Atividades realizadas pela Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí - 2005

A Associação dos Artistas Pláticos de Jundiaí, entidade artístico-cultural, fundada em 14/10/1974 por um grupo de artistas plásticos jundiaienses que se sentiam injustiçados pelas instituições oficiais e pretendiam reunir-se independentemente para prestigiar o incentivo e divulgação das artes plásticas de Jundiaí e região. Passaram-se 31 anos e em toda a sua história, sempre houve luta e perseverança em continuar a prestigiar os objetivos principais da AAPJ, ou seja, continuar incentivando novos talentos e divulgando os que vivem ou gostam dela. Cumprindo com seus Estatutos Sociais, a AAPJ, em 2005 fez muita divulgação em exposições e mostras, e continua com seu curso de Desenho e Pintura, com 6 meses de Desenho e 6 meses de Pintura, iniciado em 1979 pelo artista plástico Issis Martins Roda.

Há 16 anos existe um convênio entre a Prefeitura e a AAPJ para 40 bolsas-de-estudo para alunos das escolas estaduais, renovado a cada ano, sendo que o ultimo venceu em julho deste ano. Apesar do pedido da renovação da Bolsa, Lei Municipal n.4300/94 foi feito um pedido, protocolado na Casa da Cultura, (n. 242/05 em 22/4/05) que somente teve confirmação em 04/01/06. O novo contrato deveria iniciar em 02 de agosto de 2005 e, mesmo sem a renovação, os 40 jovens continuaram recebendo as aulas, desta vez, por conta da própria AAPJ, que assim, cumpre com seus objetivos básicos: incentivar novos talentos, sempre sob a responsabilidade do Diretor Cultural, artista Marco Antônio Scarelli.

A AAPJ iniciou em 2005, novos cursos e oficinas com curta duração, como de Pintura em Ovos de Avestruz, Escultura, Oficina Lúdica, Curso de Criatividade e Pintura em Porcelana. Os cursos são formados conforme haja interesse e o número mínimo de alunos Inscrições abertas o ano todo pelo telefone de contato: 4581.1381.

Associados da AAPJ participaram em galerias, coletivas e exposições em São Paulo

II - Resumo dos eventos: mostras, exposições e instalações em 2005:

A AAPJ fez uma extensa programação de eventos para 2005, sob a orientação e curadoria do Diretor Cultural o artista plástico Marco Antônio Scarelli, com a assistência do artista Andrey Zignnatto, Secretário da entidade.

JANEIRO: “IMAGENS”de 08 a 28 em homenagem ao Dia do Fotógrafo – Mostra de fotografias, com quatro artistas expoentes. Local: Casa da Cultura de Jundiaí “Ariano Suassuna”.

FEVEREIRO: 1) “MEMÓRIAS EM FOCO” - De 28/01 a 19/02 – Mostra de fotografias, tradicionais, digitais, pinturas, transparências e criatividade, com sete artistas participantes. Local: Casa da Cultura de Jundiaí “Ariano Suassuna.

2)- “Conversa de Artista” - Dia 19/2 foi realizado o 1o. Projeto “Conversa de Artista”, um bate papo descontraído com escultor jundiaiense Adair Afonso de Souza. O encontro realizou-se à noite com diversos artista e aberto ao público em geral, trocando experiências. Local: Saguão da Casa da Cultura de Jundiaí “Ariano Suassuna”.

3)- Cursos: o início de cursos novos “Oficina técnicas de pintura em ovos de avestruz”, “Curso de Criatividade”, “Pintura em Porcelana”, “Oficina Lúdica” e “Escultura”. Local: na sala de aulas da sede da AAPJ. Inscrições pelo fone 4522.1381.

MARÇO: “OVO FORTE, SÍMBOLO DA VIDA” – De 05 a 27 de março. Exposição de arte em ovos de avestruz, que revela criatividade, com o uso de várias técnicas pelos 13 artistas participantes. Patrocínio do “Pé Forte” que doou dos ovos de avestruz. Local: Maxi Shopping de Jundiaí. Fotos no álbum Ovo Forte, Símbolo da Vida (www.ubbi.com.br/fotoalbum/arte/outros)

MAIO: “INSTANTÂNEOS” De 18/05 a 01/06 – Exposição de fotografias tradicionais, digitalizadas e interferências, com seis artistas participantes. Curadoria de Regina Kalman, Diretora do Patrimônio. Local: Casa da Cultura de Jundiaí “Ariano Suassuna.

AGOSTO – SETEMBRO: “DO CHÃO NÃO PASSA” – De 24/08 a 06/09:- Instalações colocadas no chão com temas e material livres. A exposição feita no chão mostrando que há criatividade mesmo dispensando painéis e paredes. Mesclando o irônico e o cômico, críticas e a simples criatividade estiveram presentes com os nove artistas participantes. Local: Casa da Cultura de Jundiaí “Ariano Suassuna”. Fotos no álbum Do Chão não Passa (www.ubbi.com.br/ fotoalbum/arte/outros)

OUTUBRO: Mês de Aniversário da AAPJ – 31 anos de fundação.

Exposição “O TEMPO NÃO PÁRA...” – De 14 a 28/10 no Complexo Cultural Argos, Sala João Guimarães Rosa, Jundiaí. Os trinta e um anos de arte, nas mais diferentes técnicas, versões e tendências, que fizeram a história da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí (AAPJ) estavam reunidos na exposição “O Tempo não Pára...”. A mostra foi idealizada para comemorar os 31 anos do surgimento da AAPJ, entidade que, desde seu início, visa incentivar as artes plásticas e a cultura em Jundiaí e região. Eclética, com obras de arte rara, outras que foram mostradas pela primeira vez ao público, foi feita uma mostra simbólica, com um pouco da história da entidade, desde que foi fundada.(Fotos no álbum O tempo não pára - 2005 (www.ubbi.com.br/ fotoalbum/arte/outros)

Num projeto ousado, num espaço de 3 mil m2, pela primeira vez a entidade consegue reunir obras de seus fundadores, de convidados especiais e também de alunos dos cursos, num só evento com curadoria do artista plástico Marco Antônio Scarelli, Diretor Cultural da AAPJ. Na ocasião foi feito o lançamento oficial do novo logotipo da AAPJ, criação do artista Andrey Zignnatto.

Para abranger uma série de eventos numa mesma mostra, pensou-se em homenagear alguns artistas falecidos, sócios-fundadores inclusive do 1o. presidente (Antonio Thyrso Pereira de Souza), artistas premiados em salões oficiais nacionais e internacionais, com mais de 25 países, com 88 artistas participantes com mais de 300 obras, com 32 técnicas em artes plásticas, apresentadas de forma individual ou em instalações, além de figurinos, a mostra foi um conjunto ímpar de arte, e mesmo com poucos recursos e elementos disponíveis, sem patrocínio, a não ser a sala cedida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Jundiaí, num grande esforço a AAPJ conseguiu realizar um trabalho inédito, singular e de grande valorização e tendências das artes plásticas no município.

O evento foi dividido em etapas para abranger uma grande variedade de temas: “Homenagem póstuma” e Retrospectivas de eventos realizados anteriormente como: Cursos de Desenho e Plástica (desde 1979), Salão Internacional de Arte Postal “Raízes da Arte”(1995); “Recatus, Confortus, Ostentatus” (1999); “Ovo Forte, Símbolo da Vida” (2005); “Do Chão não Passa” (2005), “Instantâneos”(2005), além exposição de quadros, desenhos, esculturas, instalações e apresentação de vídeo.

ETAPAS:

1) - HOMENAGEM PÓSTUMA – numa homenagem aos artistas falecidos: ADRY - Adriana Gai Jona (sócia fundadora); ÁFRICA Raul Zomigniani (sócio fundador); ISSIS– Issis Martins Roda (sócio fundador), ATHOS – Athos Pimenta de Pádua (sócio fundador) e Pedro THEOTO (sócio).

2) - RETROSPECTIVAS – um pouco de alguns eventos realizados pela AAPJ nestes 31 anos:

a) “Curso de Desenho e Pintura” (desde 1979) iniciado pelo artista plástico Issis M.Roda, que consiste em 6 meses de desenho com estudo de sombra, cor, desenho anatômico e de observação e 6 meses de pintura em tela com várias técnicas disponíveis. Houve a participação de alunos atuais que estão atualmente freqüentado o curso, existente desde 1979, e por onde já passaram alunos que hoje são artistas plásticos profissionais, que freqüentaram faculdade de artes e com grande repercussão na área. É a maior contribuição da AAPJ para a comunidade.

b) - “Salão Internacional de Arte Postal - Raízes da Arte” (1995), realizado com 21 países, entre os quais nomes famosos internacionalmente como o espanhol Antonio Miró e os alemães “The No Institute Jurguen D.Olbich”, o italiano Ruggero Maggi, o francês Lucien Suel, entre outros. Exposição no Maxi Shopping de Jundiaí em 1995. Apresentação no evento de 43 artistas com 67 obras expostas na exposição “O Tempo não Pára...”

c) -“Racatus, Confortus, Ostentatus” (1999), um evento realizado no fim do Curso de Desenho e Modas na AAPJ, foi promovido um evento entre artes plásticas, moda , figurinos e arte cênica, no Clube Recreativo Jundiaiense. Usando figurinos criados por artistas da entidade com material diversos houve uma apresentação de moda, mesclando a encenação de arte moderna entre artistas plásticos, alunos de moda e teatro. A roupa vinha simbolizando as três funções das vestimentas (recato, conforto e ostentação) e assim ela deixava de ser um simples vestuário para se tornar uma obra de arte.

d) - “Ovo Forte, Símbolo da Vida” (2005) – evento realizado em março de 2005, no Maxi Shopping de Jundiaí, para mostrar a possibilidade criativa com o uso de ovos de avestruz.

e) - “Do Chão não Passa” (2005). Exposição em agosto e setembro na Casa da Cultura de Jundiaí, com instalações feitas no chão. Num tom crítico, lúdico, cômico e criativo, foram realizadas instalações por nove artistas. Usando papel, tecido, tijolos, plástico queimado, flores, areia, diversos objetos, os artistas se expressaram de diversas maneiras usando simplesmente o chão.

f) “Instantâneos” (2005) – exposição de fotografias tradicionais, digitalizadas e interferências, realizado por seis artistas no saguão da Casa da Cultura de Jundiaí em maio de 2005.

3) - EXPOSIÇÃO DE QUADROS DE ASSOCIADOS E CONVIDADOS:

Exposição de trabalhos de artistas associados fundadores, associados, convidados e artistas-alunos. Trabalhos com instalações, pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, tapeçaria, colagens, fotografias, arte postal, num total de 32 técnicas apresentadas pelos 87 artistas participantes, entre os quais, cinco artistas homenageados, 33 associados e convidados, seis alunos de Desenho e Pintura e 43 artistas internacionais de 21 países.

4) - INSTALAÇÕES:

Andrey Zignnatto, artista plástico e Secretário da AAPJ, montou a instalação “Um breve diálogo entre a razão e o inconsciente” com peças de vidros de automóveis, e desenhos espalhados, numa alegoria aos acidentes de trânsito.

Marco Antônio Scarelli, artista plástico e Diretor Cultural da AAPJ, montou a instalação “ Para caminhar com as próprias pernas...”, com diversos pares de sapatos criados por ele, numa alegoria de que os artistas devem seguir em frente sem se apoiar externamente em entidades e patrocínios financeiros.

Alexandra Del Prá, artista plástica convidada apresentou as instalações: “TV - Privada Pública?”, “Trabalho” e painéis “ Criado mudo”, “Cria do Mundo” e “Criar do Mundo”.

5) - ARTISTAS PARTICIPANTES

a)- Associados e convidados

Abel Francisco Oliveira. Alcione Domatti, Alessandra Del Pra, Andréia Dullianel, Andrey Moura Zignnatto, Antônio Tomazeski, Alex Roch, Antônio Thyrso Pereira de Souza, Argemiro Saviolli, Crismontez de Brito, Edson Negromonte, Elias Cupim, Ezequiel Vitalino Dias, Eliza Manzatto, Elvio Santiago, Fernando Drezza, Fernando Ramos de Souza, Graziela Regina Savy, João Borin, João Ribeiro Júnior, Lígia Rodrigues, Luiz Carlos Profeta, Marco Antônio Scarelli, Maria Cândida Giacomelli, Marcelo C. Martins, Márcia Felix Soares, Maria Cândida Mendes, Maria Mafalda Mendes, Maurício Moraes, Nêmesis Rossi Cossi, Regina Kalman, Rodrigo Fuentes, Vera Palermo.

b) - Alunos do Curso de Desenho e Pintura da AAPJ

Alexandre Zamboli, Arthur Maximilliano, Catarina Lopes, Emerson Lima de Sá, Evelyn de Assis e Jonatãs T. das Neves.

6) - ARTISTAS INTERNACIONAIS – Arte Postal “Raízes da Arte”

Alemanha: Jurgen O. Olbrch, do The no Institute; Argentina: Beatriz Makaroff e Hilda Paz; Austrália: David Lawrence Stafford; Áustria: Franzobel; Bélgica: Sephan Barbery, Câmera Oscura; Brasil: David Dias, Avelino de Araújo, Edson Skrobot, Helle Henriques Bessa, Liliane Santo, Marco Antônio Scarelli, Marcos Lemes, Norma Mobilon; Raquel Schowonke, Sérgio O. Sonora, Sulliany Pallucce, Valdelis Reis M Leite; Canadá: Melissa Clark, Tiga Chiba; Chile: Carlos Montes de Oca; Espanha: Antônio Miro; Filipinas: Clara Mihara; França: Lucien Suel, Pascal Lenoir; Holanda: Ruud Janssen Tam, Steve Bikohof, Thuis Museum; Inglaterra: Leslie Deaton; Itália: Adriano Bonari, Alessio Anguis, Michele Perfetti, Nazzareno Miconi, Ruggero Maggi; Índia: Swami Nirmalanda; Japão: Miten Tensaku Murata; México: René Montez; Polônia: Artur Dynowski; República Checa: Ângela M. Bukovanska; Suíça: Marcel Stussi; EUA: Gerard Bargbot, Modern Realism Arcive, Turk R. Reedada.

Diretoria Executiva da AAPJ

Presidente: Fernando Drezza; Secretário Geral: Andrey Moura; 1o. Tesoureiro: Regina Kalman; 2a Tesoureira: Graziela R.Savy; Diretor Cultural: Marco Antônio Scarelli; Diretor do Patrimônio: Regina Kalman; Diretor Relações Públicas: Graziela Regina Savy. Conselho Deliberativo - Presidente: Vera Palermo, Vice-Presidente: Abel Francisco Oliveira

_____________________________________________

Regina Kalman - Diretora do Patrimônio da AAPJ