Sentir-se só, não é estar só!

Solidão

Há momentos em que nos sentimos tão sós, que nada nem ninguém é capaz de preencher o imenso vazio que invade nossa alma tomando nosso espírito, nos tornando amargos e sem vontade de viver. Lembro-me que certa noite numa dessas festas onde mal se pode caminhar, eu sentia tamanha solidão que não distinguia aquele lugar de um deserto, frio e escuro, onde não se vê, nem se senti ninguém! Eu me arrastava entre aquelas pessoas sem as enxergar, sem sequer perceber que elas também poderiam está passando pelo mesmo dilema que eu e nem por isso pensava em algo que pudesse ajudá-las.

A solidão pode ser sentida de diversas formas... Ela pode ser sentida em meio a uma multidão em polvorosa ou pode si vivencia-la solitariamente, como se imagina ser o certo. Mas existem aqueles que têm de tudo, casa, família, amigos, namorada, etc... E mesmo assim se sentem sós! Á casos completamente adversos aos que falamos. Um exemplo claro disso é o fato de estarmos sós e não nos sentirmos.

Solidão pode ser apenas um estado de espírito e não necessariamente um sentimento, tais como euforia, excitação, entre outros. Vez ou outra me pego sentindo-me só, não que eu esteja sozinho, mas não me sinto acompanhado, é como se minha alma pedisse e quisesse algo além de uma mera companhia ao meu lado, esta que parece clamar por este algo a mais que vez ou outra parece nos faltar. Somos assim mesmos, nunca estamos satisfeitos com o que temos ou com aquilo que esteja a nossa disposição, estamos sempre exigindo, esperando alguma coisa a mais, nada é o bastante, somos demasiadamente ambiciosos e egoístas.

Numa ocasião qualquer estava sentindo tamanha solidão que me pus a beber, ao me perguntarem por que bebia de forma excessiva. Respondi...

_Estou bebendo porque me sinto solitário! Curioso o primeiro indagou...

_Resolveu?

_Não. Só ganhei uma baita dor de cabeça! Podemos perceber que nenhum problema pode ser resolvido com algumas doses extras de álcool e muitos menos com o uso de drogas, muito pelo contrário, o que si ganha com esse tipo de atitude é a vergonha por ter se excedido de forma vexatória e vergonhosa, demonstrando falta de personalidade e caráter na noite anterior.

Podemos suprir nossas frustrações e eventual solidão, com um belo e largo sorriso nos lábios, isso além de saudável, não prejudicará ninguém, tampouco te envergonhará no dia seguinte.

Somos emotivos e principalmente frágeis, podendo nos sucumbir diante do primeiro obstáculo, por isso precisamos estar atentos às armadilhas impostas pela á vida, temos que sermos fortes, sem perder a ternura e o otimismo. Cada ser humano reage de uma forma mediante a um problema, há aqueles que lutam, sem si entregarem ou darem por vencidos, mas há também aqueles que ao se depararem com um problema como a solidão, não sabem como agir e cai por terra sem esboçar a menor reação e assim são vencidos facilmente.

Quando si vir diante da solidão, imagine que esteja num belo lugar, alegre e de preferência acompanhado de alguém muito querido por você, então verá que a solidão pode e tem como ser superada. Veja um exemplo claro e verídico: _Um jovem ao ter seu destino interrompido e se deparar com um dilema, optou por enfrentá-lo de forma surpreendente. Quis o destino que seu amor passasse por uma provação, dessas que não se imagina acontecer consigo jamais. Então o que fez o jovem rapaz? Após ponderar e perceber que não teria estrutura suficiente para lidar com o que há de pior numa relação que é a desconfiança, abriu mão dela se propondo a viver só, mas sem se sentir só! Ao lado de seus familiares criou uma nova forma de amar, dedicando-se a amar única e exclusivamente a eles, não tendo porque haver desconfiança, sentia-se seguro por não ter que se expor diante de uma sociedade que faz questão em apontar os erros dos outros, fingindo perfeição o que convenhamos pura hipocrisia ...