UMA BREVE HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

Equilíbrio é uma palavra que vem do latim "aequilibrium", e pode ser definido como posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios. Mas qual é a importância disso para nosso estudo? A importância reside no fato de que em muitas culturas do passado a saúde era vista como um equilíbrio harmonioso entre os diversos sistemas, humores ou diferentes energias corporais cujo desequilíbrio levava a doença.

Na medicina chinesa não foi diferente, ela provavelmente foi fundada pelo imperador lendário Shen Nung (aproximadamente 2698 a.C.) em conjunto com o deus Pan Ku, o criador, na tradição taoista. A partir daí surgiu dois grandes sistemas, o Yin, que esta associado a sombra, frio, umidade e ao aspecto feminino; e o yang que está associado ao calor, luz, secura e ao aspecto masculino. Apesar de serem opostos os dois devem coexistir em equilíbrio num organismo saudável.

No modelo chines tradicional, o corpo possui 12 órgãos, sendo 6 órgãos sólidos yin (fígado, coração, rim, pulmão, baço-pâncreas, pericárdio) e 6 órgãos ocos yang (intestino delgado, i. grosso, estômago, bexiga, vesícula biliar, tríplice aquecedor?) de modo que em cada órgão ou grupo o yin e yang estão em harmonia, cujo desequilíbrio pode provocar uma doença "yang" que trás a um aumento do fator yang no corpo e resulta em uma doença "quente"(ex: febre, sintomas mudam rapidamente, inquietude, insônia, etc) ou uma doença "yin" que desencadeia uma doença "fria" (ex:face pálida, hipotermia, quietude, letargia, sonolência, etc).

O fluxo de um tipo especial de energia o "qi", também são considerados essenciais para determinar a saúde ou a doença, o qi flui facilmente por um corpo saudável ao longo dos meridianos que são vias intangíveis de energia, um bloqueio do qi causa doença, no qual um sério impedimento do seu fluxo podia levar a morte. Por isso para restaurar um fluxo saudável de qi e um equilíbrio do yin e yang, o médico chines tinha que usar plantas medicinais, massagens, dietas especiais, exercícios físicos e acupuntura ja que a incisão do corpo era pratica proibida naquela cultura.

A medicina chinesa se apoiou no Nei-ching, que foi um cânon da medicina chinesa escrita pelo imperador Huang-ti (2697 a.C.) e ele trata sobre varias coisas, como o yin e yang que acabei de falar, sobre o sistema sanguíneo, intestino e estudos confiáveis sobre a natureza física dos órgãos. No Nei-ching dizia que "Todo sangue do corpo esta sob controle do coração, o sangue flui em circulo continuo e nunca para", um fato que os europeus levaram 4300 anos para descobrirem com Willian Harvey. E pra finalizar, nesse livro também tem a descrição da acupuntura, com seus 365 pontos para se enfiar as agulhas e proporcionou excepcional conhecimento da anatomia humana. Portanto eu encerro dizendo, nunca desprezem nenhuma cultura pois temos muito a aprender tanto com os antigos como também com os "tão, tão distantes".

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!