A LIBERDADE... (...). "O PODER CURATIVO DO SANGUE" - Por Dr. OLÍVIO MARTINS (Médico Nascido em Santo Amaro (BA) - 1ª parte. "DEUS, dívidas e DEUS".

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

O PODER CURATIVO DO SANGUE.

(1ª parte).

Iremos transcrever na íntegra o LIVRO do médico baiano Dr. OLÍVIO MARTINS, cuja edição é de 1960 (8ª Edição). Será mantida a ORTOGRAFIA vigente na época, que, parece-me, é baseado no Formulário Ortográfico de 1943.

A transcrição será interrompida por observações, comentários ou acréscimos toda vez que se fizer necessário, com o objetivo de ilustrar o texto ou facilitar a compreensão dos leitores.

Na CAPA do livro aparece o desenho de um microscópio óptico, e está escrito: DR. OLÍVIO MARTINS – O PODER CURATIVO DO SANGUE – “Menos Remédios e Mais Ciência” – 8ª EDIÇÃO – 1960 – RIO de JANEIRO.

Observação do escriba: Se os leitores quiserem visualizar a CAPA do LIVRO, basta apenas digitar no Google – Biblioteca Chico Mendes – Auto-Hemoterapia – que ela aparecerá com nitidez.

Página 2 – Está em branco, ou seja, nada consta.

Página 3 – O PODER CURATIVO DO SANGUE.

Página 4 – TRABALHOS DO AUTOR.

- I – Doente de Shistosomose, e Doente com Shistosomo.

- II – Conceito Atual da Fisio-Patologia Renal – Trabalho apresentado à “Semana dos Doutorandos”, em 1929 – Bahia.

- III – Contribuição ao Estudo dos Falsos Cardio-Renais. – Tese de Doutoramento aprovada com DISTINÇÃO – Faculdade de Medicina da Bahia.

- IV – Fundação e Organização dos Serviços de Assistência à Infância. – Conferência realizada em Santo Amaro, Bahia, em favor das crianças pobres.

- V – AUTOTERAPIA – Trabalho organizado para divulgação da CURA pelo SANGUE.

- VI – O PODER CURATIVO DO SANGUE – Conferência realizada na “Hora Médica do Brasil”.

- VII – TRATAMENTO RACIONAL DO DIABETE – Conferência realizada através da Rádio Transmissora.

- VIII – TRATAMENTO RACIONAL DA TUBERCULOSE – Conferência realizada através da Rádio Transmissora.

Página 5 – DR. OLÍVIO MARTINS – O PODER CURATIVO DO SANGUE – 8ª EDIÇÃO – 1960 – RIO de JANEIRO.

Página 6 – TÍTULOS.

- Farmacêutico-Químico, pela Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia, 1923.

- Interno de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina da Bahia, 1928 1 1929.

- Doutor em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia, 1929.

- Assistente Honorário da 2ª Cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Bahia, 1930.

- Diretor-Fundador da L. S. C. Mortalidade Infantil – Santo Amaro – Bahia, 1932 a 1937.

- Diretor-Médico do Hospital Nossa Senhora das Vitórias – Santo Amaro – Bahia, 1937, 1942 e 1943.

- Assistente-Médico da Clínica Oliveira Botelho – Rio de Janeiro – 1938, 1939 e 1940.

- Curso de Tuberculose (Professor Clementino Fraga) – Universidade do Brasil, 1940.

- Curso de Tuberculose – Professor Sayago, da Universidade de Córdoba, Argentina, 1948.

Observações do escriba:

1ª – Dr. Olívio Martins graduou-se como Farmacêutico-Químico em 1923.

2ª - Posteriormente, Dr. Olívio Martins diplomou-se Médico em 1929.

3ª – É bem provável que Dr. Olívio Martins tenha aprendido a AUTOTERAPIA ou “Vacina do Sangue”, com o Dr. Oliveira Botelho em 1938 no Rio de Janeiro.

4ª - Na Wikipédia são mencionadas Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora das Vitórias.

Página 7 – ÍNDICE.

I – O Poder Curativo do Sangue.....13.

II – Doenças da Pele e Sífilis.....21.

III – Doenças Pulmonares e Gripe.....27.

IV – Diabete.....47.

V – Hipertensão Arterial.....57.

VI – Úlceras do Estômago e do Duodeno.....61.

VII – Doenças Nervosas.....65.

VIII – Rejuvenescimento.....69.

- Resumo.....77.

- O que é preciso para se fazer o tratamento.....79.

- “Menos Remédio e Mais Ciência”.....81.

Página 8 – Está em branco, ou seja, nada consta.

Páginas 9 e 10 – PREFÁCIO.

A convite da modelar organização “Hora Médica do Brasil”, dirigida por inteligentes colegas, fizemos a conferência que agora publicamos, para maior divulgação do poder curativo do sangue, que vem despertando àqueles, portadores de doenças rebeldes a tôda sorte de tratamentos, a esperança de uma provável cura.

O pavor que se tem das chamadas moléstias incuráveis, que não deveriam mais existir, no século atual de extraordinários progressos da ciência em todos os setores da vida humana, continua a dominar os indivíduos portadores de perturbações graves do organismo, Perturbações estas que, por falta, muitas vêzes, de um diagnóstico etiológico exato, levam as terapêuticas comuns a insucesso e fracasso, passando-se, então, a pensar em um mal incurável. É bem provável que, futuramente, desapareça a expressão INCURÁVEL, para dar lugar à de IRREMEDIÁVEL.

O câncer, por exemplo, se em início for tratado, convenientemente, pelos recursos médicos e cirúrgicos de que dispomos, poderá ser CURÁVEL, mas se o deixarmos evoluir tornar-se-á, então, IRREMEDIÁVEL.

Comum na prática são os casos que se tornam de difícil cura pela falta de conhecimento, muitas vêzes, das causas reais que motivam o aparecimento das moléstias. Nestes casos, principalmente, o poder curativo do sangue é notável por dois fortes motivos:

- 1º, porque despreza-se, em parte, a DOENÇA, e cuida-se do DOENTE, dando-lhe vitalidade ao organismo para que possa agir e reagir contra as causas que perturbam suas funções.

– 2º, aproveita-se no sangue os elementos elaborados pelo próprio organismo, como sejam os anti-corpos e as anti-toxinas, transformando-os em VACINAS CURATIVAS. É o que poderíamos denominar de diagnóstico biológico e terapêutica racional, FORNECIDOS PELO PRÓPRIO SANGUE DO DOENTE.

A leitura desta conferência talvez esclareça mais o nosso ponto de vista. Em trabalho anterior, sob o título “AUTOTERAPIA”, citamos trechos elucidativos das diversas comunicações feitas à ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA, por ilustres médicos clínicos, com referência a cura pela VACINA DO SANGUE, em casos de epilepsia, hemiplegia, tuberculose, asma diabete, bócio (papo), moléstia de pele, úlceras do estômago, colites, derrames cerebrais, nevroses diversas, piúria, etc.

Aí está, pois, uma grande esperança para os que sofrem.

Dr. Olívio Martins.

Observações do escriba:

1ª – O Dr. Olívio Martins escreveu: “Aproveita-se no sangue os elementos elaborados pelo próprio organismo, transformando-os em VACINAS CURATIVAS”.

2ª – “Dr. Olívio Martins deixa claro que as VACINAS CURATIVAS são fornecidas pelo PRÓPRIO SANGUE DO DOENTE”.

3ª – “Dr. Olívio Martins chama tal terapêutica racional de AUTOTERAPIA ou VACINA DO SANGUE”.

4ª – “Foram feitas diversas comunicações à ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA, por ilustres médicos clínicos, com referência a cura pela VACINA DO SANGUE”.

5ª – Pelos menos já descobrimos através de um e-mail, que o médico Dr. J. de Oliveira Botelho fez uma comunicação à ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA sobre “A cura pela VACINA AUTOTERÁPICA”. E o referido assunto foi parar no JORNAL do BRASIL no dia 04 de agosto de 1936, na página 13. VACINA AUTOTERÁPICA, AUTOTERAPIA ou VACINA DO SANGUE, até prova em contrário são sinônimos. Ainda voltaremos a falar do JORNAL do BRASIL.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, segunda-feira, 07 de março de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Livro do médico Dr. OLÍVIO MARTINS – O PODER CURATIVO DO SANGUE – “Menos Remédios e Mais Ciência” – 8ª EDIÇÃO – 1960 – Rio de Janeiro – páginas 1 (CAPA), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. (2) – E-MAIL (Yahoo). (3) – Outras fontes.