"Pastora, Existe esse Cargo Sacerdotal na Bíblia?"

O cargo de pastor é o de um sacerdote num templo cristão (igreja), mas, não há pastora (sacerdotisa) na Bíblia.

É correto consagrar uma mulher a pastora APENAS por ela ser casada com um pastor? Não! Conheço muitas que foram, mas que se frustraram por não suportar o peso das cobranças ou a pressão psicológica que essa responsabilidade exige.

Só um detalhe, NÃO É O TÍTULO que faz um líder, mas a sua capacidade de comandar e administrar com total dedicação e compromisso à causa, ou a Obra de Deus.

Na bíblia as mulheres são chamadas como adjuntoras, auxiliares, missionárias, mas em nenhum lugar de pastoras (sacerdotisas), exceto se fossem, por exemplo, pastoras de rebanho como ovelhas, que são lindos animaizinhos. As únicas sacerdotisas que vemos na história são as mencionadas entre os povos pagãos cananeus, no antigo Egito, Grécia, etc.

Então, o que vem acontecendo há muitos anos na igreja para haver pastoras? Isso começou com a tal "teologia da libertação" associada ao movimento feminista evangélico que surgiu nos Estados Unidos, que foram os responsáveis por impulsionar a função de "pastoras" para as mulheres, quando na verdade deveriam servir na obra de Deus como missionárias, o que já seria uma enorme honra. Porém, como sempre, os cristãos brasileiros copiaram a ideia vinda de fora, sem fazer uma consultar profunda sobre o que a Bíblia a respeito disso.

Essas "teologias estranhas" que foram introduzidas na igreja ao longo das décadas, fizeram com que houvesse um desvio de função (ou de finalidade) de forma sutil e gradual, fazendo com que as mulheres fossem direcionadas de suas responsabilidades originais de missionárias para ocupar cargos de pastoras. E os que nasceram e cresceram na igreja depois dessa "mudança" passaram a achar isso normal e até a defender essa ideia com unhas e dentes.

Se alguém não concordar com o que estou explicando aqui, na verdade, não estará discordando de mim. Eu não tenho qualquer responsabilidade sobre o que está escrito na Bíblia, a Palavra de Deus. Só estou explicando o que ela nos apresenta sobre esse assunto.

Logo, só estou reproduzindo o que diz a Bíblia de uma maneira mais simples possível. Se você não entender, então continue como está, afinal, quem dará conta de suas ações e sabe da sua vida é você e Deus.

A Causa do Desvio Doutrinário

Na realidade, muitos estão fisicamente na igreja, mas em seus corações, se encontram em rebelião contra Deus por não aceitar e nem praticar o que está em sua Palavra. O tal, "isso não tem nada haver", dominou o entendimento dessas pessoas e os tem levado a uma espécie de rebelião em busca de "aceitação social", mas suas práticas acabam indo de contra a Palavra e a Vontade Divina.

Cegos e se negando a aceitar as verdades bíblicas, tais indivíduos acabam por perder muito tempo dentro da igreja, pois não têm uma mudança de vida, além de, nunca produzirem bons frutos. São como adolescentes em crise que só fazem o que querem, birram quando contrariados ou se isolam quando confrontados, têm todo comportamento típico de meninos.

Estes continuam atrelados a velha criatura, presos aos seus velhos hábitos, aos costumes falhos e pensamentos iníquos. Sem qualquer discernimento preferem viver na obscuridade do pecado, ora criticando ora discordando das santas doutrinas bíblicas, para assim tentar justificar seus pecados.

Augustus Bragança de Lucena
Enviado por Augustus Bragança de Lucena em 21/11/2023
Reeditado em 21/11/2023
Código do texto: T7936721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.