A esperança não morre

A esperança é a última que morre... No Brasil esse dito é muito usado, principalmente quando as pessoas estão passando por momentos difíceis que, obviamente exigem esperança.

Mas será que a esperança é a última que morre? Esperança que é esperança nunca morre. As vezes podem acontecer coisas contrárias no final da nossa espera, mas não quer dizer que a esperança morreu, ela se plenificou de outra forma, que só quem tem fé pode perceber.

O alimento da esperança é a fé que, por sua vez gera em nós uma confiança muito grande em Deus. Somente quando confiamos somos capazes de esperar. Então, quanto maior nossa confiança em Deus e/ou nas pessoas, maior será nossa esperança.

Esperança tem haver com esperar.A verdade é que muitos de nós, não sabemos esperar, temos muita pressa. Na pressa não conseguimos atingir a perfeição, outro dito. Na pressa, deixamos de perceber os detalhes interessantes da vida, na pressa, deixamos de olhar nos olhos, deixamos de conversar, deixamos de meditar, de silenciar.

A esperança tem uma relação íntima com nossa vida. Necessitamos de esperança. Então, primeiramente necessitamos de Deus, de fortalecer nossa confiança nEle através da fé.

Esperar é próprio de quem ama e amar é próprio de quem sabe esperar. Na espera, na paciência, há muita coisa boa que, com a pressa deixamos de perceber.

O tempo do Advento é o tempo liturgico que reflete bem essa virtude da Esperança. Esperamos a vinda de alguém, e por isso nessa espera nos preparamos para melhor acolher. Que esse alguém seja Jesus, mas também seja cada pessoa, cada situação da nossa vida.

Que saibamos "enxergar as formiguinhas trabalhando", que saibamos contemplar a beleza do luar, que saibamos enxergar o sol atrás das nuvens, que saibamos esperar o próximo auto-carro, que saibamos esperar o horário da Missa e não a Missa nos esperar com nosso atraso, que saibamos esperar o bem de quem é mau, que saibamos esperar a nossa conversão, que saibamos esperar a próxima nota na melodia da vida, que saibamos esperar diante das situações que nos desesperam, que saibamos esperar...

Na esperança, a vida ganha mais sentido, mais movimento. É feliz quem sabe esperar, não obstante a todo sofrimento que isso causa.

Na hora da tempestade não adianta agir precipitadamente, espere a bonança, é sempre melhor.

Seja sempre uma pessoa cheia de esperança. Para isso, alimente-a com a fé, a fé que é como o ar, não vemos, mas sentimos. A fé que permite ao coração um confiança inabalável em Deus. Da nossa parte, Basta confiar, saber esperar, porque a parte de Deus Ele sempre faz.

Costumo dizer um coisa que é: Deus não tarda e nem falha, Ele sempre age na hora certa.

Na tempestade, respire esperança, e logo virá a bonança

Não há glória sem ter cruz, confie em Jesus.

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 17/07/2009
Reeditado em 20/07/2009
Código do texto: T1704677
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.