JOÃO ALVES DA SILVA

Como membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, na cidade de sua residência (MUNIZ FREIRE –ES), onde professava e testemunhava sua fé, teve, ao longo de sua existência neste mundo, seus caminhos sempre pautados na Bíblia – a Palavra de Deus.

Na vida profissional, se aposentou como Funcionário da Justiça, na Comarca de Muniz Freire (ES), servindo seus 35 longos anos, como “Porteiro dos Auditórios” (função extinta posteriormente), tendo servido também à justiça, como “Comissário de Menores” que, à sua época dizia-se “juiz de menores”. Funções que ocupou com o respeito dos jurisdicionados da referida Comarca, como também das demais autoridades que por ali passaram.

Foi ele, um excelente pai de família, um bom vizinho na sociedade, juntando-se a estes valores outras qualidades exemplares que lhes foram inerentes.

Apesar de sua cultura mediana, soube conviver com todas as gerações!

Como pregador da Palavra de Deus, lembro que em minha fase de adolescente e juventude, na Igreja Batista em Muniz Freire, devido a escassez de pregador, em cultos de aniversários e até mesmo cultos evangelísticos, o senhor “João Alves” – presbítero da Igreja Presbiteriana local, não se olvidava em aceitar os convites dos jovens da mencionada Igreja Batista para pregar, suprindo a falta de pregadores! Sempre se dispôs a nos servir a tempo e a hora! Nessa época (década de 70, a Igreja Batista não tinha pastor residente na cidade, apenas um “missionário itinerante” que comparecia uma vez por mês!) Lá estava o senhor “João Alves” para nos socorrer!

Recordo que num dos últimos cultos, em que ele pregou no meio dos jovens batistas, entoou também o Hino “Jesus é melhor”, cuja letra está contida no Hinário “Vinde Cantai”, de nº 44. (Hinário da II Campanha Nacional de Evangelização, compilado por FRED SPANN – JUERP – 1980). Que a gente jamais esquece, pois trata-se de letra e música de bom enlevo espiritual! (Esse mencionado hino, comecei a cantá-lo hoje, por isso, veio-me a idéia de terminar este artigo, cujo rascunho já estava começado desde a data de 13–04–2004, mas devido ao seu “passamento para a eternidade” tive que adaptar, inclusive os tempos verbais, pois sua história de vida agora, é passado!).

Em seus últimos anos de vida, já cansado e idoso – quando nos encontrávamos na praça ou rua da cidade, não deixava de esboçar sempre um sorriso e uma brincadeira decente e amiga a sussurrar-nos “ao pé do ouvido”, com aquela sua forma peculiar de por o dedo sobre o nariz, como que a chamar-nos a atenção! Quantas vezes ele fez isso, diante deste articulista e de outros colegas forenses, sempre elogiando os magistrados com os quais conviveu e lembrando-nos da deferência e respeito que todos nós devemos as autoridades, conforme nos recomenda a Bendita Palavra de Deus!

Senhor “João Alves da Silva”, um amigo de todas as horas, um exemplo de humanidade, bondade, humildade ... Um crente em Cristo Jesus com todos os potenciais!

Muniz Freire (ES), 19 de junho de 2018

Fernando Lúcio Júnior