O DIABO ESTÁ SOLTO OU PRESO?

De acordo com a escola escatológica (ou ponto de vista de interpretações escatológicas) PRÉ-MILENISTA (os históricos e os dispensacionalistas) e outras interpretações, ele (Diabo), está solto; mas, de conformidade com o ponto de vista AMILENISTA, ele está preso (ou limitado em seu poder).

Fico com o último ponto de vista (os AMILENISTAS) que ensinam que o Diabo está preso pelas seguintes razões:

01 – A inveja do Diabo – (a) a prisão ambiental: Tal como no “juízo pré-histórico”, por haver ele (Diabo), perdido sua posição no Éden Celeste, de onde foi lançado fora, perdendo espaço e liberdade celestiais, após os seus pecados de rebeldia e tentativa de igualdade com Deus, onde (no Éden Celeste) ele era cheio de sabedoria, beleza e enfeitado de pedras preciosas (“afogueadas” – Isaías 14.12-15), se arremeteu contra as criaturas humanas de Deus – Adão e Eva – para que estes fossem também lançados fora do jardim do Éden Terrestre (o paraíso), da mesma forma hoje, quer, por inveja, prender a humanidade com as leis ambientais (de preservação e útil à natureza), mas que tende a limitar e coibir muitas ações dos seres humanos. Cada vez mais a humanidade fica limitada e presa, sem a liberdade que tanto ama e almeja, sendo-lhe tolhida por conta e risco dela mesma (humanidade), mas sempre incitada e impulsionada pelo próprio Diabo e seus asseclas (os demônios), que não perdoa e continua implacável, querendo “descontar” contra o homem, “coroa da criação” tudo aquilo que ambicionou e não pode ter. (b) a prisão hamarthiológica: todos sabem e principalmente os teólogos e estudiosos da Bíblia que o pecado é uma prisão que tem como cabeça e agente o próprio Diabo ou seus anjos do mal (os demônios). Por isso ele tem grande interesse em aprisionar os que estão fora da graça e ainda longe de fé em Cristo ou de Sua redenção, por não haverem se submetido à sua salvação e senhorio. Muitos são servos do Diabo, escravizados pela vida de pecado que levam neste mundo e o que é pior, não se dão conta de tal monta e prejuízo espiritual. Por ele ser preso (ou limitado) quer fazer o mesmo com o ser humano, de todas as formas – seja pelo ambiente (falta de espaços ou de liberdade), seja pela pecaminosidade latente e ainda através de outras formas de prisões, sem que os homens as (prisões) percebam. Mas graças a Deus, tudo isso terá fim! Jesus há de dar um basta em tudo e aplicar a pena a todos no Juízo Final.

02 – O poder do Diabo – Todos sabemos perfeitamente que o Diabo é arquipotente (bem menos que Deus, infinitamente menos), mas bem superior ao ser humano. Sabemos que mesmo se juntarmos os piores bandidos de todo o mundo e de todos os tempos, não ultrapassam o Diabo, em poder, porque ele é uma entidade espiritual, não podendo ser visto pelo ser humano que nem mesmo pode prevenir-se de seus ataques e ardis – ninguém sabe quando, a quem e onde vai atacar – é a nossa limitação em relação a ele, por isso a Palavra de Deus nos recomenda que a chave contra o Diabo é “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá” de vós! (Tiago 4.7)

Bem, se um bandido (frágil, sem fama mundial), com apenas um celular (ou na proibição do celular), através de um contato rápido (com “meias palavras” ou com um sinal de seus dedos) aproveitando-se do horário de visitas de seus companheiros soltos ou familiares, mesmo estando em uma prisão de grande porte (penitenciária), rodeado de agentes presidiários bem preparados e armados, PODE FAZER UM GRANDE ESTRAGO CONTRA QUEM QUER QUE SEJA, muito mais o Diabo que é Arquipotente e inimigo das almas humanas!

Ora, ele fez, faz e fará muito mais do que os bandidos de todos os tempos, porque, em todos os males do mundo ele está por trás de todos eles. Não só nos atos maldosos dos bandidos, mas mesmo nos atos pecaminosos dos filhos de Deus que se deixam levar por suas artimanhas.

É preciso lembrar que a comunicação do Diabo independe de TV, Internet, celular ou quaisquer meios da mídia da humanidade, ele assopra nos ouvidos de cada pessoa e usa também seus asseclas que são milhares, desde a sua precipitação do Éden Celeste. Ele está no seu Habitat natural (a atmosfera e o espaço sideral) para levar e trazer as comunicações distorcidas aos ouvidos humanos ou mal interpretadas, já que ele foi e é o primeiro intérprete maldoso das Palavras de Deus, havendo enganado Eva com sua lábia perniciosa. (2 Coríntios 11.3).

Ora, mesmo preso ele (Diabo) faz muitas arruaças na humanidade, nos governos e governantes, no indivíduo e na coletividade de todo o mundo, pois ele é o “ ... príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência”. (Efésios 2.2).

Ao compararmos as ações do Diabo com a dos bandidos deste mundo (que realizam verdadeira proeza do mal, mesmo coibidos seus movimentos em prisões materiais), chegamos á conclusão que, o Diabo, mesmo preso, faz muito mais do que os bandidos afamados ou não! Aliás, se formos analisar melhor, nenhuma prisão coíbe o Diabo, ele agirá contrário a Deus e à humanidade, preso ou solto. (Estando preso ele – Diabo – delega ordens aos seus asseclas (os demônios) que estão ao seu dispor sempre. Ele apenas comanda e coordena). Por isso, é mais coerente crer e ensinar que ele (Diabo), hoje, está preso (ou seja, limitado em suas ações, porque Soberano é Deus e ele (Diabo) nada pode fazer sem o consentimento do Onipotente Senhor dos céus e da terra). A melhor solução pertinente ao Diabo, será mesmo a ação de Deus, no final escatológico, que O lançará no “lago de fogo e enxofre“, na separação eterna de Deus, “ao mais profundo do abismo”. (Isaías 14.15 e Apocalipse 20.10)

Muniz Freire (ES), 23 de janeiro de 2016.

Fernandinho do forum