AMEAÇADORAMENTE CRISTÃ

A igreja católica era terrivelmente cristã, quando instituiu a inquisição, na idade média. Hoje, a mesma igreja deplora os crimes cometidos na época, pois aprendeu que deve ser docemente; amorosamente; piedosamente cristã. Denominações evangélicas contribuíram fortemente, a seus modos, com as atrocidades da ditadura militar no Brasil, visando as facilidades de atuação das quais precisavam para sobreviver a qualquer custo, sobre tudo e todos, não importava como. E sempre justificaram seus atos, em nome de um patriotismo fanático, frio e cruel. Fizeram isso, por também serem terrivelmente cristãs.

No caso dessas igrejas, aparentemente ainda não houve qualquer arrependimento, pois elas têm a mesma postura de antes, de perseguição às diferenças. De condenação do que não cultuam. De misturar questões religiosas com questões sociais, porque se habituaram a controlar ideologias, castrar pensamentos e proibir arbítrios, na contramão do livre arbítrio instituído pelo possível Deus. Deus dá e as igrejas tiram, pois não concordam com Ele. Acham que Deus põe panos quentes ou passa a mão na cabeça da humanidade.

Quando falo em igrejas, refiro-me às instituições. Há muitos líderes coerentes com os princípios realmente cristãos, que certamente não concordam com os arroubos e o empoderamento arbitrário da maioria dos líderes, que leva o seu povo a perseguir, julgar e discriminar os que não seguem as mesmas regras ou não professam a mesma fé. Como as vertentes evangélicas cresceram muito nos últimos anos, o que significa um poder inquestionável de promover a eleição de quem quer que seja, que se mostre disposto a privilegiá-las, eis a força bruta. E até os líderes e fiéis que não concordam têm que tomar para si esse poder e participar do massacre das diferenças.

Tivemos agorinha, uma prova contundente de tudo isso, que certamente será contestada pela maioria preconceituosa, egoísta e com os corações repletos de ódio contra o que não é seu espelho. Foi aquele momento aplaudidíssimo em que a ministra Damares, em seu discurso de posse, afirmou ameaçadoramente que o Estado é laico, porém ela, é terrivelmente cristã. Isso mesmo. Tão terrivelmente cristã quanto a Igreja Católica na idade média e determinadas Igrejas Evangélicas na ditadura militar.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 03/01/2019
Código do texto: T6542081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.