EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO

A demanda dos direitos humanos e a aplicação de políticas universalistas constituem um dos pontos basilares da problemática das sociedades contemporâneas, por estarem intrinsecamente interligadas as nossas preocupações, buscas, projetos e sonhos.

A doutora em educação e professora universitária Vera Maria Ferrão Candau, no seu artigo Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos, se debruça, com muita propriedade, sobre o tema da tensão entre igualdade e diferença na concepção e prática dos direitos humanos, afirmando que mesmo eles sendo respeitados ou violados, os direitos humanos são referência para a construção de sociedades humanas e democráticas.

Embora sejam patentes os esforços das autoridades políticas e judiciais no tocante ao repúdio a qualquer tipo de diferenciação, mas, infelizmente, o que testemunhamos ainda triunfar em alguns setores da sociedade é a negação veemente da discriminação que deixa sequelas cada vez mais incisivas na evolução histórica dos direitos humanos. Dessa forma, no intuito de combater essa anomalia, se faz necessário destacarmos a importância de se fazerem cumprir as orientações promulgadas no PNEDH, para que sejam elaborados materiais educativos exclusivos para a abordagem dos direitos humanos, que o conteúdo desta temática seja inserido ao currículo das unidades escolares e que sejam ofertadas formações continuadas voltadas para a educação em direitos humanos, para que se produza algum tipo de resultado positivo na prática docente, e consequentemente, na vida de todos que nela estudam e trabalham.

Neste aspecto, faz-se necessário modificar a realidade escolar para que ela se torne mais inclusiva, transformando-se em um espaço determinante para construção de relações sociais ajustadas com os princípios da igualdade e da diferença, com o merecido respeito às diversidades, consolidando assim uma grande oportunidade de aprendizado e de mudanças sociais.

REFERÊNCIAS:

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à Educação, Diversidade e Educação em Direitos Humanos. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/phjDZW7SVBf3FnfNL4mJywL/?lang=pt&format=pdf

Consultado em 08/10/2022.

SILVA, Wanda Lúcia Borsato; COSTA, Valdelúcia Alves da. Educação em Direitos Humanos: Desafios à Formação e à Inclusão. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/8484/47967511

Consultado em 09/10/2022.

FERREIRA, Leticia Schneider. Educação e Direitos Humanos: Inclusão, Diversidade e Democracia. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2020/05/Livro-Direitos-Humanos.pdf.

Consultado em 09/10/2022.

PEREIRA, Ana Carolina Reis. Educação, Direitos Humanos e Prática Docente. Disponível em: file:///C:/Users/HP/Downloads/2069-Texto%20do%20artigo-5618-1-10-20140324.pdf. Consultado em 11/10/2022.