Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SABEM QUEM FORAM OS BARBEIROS-CIRURGIÕES?

Creio que muitos estão acompanhando o lançamento do filme "o físico" baseado na obra de Noah Gordon, que conta a história do jovem Rob que sonha em se tornar médico, mas havia aprendido os oficios de barbeiro cirurgião. E os barbeiros-cirurgiões como o nome mesmo ja diz, eram profissionais que além de exercer os oficios da barbearia, realizava algumas cirurgias e até receitava medicamentos.
No inicio da Idade Média, a medicina, inclusive a cirurgia, era realizada pelos monges, porém devido ao concilio de Tours em 1163 os monges foram proibidos de realizarem cirurgias, ai eles começaram a treinar barbeiros para esse fim, e então surgem o que seriam os barbeiros cirurgiões.
Na Inglaterra essa profissão passa a ter uma sociedade em 1540 quando a Companhia dos Barbeiros se funde com a Companhia dos Cirurgiões formando a Companhia dos Barbeiros-Cirurgiões. E esses profissionais eram os que estavam mais próximos do povo, já que era muito caro contratar o serviço de um médico na época.
E na história da medicina, alguns dos grandes médicos citados na verdade eram barbeiros-cirurgiões como Ambroise Paré, um cirurgião francês que inventou um método inovador de cicatrização da ferida da amputação, em substituição a dolorosa cauterização, Paré também se destacou pela sua humildade pois todos os seus feitos ele atribuía a Deus com frases do tipo "Eu o tratei, Deus o curou".
No século XVIII devido a pressão dos médicos a Companhia de Barbeiros-Cirurgiões se desfez, e a cirurgia passou a ser realizada pelos próprios médicos, porém um dos resquícios que sobrou dessa profissão foi o famoso cilindro com listras vermelhas e brancas que ainda pode ser visto em algumas barbearias. Portanto, quando olharem para seus barbeiros, lembrem-se que a origem de sua profissão tem uma história muito mais bonita do que muitos imaginam.
OBRIGADO PELA LEITURA!
Enã Rezende
Enviado por Enã Rezende em 05/08/2014
Código do texto: T4910458
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Enã Rezende
Rondonópolis - Mato Grosso - Brasil
127 textos (314685 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/18 02:15)
Enã Rezende