LIÇÕES NO LIVRO DE JÓ (capítulo 1)

O primeiro a falar, no livro de Jó, não foi o seu biógrafo (Moisés), mas Deus. Se compararmos o que foi dito no verso 1, do capítulo 1, com o verso 8, veremos que o Escritor (humano ou amanuense) só usou aqueles termos do verso 1, após aprender as palavras que Deus disse no verso 8. Daí, concluímos que primeiro a falar, neste Livro, foi Deus. Como também foi o último a falar, conforme está no capítulo 42.7-12. É só conferir!

1) (v 1) Aqui temos um homem de qualidades acumuladas, qualidades estas primeiramente vistas por Deus (v 8). Depois, Após uma audiência que Deus deu a Satanás, Moisés registrou e com essas qualidades iniciou as narrativas do livro (Jó 1.1).

2) (v 3) Jó era homem rico, um fazendeiro (hoje seria um Latifundiário), mas não capitalista selvagem, pois tinha muitos serviçais (gerou muitos empregos).

3) (v 4) Aprendemos aqui que há sempre famílias que:

(a) VALORIZAVAM OS “SEUS” e inclusive a parte feminina, que, na época de Jó não tinha vez, nem voz para nada entre os orientais. (Diga-se de passagem que Jó era árabe e não israelita). – Veja que nos banquetes as “irmãs” eram também convidadas! Muitos hoje, fazem um pouco diferente: “curtem só os seus familiares” com festinhas particulares. É claro que o preço das coisas não estás para se viver de festas e churrascos! E, dependendo do tamanho dos familiares, não dá para convidar todos!

(b) DIVIDIAM AS DESPESAS, pois faziam banquetes na casa de cada um, realizando escalas ou turnos: cada semana na casa de um irmão. Ou, como é comumente hoje, cada um talvez, levava um ou dois pratos diferentes para não pesar para os demais. Isto é que é coletividade! (Infelizmente sempre houve e haverá uma geração dos “espertinhos” que só levam (carregam nos pratinhos no final da festa), mas, no início não trazem nada! (Fica parecendo com o MAR MORTO, que só recebe água de outros rios, mas não serve a nenhum riacho!) E, então, recebem uns apelidozinhos tal como este: “os pegam janta”, que pensam que festas alheias é como estar na “casa da sogra”!

4) (v 4, 5) Aprendemos também que: OS JOVENS (filhos de Jó) enfatizam FESTAS (banquetes, churrascos, etc); OS IDOSOS E MADUROS enfatizam o bem-estar dos filhos, a cultura e o CULTO. Exemplo, Jó 1.5, que cultuava continuamente. (Cuidado espiritual).

Alguém já disse que a ênfase de Jó não foi a paciência (pois em Jó 3.1ss, ele amaldiçoou o dia de seu nascimento, como também, no decorrer do livro se impacientou com seus amigos), mas a sua ÊNFASE FOI O CULTO. (Releia os versos 4 e 5 e veja sua persistência nos cultos).

Jó se relacionava bem com: (1) seu trabalho (ocupado); (2) pessoas (tinha amigos); e Deus (cultuava sempre).

5) (v 6) Colhemos ainda, um ensinamento que deve nos deixar alerta: toda vez que se cultua ao Deus Verdadeiro, o Intruso Maior aparece, metendo a sua “colher de pau”. (Compare com Zacarias 3.1).

6) (v 7) Quem é o Satã? Citemos uma de suas características: é aquele que tem a mente vazia! Quem tem a mente vazia se parece com ele! Ou faz a sua vontade!

Um ditado antigo diz: “A mente vazia é oficina de Satanás!”

7) (v 8) Outra característica de Satã: - Ele não vê nada de positivo, só negativo, nas pessoas. (Ele inveja o homem desde o princípio. Perdeu o lugar no éden celeste, quer perturbar os descendentes de Adão, na terra!)

Deus perguntou: “O que viste lá? Observaste as qualidades de Jó?

(vv 9-11) O Diabo entendia que Jó era justo por ser rico. (Isto é desfaçatez! Está sempre querendo desfazer ou desvalorizar as qualidades dos outros!). Ele quer sempre derrubar o homem – “a coroa da criação”!

8) (vv 12-22) Mesmo a desgraça não separou Jó da comunhão com Deus!

Seu gesto foi diferente da “teologia da prosperidade” (contrariamente ao que ensina esta “teologia”, o justo também sofre, ainda que temporariamente!)

9) (vv 20-22) As orações e os cultos de Jó eram sinceros e coerentes! Recebeu de Deus o bem e o mal, MAS NÃO BLASFEMOU, apenas adorava, compreendia e agradecia a Deus!

Rive (ES), 22 de setembro de 2017

Fernandinho do forum