MOISÉS E A CULTURA EGÍPCIA

Um “livre pensador” ou agnóstico – bem achegado a este articulista, disse-me que “Moisés é produto da cultura egípcia”, como se tudo o que ele foi e fez derivou-se do meio em que viveu. Que ele foi o que foi, por ter aprendido tudo da cultura egípcia – que, diga-se de passagem, os egípcios eram politeístas, materialistas, escravagistas e esotéricos! Isto o “livre pensador” não me disse, eu é que disse com os meus botões.

Bem, vamos delinear, contrabalançando e equiparando Moisés e a Cultura Egípcia, para vermos quem se saiu melhor. Quem influenciou quem!

(01) Moisés teve três (03) etapas em sua vida. (Assim aprendi com o pastor e escritor Batista, Almir dos Santos Gonçalves, num certo artigo d´ “O Jornal Batista” que mantenho em minhas pastas, catalogadas e indicçadas de longos anos!). As etapas foram: primeira etapa: nos seus primeiros 40 anos, vivendo com os egípcios. Sendo chamado filho da filha de Faraó (Totmés I), possivelmente a denominada Hutchepsut (cf “Manual Bíblico do Henry H. Halley”, página 108 - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova – edição de 1984). Aprendendo com, mas também ensinando os egípcios. Ou alguém se esqueceu que ele era alguém inspirado por Deus e que antecedeu a Salomão? Aliás, Moisés foi um dos maiores líderes que o mundo já viu! segunda etapa: nos 40 anos seguintes, fugindo do crime cometido no Egito e vivendo na “Terra da Transição” denominada Harã. terceira e última etapa: mais 40 anos, conduzindo o povo de Israel no deserto com destino à Canaã terrestre. Estas etapas evidenciam que Moisés não foi apenas influenciado ou somente aprendeu com os egípcios, mas nas 03 (três) etapas de sua vida e principalmente com Deus e seus ancestrais da linhagem semítica que era monoteísta, também ensinou a esse povo EGIPTANO! Ao todo ele viveu 120 anos e somente um (1/3) terço de sua vida no Egito.

(02) Perguntemos agora: qual personagem egiptano era ilustre como Moisés, em seu tempo? Quem tinha a cultura que ele tinha? Quem alcançou a inspiração que ele alcançou de Deus? (Até de formosura em sua compleição física ele foi dotado por Deus logo que nasceu! O texto sagrado registra isto: ... “E a mulher concebeu, e teve um filho, e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses” – Êxodo 2.2; Atos 7.20 e Hebreus 11.23). Está tal personagem à altura de Moisés, em seu tempo, registrada na História Mundial? Quem, por exemplo? Não seria a cultura egípcia apenas dominadora de escravos para construir monumentos colossais a custo e suor dos fracos e de pouca cultura? Não seria apenas uma hegemonia política de conquistas pela força como foram os povos do mundo antigo em relação a outros povos mais fracos?

(03) O que ficou eternizado (?): os ensinos de Moisés – que veio de Deus ou a Cultura egípcia – que veio da predominância sobre os mais fracos? Aliás, o Doutor Henry Morris, em seu livro "Criação ou Evolução", da Editora FIEL, página 15, na 1ª edição em português de 1974, nos traz a seguinte informação que prova que Moisés "escanteou" a teoria do ovo dos egípcios, sic: "Como explicar que Moisés - treinado ou educado no Egito - não apresenta a teoria egípcia de que a terra saiu de um ovo?". Então, fica patente que Moisés não foi influenciado pelos egípcios ou se tornou produto total dos egípcios, se a teoria deles, egiptanos, não foi considerada ao escrever o Gênesis!

(05) A quem Deus chamou? O hebreu Moisés ou um egípcio para conduzir uma nação que foi vencedora de muitas intempéries ao longo de 40 anos, inclusive vencendo povos idólatras, contumazes, rebeldes e pedantes?

(06) O povo que marcou e preocupou (e ainda preocupa) o mundo inteiro ficou no Egito ou saiu de lá?

(07) Quem liderou a saída deste povo foi um egípcio ou o hebreu Moisés?

(08) Quem venceu? O politeísmo egípcio ou o Monoteísmo hebreu?

Podemos concluir que a influência do egípcio sobre Moisés foi parcial, não perene e que o que de mais importante ele trouxe à sua época e à todas as épocas vieram do Deus Eterno que beneficia a todos os povos, não somente os judeus ou outro povo qualquer em particular. E, pensando melhor, Moisés influenciou mais aos egípcios e a todos os povos, do que os egípcios (e outros povos) o influenciaram – esta é que é a legítima verdade.

Muniz Freire, 12 de agosto de 2014

Fernando Lúcio Júnior