A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... "No Século XIX ocorreram casos de PARALISIA INFANTIL e de POLIOMIELITE ou PÓLIO. Eis algumas das vítimas mais 'conhecidas'". - (1ª parte).

A LIBERDADE… O CONHECIMENTO… A VIDA… “No SÉCULO XIX ocorreram casos de PARALISIA INFANTIL e de POLIOMIELITE ou PÓLIO. Eis algumas das vítimas mais ‘conhecidas’”. – (1ª parte).

Observação do escriba: - Quando nos referirmos à PARALISIA INFANTIL é porque a pessoa contraiu a enfermidade quando era CRIANÇA. Quando nos referirmos à POLIOMIELITE ou PÓLIO é porque a pessoa contraiu a doença quando era ADULTO.

FITZ HENRY LANE (1804 - 1865).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: - Retrato de ‘Pista’ por Robert Cooke, 1835 - (Cortesia de American Antiquarian Society)”.

FITZ HENRY LANE (nascido NATHANIEL ROGERS PISTA, também conhecido como FITZ HIGH LANE), nasceu no dia 19 de dezembro de 1804 e faleceu no dia 14 de agosto de 1865, quando ele tinha 60 anos de idade. Ele foi um PINTOR Americano (e também gravurista) de um estilo que viria a ser chamado de Luminismo, por seu uso de luz difusa.

BIOGRAFIA.

“Foto: - Rocha de Brace, oriental do ponto, Gloucester, c. 1864”.

FITZ HENRY LANE nasceu em 19 de dezembro de 1804, em Gloucester, Massachusetts. PISTA foi batizado como NATHANIEL ROGERS LANE, em 17 de março de 1805, e ficaria conhecido como tal até que ele alcançasse os 27 anos.

Não era até 13 de março de 1832 que o Estado de Massachusetts iria oficialmente conceder o próprio pedido formal de LANE (feito em uma carta datada de 26 de dezembro de 1831) para mudar seu nome de NATHANIEL ROGERS para FITZ HENRY LANE.

Tal como acontece com praticamente todos os aspectos da vida de LANE, o assunto do seu nome é cercado por muita confusão. Não foi até 2005 que os HISTORIADORES descobriram que haviam sido erroneamente se referido ao ARTISTA como FITZ HUGH, ao contrário de seu nome escolhido FITZ HENRY.

As razões por trás da decisão de LANE para mudar seu nome e por escolher o nome que ele queria, ainda são muito pouco claras, embora, uma sugestão é que ele fez isso "para diferenciar-se do PINTOR em miniatura conhecido como NATHANIEL RODGERS”.

A partir do momento de seu nascimento, ele estaria exposto ao MAR e ao ambiente MARÍTIMO – um fator em sua vida -, que, obviamente, teve um grande impacto na sua escolha depois de adulto.

Muitas circunstâncias de sua jovem vida asseguram a interação constante de LANE com vários aspectos da vida MARÍTIMA, incluindo o fato de que a família de PISTA vivia "em torno da periferia da orla de GLOUCESTER HARBOR", e que o seu pai, JONATHAN DENNISON LANE, era um sailmaker.

É muitas vezes especulado que PISTA provavelmente teria perseguido alguma carreira MARÍTIMA, ou tornar-se um FABRICANTE de VELAS como seu pai, em vez de um ARTISTA, se não tivesse sido pelo fato de PISTA ter contraído uma DEFICIÊNCIA na vida e que surgiu quando ele era uma CRIANÇA.

Embora a causa não possa ser conhecida com certeza, pensa-se que a ingestão de alguma parte do PERU-APPLE uma Erva Venenosa, também conhecida como JIMSONWEED - por PISTA, com a idade de DEZOITO MESES, causou-lhe a PARALISIA das PERNAS a partir da qual PISTA nunca iria se recuperar.

Observação do escriba: - No caso do PINTOR Estadunidense FITZ HENRY LANE, como ele contraiu a enfermidade aos DEZOITO MESES de idade, trata-se de um caso de PARALISIA INFANTIL.

Além disso, tem sido sugerido pelo HISTORIADOR de ARTE o senhor JAMES A. CRAIG isto, porque, ele não podia jogar jogos como as outras CRIANÇAS, o que fez com que ele fosse forçado a encontrar outros meios de diversão, e que em tal perseguição, ele descobriu e foi capaz de desenvolver seu TALENTO para o DESENHO.

Para dar um passo adiante, como resultado de ter um Porto Movimentado como entorno imediato, ele foi capaz de desenvolver uma habilidade especial em descrever os acontecimentos inerentes a tal ambiente.

“Foto: - FITZ HENRY LANE escultura por Alfred Duca”.

PISTA ainda poderia ter se tornado uma vela-maker. Como tal ocupação implicava muito tempo sentado e costurando, e PISTA já tinha alguma experiência de Costura de sua curta duração no aprendizado na Confecção de Sapatos.

No entanto, como evidenciado nesta citação de um sobrinho de PISTA - Edward Lane "Lembranças Cedo" -, o seu interesse pela ARTE teve muita influência em sua decisão sobre a carreira: - "Antes de se tornar um ARTISTA trabalhou por um curto período de tempo fazendo SAPATOS, mas depois de um tempo, vendo que ele poderia DESENHAR melhor do que ele poderia fazer SAPATOS ele foi para Boston e teve aulas de DESENHO e PINTURA e tornou-se um ARTISTA da vida MARÍTIMA".

PISTA adquiriu tais "aulas" por meio de seu emprego na LITOGRAFIA de Pendleton, uma loja em Boston, que durou de 1832 a 1847. Com o refinamento e desenvolvimento de suas habilidades ARTÍSTICAS adquiridas durante seus anos trabalhando como LITÓGRAFO, LANE foi capaz de produzir com sucesso PINTURAS MARINHAS de alta qualidade, como evidenciado em sua lista, oficialmente, como um "PINTOR de MARINHAS" no Boston Almanaque de 1840.

PISTA continuou a aperfeiçoar seu estilo de PINTURA, e, consequentemente, a demanda por suas PINTURAS MARINHAS também aumentou. PISTA tinha visitado Gloucester muitas vezes quando morava em Boston, e em 1848, ele retornou permanentemente. Em 1849, PISTA começou a supervisionar a construção de uma casa/estúdio de seu próprio projeto em Point-de-Duncan. Esta casa permaneceria a sua residência principal até o fim de sua vida.

FITZ HENRY LANE continuou a produzir belas Pinturas MARINHAS e Paisagens MARINHAS em seus últimos anos. Ele morreu em sua casa em Point-de-Duncan em 14 de agosto de 1865, e está enterrado no Cemitério Oak Grove.

Observações do escriba:

1ª - Sobre a formação e influências, sobre o estilo, sobre as obras, e sobre as exposições, gentileza consultar o Dr. Google, a Dra. Wikipédia ou outra fonte de informação.

2ª – Na Wikipédia estão disponíveis 10 Referências, 10 Fontes e quatro Links Externos.

WILLIAM JOHN LITTLE (1810 – 1894).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

“Foto: - William John Pouco”.

WILLIAM JOHN LITTLE (1810 - 1894) foi um CIRURGIÃO Inglês a quem é creditado com a primeira identificação médica de DIPLEGIA ESPÁSTICA, quando ele observou a sua existência na década de 1860 entre as CRIANÇAS.

Enquanto a ESPASTICIDADE certamente existia antes dessa data, no entanto, WILLIAM JOHN LITTLE foi a primeira pessoa a gravar, do ponto de vista médico, a condição por escrito. Assim, por muitos anos, DIPLEGIA ESPÁSTICA era conhecida como DOENÇA de POUCO. Só mais tarde fez a mudança de nome.

Durante muito tempo o cirurgião ficou conhecido como WILLIAM LITTLE POUCO. Além disso, WILLIAM LITTLE fundou o Hospital Ortopédico Real de Londres.

VIDA.

WILLIAM POUCO nasceu no Red Lion Inn em Whitechapel. Seus pais, JOHN e HANNAH POUCO eram proprietários da pousada.

WILLIAM POUCO não teve qualquer ESPASTICIDADE em si mesmo, mas ele sofreu na INFÂNCIA de PARALISIA RESIDUAL Esquerda das Extremidades Inferiores – PARAPARESIA -, complicada por Graves Talipes (pés tortos).

Observação do escriba: - No caso de WILLIAM JOHN LITTLE ele também foi vítima da PARALISIA INFANTIL.

Isto, sem dúvida, despertou seu interesse especial em dificuldades de Mobilidade das Extremidades Inferiores, bem como suas inclinações Médica-Ortopédica de forma mais geral.

Quando jovem ele era um boticário aprendiz, rendendo suas escrituras com a idade de 18 anos e de entrar na Escola Médica no Hospital de Londres. Ele foi admitido no Royal College of Surgeons em 1832.

WILLIAM POUCO também é conhecido por sua Tese de Doutorado em 1837 sobre TENOTOMIA, a primeira monografia sobre o assunto já publicada, e pouco se tornou a fonte conhecida desta operação, destinada à correção da Deformidade Óssea Secundária decorrente de Distúrbios Neuromusculares.

WILLIAM POUCO depois viajou para a Alemanha para estudar a técnica de TENOTOMIA Subcutânea com o seu criador, Louis Stromeyer, que posteriormente corrigiu o PÉ DEFORMADO de WILLIAM JOHN por este método.

Entre suas muitas publicações eram "Sobre as Deformidades do Corpo Humano" (1853), no qual ele descreveu pela primeira vez a Pseudo Distrofia Muscular, precedendo Guillaume Duchenne no papel na mesma condição, por oito anos.

As técnicas originadas por Louis Stromeyer e aplicadas por WILLIAM LITTLE são usadas hoje no tratamento cirúrgico de algumas condições neuromusculares, embora, obviamente, nos tempos modernos, elas são um pouco mais avançadas devido ao progresso tecnológico e melhorias em conceitos e métodos cirúrgicos.

WILLIAM JOHN LITTLE foi um dos primeiros a preencher a lacuna entre a NEUROLOGIA e a ORTOPEDIA, e seu importante trabalho continua a ter impacto em ambos os campos, incluindo o fato da continuamente crescente cooperação entre CIRURGIÕES ORTOPÉDICOS e NEUROCIRURGIÕES na gestão de hoje da Paralisia Cerebral Espástica e semelhante à Deficiência Neuromuscular.

FAMÍLIA.

Ele teve onze filhos, incluindo EDWARD LITTLE, que também era um CIRURGIÃO, e ARCHIBALD LITTLE.

APENAS uma REFERÊNCIA.

01 – LITTLE, WILLIAM JOHN, um tratado sobre a natureza do Club-Foot e distorções análogas: incluindo o seu tratamento com e sem operação cirúrgica, ilustrado por uma série de casos e numerosos instruções práticas, W. Jeffs, (Londres) de 1839.

MAX NOETHER (1844 – 1921).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

MAX NOETHER (24 de setembro de 1844 - 13 de dezembro de 1921 – 77 anos) foi um MATEMÁTICO Alemão que trabalhou em Geometria Algébrica e na Teoria de Funções Algébricas.

Ele tem sido considerado como "um dos melhores matemáticos do século XIX". Ele era o Pai de EMMY NOETHER.

BIOGRAFIA.

MAX NOETHER nasceu em Mannheim (Alemanha) em 1844, de uma Família Judia de revendedores de hardware para ricos. Seu avô, Elias Samuel, tinha começado o negócio em Bruchsal em 1797.

Em 1809, o Grão-Ducado de Baden estabeleceu um "Édito de Tolerância", que atribuiu um sobrenome hereditário para o homem chefe de cada Família Judaica, que já não possuía um.

Assim, o Samuel se tornou a Família Noether, e como parte desta Cristianização de nomes, seu filho Hertz (pai de Max) tornou-se Hermann.

Max foi o terceiro de cinco filhos de Hermann que teve com sua esposa Amalia Würzburger. Aos 14 ANOS, Max contraiu a PARALISIA INFANTIL e foi afligido por seus efeitos para o resto de sua vida. Através de auto-estudo, ele aprendeu matemática avançada e entrou na Universidade de Heidelberg em 1865.

Observação do escriba: - O MATEMÁTICO Alemão MAX NOETHER também foi vítima da PARALISIA INFANTIL.

Ele estudou na Faculdade lá por vários anos, em seguida, mudou-se para a Universidade de Erlangen em 1888. Enquanto isso, ele ajudou a fundar o campo da Geometria Algébrica.

Em 1880 casou-se com Ida Amalia Kaufmann, a filha de outra família de Comerciantes Judeus Ricos. Dois anos mais tarde, eles tiveram seu primeiro filho, chamado Amalia ("Emmy") depois que sua mãe Emmy Noether passou a se tornar uma figura central na Álgebra Abstrata.

Em 1883 eles tiveram um filho chamado Alfred, que mais tarde estudou Química antes de morrer em 1918. Seu terceiro filho, Fritz, nasceu em 1884. Como Emmy, Fritz Noether também descobriu proeminência como um matemático. Pouco se sabe sobre o seu quarto filho, Gustav Robert, nascido em 1889. Ele sofria de doença contínua e morreu em 1928.

MAX NOETHER serviu como um Ordinarius (Professor Titular) em Erlangen por muitos anos, e lá morreu em 13 de dezembro de 1921.

TRABALHO em GEOMETRIA ALGÉBRICA.

BRILL e MAX NOETHER desenvolveram provas alternativas usando métodos algébricos para muito do Riemann obras em superfícies de Riemann.

Teoria Brill-Noether foi mais longe estimando a dimensão do espaço de mapas de dado grau d a partir de uma curva algébrica para projetiva espaço Pn.

Na geometria birracional, Noether introduziu a técnica fundamental de que se funde, a fim de provar resolução de singularidades para curvas planas. Max Noether deu contribuições importantes para a Teoria de Superfícies Algébricas. A Fórmula de Noether é o primeiro caso do Teorema de Riemann-Roch para superfícies. A desigualdade Noether é uma das principais restrições sobre os possíveis invariantes discretos de uma superfície.

O teorema de Noether-teorema (provado por teorema) diz que o grupo Picard de uma superfície muito geral de grau pelo menos 4 em P3 é gerado pela restrição da linha feixe S (1).

Max Noether e Castelnuovo mostrou que o grupo Cremona de automorphisms Birational do plano projetiva complexo é gerado pela "transformação quadrática"

[X , y , z ] ↦ [1 / x , 1 / y , 1 / z]

em conjunto com o grupo PGL (3, C ) de automorphisms de P2. Até hoje, não há geradores explícitas são conhecidos para o grupo de automorphisms Birational de P3.

VEJA TAMBÉM.

O Teorema de Noether na racionalidade para superfícies.

O Teorema de Noether Max - uma lista de diversos Teoremas.

APENAS TRÊS REFERÊNCIAS.

01 - Dick, Auguste. Emmy Noether: 1882 - 1935. Boston: Birkhäuser, 1981. ISBN 3-7643-3019-8.

02 - Lederman, Leon M. e Christopher T. Hill. Simetria e o Universo Bonito. Amherst: Prometheus Books, 2004. ISBN 1-59102-242-8.

03 - Macaulay, S. Francisco Max Noether. In: Anais da Sociedade Matemática de Londres. -. 2. Ser, vol. 21. - Londres, 1923. - página XXXVII-XLII. (On-line).

MARGARETE STEIFF (1847 – 1909).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

MARGARETE STEIFF (24 de julho de 1847 – 09 de maio de 1909 – 61 anos), foi uma COSTUREIRA Alemã que em 1880 fundou a Margarete Steiff GmbH, fabricando Brinquedos com Animais de Pelúcia.

BIOGRAFIA.

Nascido em Giengen, Alemanha, Margarete era a filha do Empreiteiro Friedrich Steiff e sua esposa Maria Margarete née Haehnle.

Aos DEZOITO MESES de idade Margarete contraiu a PARALISIA INFANTIL e foi afetada pela doença para o resto de sua vida. AMBOS os PÉS sofreram a PARALISIA e ela havia restringido o uso de seu BRAÇO DIREITO. Seus pais estavam ansiosos para ela viver uma vida plena e investigou muitos tratamentos médicos com pouco sucesso.

Observação do escriba: - MARGARETE STEIFF foi mais uma vítima da PARALISIA INFANTIL.

Como uma criança pequena, ela era transportada em uma pequena carroça puxada à mão por suas irmãs e outras crianças. Em suas reminiscências posteriores, ela lembra-se: - “Todas as crianças se reuniam em volta de mim e eu organizava jogos em que eu era o centro das atenções. No entanto, as crianças mais velhas muitas vezes fugiam e depois eu fiquei cuidando das criancinhas muito pequenas”.

Apesar de suas deficiências, Margarete participava regularmente da escola durante toda a sua infância, e foi nas classes de Bordados de Frau Schelling que ela aprendeu sua futura profissão, apesar de costurar SEM o PLENO USO de AMBAS as MÃOS, que devem ter apresentado dificuldades.

Mais tarde Margarete freqüentou aulas de Bordados na Giengen Câmara Municipal, e se tornara um consumado cítara player, ensinando os outros a jogar para ganhar algum dinheiro. Suas economias permitiram-lhe comprar uma Máquina de Costura, a primeira proprietária na cidade de Giengen, e isso levou a outra oportunidade de ganhar renda.

Margarete foi muitas vezes trabalhando em Enxovais para o povo da cidade e por seus vinte e poucos anos estava fazendo Roupas da Moda e viajando para outras cidades para trabalhar e visitar a família, o envio de seu carro à sua frente e viajar de pós-treinador.

Em 1877 Margarete abriu uma loja de Feltro e começou a fazer underskirts, que acabara de se tornar moda, para a empresa de Christian Siegle em Stuttgart.

Ela logo foi capaz de empregar pessoas para trabalhar para ela e que se tornou em um próspero negócio. “Neste momento me deparei com um padrão para um Elefante de Brinquedo. O feltro era o material ideal para este brinquedo e o recheio seria dos melhores lambswool. Agora eu poderia transformá-los em presentes para as crianças das famílias e eu tentei diversos padrões em vários tamanhos”.

Em 1879 a revista Delineator EUA publicou um padrão para um rato de pano, coelho e elefante e outros padrões animais, e em seguida a revista alemã Modenwelt reproduzia esses padrões. Margarete fez muito desses brinquedos e deu-lhes como presentes para amigos, e em 1880 ela começou a vendê-los em pequenas quantidades.

Nos anos seguintes, ela ampliou seu leque de pequenos animais de pano com base nos padrões das revistas, mas com pequenas alternâncias para o pano e os acessórios usados.

Em 1892 sua pequena empresa entra com um pedido de patente “para a tomada de animais e outras figuras para servir como brinquedos”, o número da Patente foi DRP 66996, mas isso foi mais tarde retirada quando contestada por outro fabricante de brinquedos da Alemanha.

O irmão de Margarete Fritz percebeu que havia uma oportunidade de vender um grande número destes animais de brinquedo e ele tomou algumas amostras para o mercado em Heidenheim, vindo acabar com muitos orders. A produção e o volume de negócios foram aumentando a cada ano, como fez a variedade de brinquedos em oferta. Puxar longitudinalmente e montarem brinquedos também foram adicionados com o desenvolvimento de armação de metal no interior dos brinquedos.

Em 1889 a empresa mudou-se para um edifício maior, que tinha uma loja da esquina onde os brinquedos e os tecidos poderiam ser expostos para a venda.

As palavras 'Felt-Toy-Factory' foram pintadas em letras grandes na parede exterior. Em seguida veio um catálogo impresso para os clientes a solicitar e o negócio cresceu com força.

Margarete Steiff fez todas as amostras de quaisquer novos brinquedos para ela mesma, para que ela pudesse estar ciente de quaisquer problemas que pudessem surgir na produção.

Entre 1897 e 1899 a empresa Steiff foi projetar e fabricar brinquedos 'Dancing Bear'.

Ao invés do ursinho familiarizado, estes estavam figuras que levam varas e com anéis através de seus narizes imitando a vida real ursos dançarinos que viajavam de cidade em cidade para proporcionar entretenimento, neste momento, ou puxar along tem sobre rodas.

Por 1902-1903 os ursos de brinquedo macios foram dados articulações móveis e um grande carregamento de brinquedos havia sido enviado para um showroom de Nova York, mas não havia muito interesse pelos ursos de brinquedos de pelúcia que foram exibidos lá.

Em março 1903 Richard Steiff tomou articulados ursos de brinquedo macios para uma feira de primavera em Leipzig e ele chamou a atenção de um comprador americano, que comprou 3.000 ursos.

O Steiff se tornou o mais famoso e procurado fabricante de Ursos de Pelúcia pela determinação de uma mulher, para superar a sua deficiência, e, para criar um negócio baseado em suas Habilidades de Costura.

Margarete Steiff morreu no dia 09 de maio de 1909 pouco antes de seu 62º aniversário. As bandeiras em Giengen foram hasteadas a meio mastro.

Observações do escriba:

1ª – No GOOGLE existe uma relação de sobreviventes da POLIOMIELITE ou PÓLIO. É de lá que estamos transcrevendo as biografias e fazendo comentários.

2ª – Mencionamos: - A – FITZ HENRY LANE (1804 – 1865), PINTOR Americano. B – WILLIAM JOHN LITTLE (1840 – 1894), MÉDICO Inglês. C – MAX NOETHER (1844 – 1921), MATEMÁTICO Alemão. D – MARGARETE STEIF (1847 – 1909), COSTUREIRA Alemã.

3ª – As quatro personalidades citadas acima, todas elas, nasceram na 1ª metade do Século XIX (1804, 1840, 1844 e 1847). Fitz nasceu nos EUA, William nasceu na Inglaterra, Max nasceu na Alemanha e Margarete também nasceu na Alemanha. Os quatro personagens foram contaminados por um dos POLIOVÍRUS e contraíram a PARALISIA INFANTIL.

4ª – Além de nascerem em Países diferentes, eles também nasceram em Continentes diferentes. Três foram contaminados pelo POLIOVÍRUS no Velho Continente (Europa) e um foi contaminado pelo POLIOVÍRUS no Novo Continente (Estados Unidos da América do Norte). Isto tem um forte significado do ponto de vista BIOESTATÍSTICO e EPIDEMIOLÓGICO. Naqueles idos, a PARALISIA INFANTIL a POLIOMIELITE ou a PÓLIO era uma enfermidade apenas ENDÊMICA. Casos esporádicos e isolados aconteciam em Regiões Geográficas bem distintas. Até então uma coisa parecia certa: - A enfermidade acometia apenas as CRIANÇAS.

5ª – O que será que aconteceu na segunda metade do Século XIX? É o que veremos no próximo artigo.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, terça-feira, 19 de maio de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) Outras fontes.