E os meus cabelos brancos? E os seus cabelos brancos? E os nossos cabelos brancos?

E os meus cabelos brancos? E os seus cabelos brancos? E os nossos cabelos brancos?

E a certeza de chegar aos cabelos brancos em paz e com saúde?

A vida que foi-me apresentada, desde quando nasci foram muitos os desafios, muitas as lutas, as batalhas, e vencemos todas. E ainda venceremos outras.

Mas, como vencer a chegada dos cabelos brancos? Como vencer as rugas de expressão? Como vencer o medo da "envelhescência"? Como dialogar com o tempo? Como fechar os olhos e dizer que a vida adulta não deveria existir, que a maturidade e a morte também não deveriam existir?

Uma equação muito complicada de fato.

Imaginemos se de fato a vida começasse pela morte? Se tudo já fosse morte ao nosso redor. Mas, de fato ao nascermos a nossa única certeza que temos é que já estaremos enfrentando os riscos, todos os riscos da morte. A ideia de raciocinar sobre este tema, não é a das mais fáceis que tive.

Mas, estou aflita com o tempo correndo nos meus olhos, gritando comigo, sugando as minhas forças. É assustador.

Parando e pensando vamos analisar o quê significa envelhecer pobre no brasil agora. E morrer pobre no Brasil agora? É viver com pouco, nada, ser esquecido pelas ruas, becos, avenidas, esquecido pela família, amigos.

Algo de estúpido está ocorrendo em nossa sociedade brasileira.

Os jovens não estão conseguindo ter paciência, serenidade, calma, tranquilidade, com os seus entes mais maduros, mais experientes.

Para os que têm melhores condições financeiras as primeiras atitudes são colocar os seus idosos numa casa de repouso (Atitude que não condeno. Observo que ocorrendo esta atitude sendo pensada com responsabilidade, amor, paciência, que não aconteça o abandono, o esquecimento dos seus entes queridos, tudo irá dar certo.) Há também a alternativa de contratar cuidadores de idosos para que os idosos possam manter a sua rotina familiar, hábitos e vontades preservados. Os idosos cuidados em um ambiente familiar (O idoso na Casa que convive estando ativo até os primeiros sinais de algum tipo de demência) para eles com certeza terão uma maior longevidade. À não ser que os casos mais delicados exijam um tratamento fora de casa, por exemplo: em um ambiente hospitalar.)

É uma verdade que a decisão de buscar alguma resposta certa para uma melhor qualidade de vida para as nossas mães, pais, avós, tios, é verdade que não existe solução simples e fácil. Mas, devemos nos pautar nos Direitos dos idosos. Na nossa Constituição federal.

Buscar paciência, meditar sobre o assunto, cada um fazendo a sua parte, tudo há de ser mais leve, mais tranquilo, não digo menos doloroso, mas tudo poderá ser conduzido com mais leveza.

E nem sempre o caminho que aparenta ser o melhor é o mais correto para os seus familiares mais amadurecidos, mais vividos, experientes e que agora dependem de você, exclusivamente de você.

Estamos no presente! Mas, a "envelhescência" não é um espelho do passado. Terceira ou quarta idade também significa futuro. Significa novas experiências, novos aprendizados, novos rumos, novos destinos na vida.

O tempo passa para quase todos! Se não morremos envelheceremos!!!! Todos passaremos enquanto estivermos vivos por esta fase. Aliás, já somos velhos na "pele" porque a verdadeira juventude ou velhice está em nossas mentes.

A grande questão é que o segredo do vigor, da juventude eterna e outros lados do amadurecimento pessoal com qualidade de vida, passa pelo nosso atual sistema econômico que é o capitalista, extremamente egoísta e nem um pouco interessado se você acorda bem disposto ou não, o único interesse deste cruel sistema são os lucros que você rende para a sociedade.

Você passa a ser um número, perde personalidade, perde, história, perde tudo que você luta para conquistar com o seu suor. Só digo que a única coisa que nunca será perdida nesta aberração toda deste mundo mau e cruel são os conhecimentos que você adquiriu ao longo da sua vida.

Tudo que foi aprendido através da Escola, Professores, Família e Vida, amigos, viagens, esta bagagem cultural ninguém poderá lhe usurpar, roubar. Você poderá, se quiser compartilhar! Mas, o que está dentro de você ficará eternamente em você. Bons aprendizados, bons exemplos, boas ações na formação do seu caráter e cultura.

Meus cabelos brancos... Arrancá-los? Pintá-los? Esquecer todos?

Vamos vivendo de acordo com as marés!

Desejo à vocês uma bela "envelhescência" sempre!

Andréa Ermelin

Andréa Ermelin de Mattos
Enviado por Andréa Ermelin de Mattos em 19/05/2018
Reeditado em 05/06/2018
Código do texto: T6340410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.