O Elitismo do Pensar

O Elitismo do Pensar...

“Se você pinta um macaco de vermelho e o joga numa jaula de macacos marrons, estes o estraçalharão” (Robert Anson Heinlein)

Estamos fadados a viver em bolhas, jaulas, cadeias, bunkers, fortalezas, muralhas, visando proteger nossas próprias idéias, não querendo que ninguém as confronte, questione ou investigue... Estamos fadados a gritar teses pelos quatro ventos e protegê-las para que ninguém mais as conteste.

Se você “pensa fora da caixa” se prepare, algo de doloroso vai te acontecer, se você é “o macaco vermelho jogado na jaula dos marrons” você vai ser estraçalhado pelos conservadores marrons de idéias fixas e prontas, se prepare...

Vivemos no mundo de pessoas sem espaço para dúvidas e com muita bagagem de “certezas”, isso é perigoso... Quando atingimos esse estágio nos tornamos alguém perigoso, que não da voz ao outro, tratamos o outro como se ele tivesse Doença por Vírus Ebola, nos distanciamos, não queremos contato e usamos roupa especial com máscaras e tudo mais para nos proteger das idéias dele. Vírus Ebola que tem esse nome por causa do Rio Ebola, na Republica Democrática do Congo, o surgimento do vírus se deu em 1976.

Felizmente não somos senhores da razão de coisa alguma, não sabemos nada, nada de nada, a maioria das pessoas não sabem nem qual é a maior glândula do seu corpo, nem a segunda maior, nem a terceira e muito menos a quarta, muito menos sabem por que o Hemocitoblasto é precursor de um glóbulo sanguíneo, a maioria das pessoas não sabe que a Literatura Nonsense foi criada por Edward Lear enquanto ele procurava um tratamento para bronquite e asma em 1846, as pessoas não sabem, mas elas insistem em criar convicções que acabam excluindo os outros. Fala sério, as pessoas nem reparam no órgão vomeronasal de um gato, órgão de Jacobson, afinal, isso não lhes interessa o que interessa são suas próprias idéias, seu trabalho, sua casa, seu egoísmo...

O Elitismo do Pensar, o elitismo do pensamento é um mal, é uma espécie de príon, o elitismo do pensar se alimenta de você, você não percebe, pois se alimenta do seu ego, você imagina ser especial, imagina ser o “eleito” e com isso encontra outras pessoas que pensam como você e se juntam. Nessa elite só entra quem pensa de maneira semelhante, quem tem afinidade, quando você para e reflete já excluiu diversas pessoas só por que elas não concordavam com você, nem aplaudiam suas certezas e muito menos exaltavam você.

O Elitismo do Pensar é um pecado, como um dos sete pecados mortais da obra de Hieronymus Bosch.

O Elitismo do pensar encontrou uma escola muito forte no mundo, essa escola eu chamo de “religião”, a religião é um conforto para muitos e é possível que a religião em algum lugar, seja a verdade suprema. Mas ser religioso é muitas vezes uma forma de orgulho, orgulho de um povo que faz disso sua elite e não importa o que você diga ou argumente, eles estarão sempre “certos” em suas convicções. Isso é perigoso.

As pessoas têm medo do desconhecido, do novo, das idéias revolucionárias, pois isso pode dissolver seu castelo de areia... Em 1798, quando o pai da Demografia Thomas Robert Malthus criou sua teoria de que no futuro seria preciso controlar a natalidade, principalmente entre os mais pobres para conter o aumento da população e impedir a falta de alimento, a fome e a miséria no mundo, essa idéia foi contestada ferrenhamente e até desacreditada (O Malthusianismo). As pessoas têm muito apreço em desacreditar as idéias dos demais em prol das suas convicções. Em 1889 quando o engenheiro Gustave Eiffel foi aprovado no concurso que escolheu quem faria o projeto do monumento em homenagem a Revolução Francesa, vários intelectuais e escritores da época protestaram contra a construção da Torre de Gustave Eiffel, fizeram até manifesto contra a Torre Eiffel, mas as idéias sempre vencem... Assim como a Torre foi construída.

As pessoas estraçalham quem pensa diferente e quem pensa diferente se junta a outros que pensam diferente e assim se cria a polarização, a guerra, o preconceito, a intolerância... Isso é perigoso... Preconceituosos se unem a seus semelhantes que pensam da mesma forma, religiosos aos que pensam da mesma forma, extremistas se juntam com os seus pares e assim por diante... Dyeus Pather que caos no meio social hein.

As alianças dos que pensam de maneira semelhante forma uma Elite do Pensar...

E aí, qual é a sua Elite? Só vou deixar claro algo que vai te deixar triste, nenhuma Elite é boa...

Eu fico com a frase do cartunista James Thurber criador do aclamado personagem Walter Mitty que dizia o seguinte:é muito melhor conhecer algumas das questões do que todas as respostas.

Eden Mendes
Enviado por Eden Mendes em 01/06/2019
Reeditado em 01/06/2019
Código do texto: T6662219
Classificação de conteúdo: seguro