mas acabou em DUAS DIVISÕES: a dos Salvos e a dos Perdidos. Na ARCA DE NOÉ não foi diferente no aspecto das divisões, mas, do lado interno da Arca, oito (08) almas (vidas) se salvaram; mas, do lado de fora, milhões sucumbiram, porque assim escolheram, mesmo tendo sido avisados pelo “pregoeiro” de Deus (o próprio Noé), durante 120 anos. O destino deles não seria este se tivessem dado ouvido ao profeta de Deus. Que vá para bem longe qualquer tentativa “novaerense” ou ateísta em dizer que houve injustiça da parte de Deus. Nada disso, eles foram avisados com antecedência e paciência. Eles escolheram o destino que mereceram. Além do mais Nosso Deus é Soberano, até mesmo o Diabo já está com seu “cantinho” marcado, porque com Ele (o ex Lúcifer) ocorre, desde já, a sua irreversibilidade. Ele nunca tencionou emendar-se.

A ARCA DE NOÉ foi o divisor de classe da humanidade. Jesus (o antítipico da Arca) também o é até hoje. No final, em seu supremo tribunal e perante Ele, haverá, na verdade, dois rebanhos: o da direita e o da esquerda, havendo cada pessoa de tomar o seu destino: o da Koinonia eterna e o da separação eterna (Daniel 12.2 e Mateus 25.31-34, 41 e 2 Tessalonicenses 1.8,9).

Muniz Freire (ES), 14 de abril de 2002

Fernandinho do forum

(Leia ainda o (s) artigo (s) “As Lições com a Família de Noé”; “As Lições com a Arca de Noé”); “A Arca de Noé e o Salão de Santa Maria (RS);