CABELOS SOCIAIS

O filme "Felicidade por um fio", comédia romântica de Haifaa Al-Mansour, aborda a ditadura do que é ter um cabelo belo e perfeito, em que o volume e os cachos são sinônimos de imperfeição e julgamento.

No ambiente midianista, a idealização da perfeição se concretizou desde sempre, modificando o natural das mulheres. Atrizes com Thais Araujo, Débora Nascimento e Aline Dias, nos anos 2000, tiveram de submeter-se a chapinha para apresentar o cabelo ideal nos programas televisivos.

Redes sociais, filmes, revistas, dentre outros; utilizam do papel de transmitir informações para sobrepor a opinião de beleza e integridade, o que desperta discriminação, intolerância, desrespeito e o padrão de estética capilar, apresentando ao público mechas sem frizz, cabelos lisos e sedosos.

A mídia social desde seu princípio reflete os acontecimentos da época, sendo ela a padronização ou aceitação dos cabelos. Mulheres que utilizam de sua imagem para promover certas críticas, estão refletindo a aceitação de suas mechas, sendo elas brancas ou negras.

Luciana Mayumi Egawa

2º ano Ensino Médio

IEL Ensino Médio
Enviado por IEL Ensino Médio em 08/04/2020
Código do texto: T6910670
Classificação de conteúdo: seguro