Exposição de Presépios é no Museu do Solar - Jundiaí/SP

Exposição de Presépio é no Museu do Solar –

Artigo de Regina Kalman

Em sua nova edição a já tradicional Exposição de Presépios voltou novamente ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, no Solar do Barão à rua Barão de Jundiaí,762, Jundiaí, de 01 de dezembro de 2006 a 07 de 2007, depois de ter sido montado no Complexo Cultural Argos, na Vila Arens em 2005.

A exposição é realizada pela Secretaria de Cultura de Jundiaí sob a responsabilidade do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, que tem como diretor o professor Paulo Alfredo Moraes Leite.

A mostra , que teve início em 1978, sem interrupção, tem o objetivo de participar das festividades natalinas de dezembro em Jundiaí, relembrando a tradição e folclore com presépios artesanais , industrializados ou tradicionais, alegrando a tradição do Natal, onde o presépio faz parte do imaginário natalino.

Embora o espaço do Solar seja pequeno, e com grande parte do seu acervo exposto, também foram reservadas quatro salas para a exposição de presépios, quadros e esculturas que lembram o Natal e o nascimento de Jesus, uma tradição que foi iniciada por São Francisco de Assis, em Greccio, Itália no ano de 1223, quando apresentou cenas do nascimento de Jesus durante a missa-do-galo colocando um burro e uma vaca em pleno altar, para dar mais realismo à Natividade. No século XVI, o jesuíta José de Anchieta, também catequizada os índios com cenas da Natividade nas missa-do-galo e também incentivava a modelar figuras de presépio em barro com crianças índias.

Exposição de Presépios em Jundiaí

A montagem de presépios em Jundiaí sempre foi feita dentro das igrejas católicas da cidade, e em muitas casas pelas famílias cristãs. Durante anos foi muito visitado o presépio com peças italianas, numa gruta nos jardins da Argos Industrial S/A, que atraiam visitantes dos bairros da cidade e de cidades vizinhas que findou quando a indústria faliu.

Em 1978 foi realizada a primeira Exposição de Presépios em Jundiaí no ‘Parque Carbonari’, e deste então não mais parou de ser apresentada na cidade e desde 1998 era realizada nas dependências do Solar do Barão, no centro da cidade.

Em 2005 , com os festejos dos 350 anos de Jundiaí, a Exposição de Presépios voltou ao Complexo Cultural Argos, Sala ‘Luiz Guimarães Rosa’ na ex-indústria de tecidos, que foi comprada pela prefeitura de Jundiaí, à rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens em Jundiaí. A mostra contou com dezessete presépios montados por expositores jundiaienses, que contou com a curadoria de João Borin.

Um pouco de história da exposição de presépios em Jundiaí

A Exposição de Presépios natalinos começou em Jundiaí em dezembro de 1978, pela Sociedade Folclórica de Jundiaí, idealizada pelo seu presidente Sebastião Maia, realizada no Parque Antônio Carbonari, popularmente conhecido como “Parque da Festa da Uva”, no Bairro do Anhangabaú. No início foi realizado como Concurso de Presépios, sendo o primeiro lugar obtido pela Irmã vicentina Maria Carmem Bergamaschi, que esculpiu seu presépio em cerâmica sem queima.

Em 1979 e 1980 foi realizado a Exposição de Presépios e Trabalhos Natalinos , tendo à frente a coordenadora Maria Cristina Castilho de Andrade, do Mobral de Jundiaí , (Movimento Brasileiro de Alfabetização), Sebastião Maia, presidente da Sociedade Folclórica de Jundiaí, e o patrocínio da SECRET com o professor Flávio D’Ángieri, Secretário de Educação,Cultura , Esportes e Turismo de Jundiaí. A mostra foi realizada num prédio onde funcionava a Biblioteca Municipal de Jundiaí, à rua Rangel Pestana, 372.

Em 1981 e 1982 o Concurso de Presépios foi realizado pelo o MOBRAL de Jundiaí, tendo à frente a professora Maria Cristina Castilho de Andrade, encarregada do Mobral de Jundiaí e da presidente do Mobral em Jundiaí, a professora Maria de Lourdes Potenza, com a parceria da SECRET, com o Secretário de Educação ,professor Flávio D’Angieri na gestão do prefeito municipal Walmor Barbosa Martins.

O concurso de presépios natalinos continuou crescendo a cada ano e o número de participantes aumentou sendo o responsável pela divulgação de vários nomes artísticos que se projetaram nessas mostra, passando a ser um marco no calendário municipal. Com o tempo, o lugar da mostra foi desativado.

Ainda em 1983 , o Mobral de Jundiaí, com a presidente Maria de Lourdes Potenza e a coordenadora do Mobral, a professora Maria Cristina Castilho de Andrade, em parceria com a SECRET, com o Secretário de Educação, professor Oswaldo José Fernandes, na gestão do prefeito municipal André Benassi.

.

Em 1984 e nos anos seguintes, a procura de expositores cresceu e as visitas também, tanto foi o sucesso que o concurso passou a ser acampado pela prefeitura, através SECRET, Secretaria de Educação, Esportes e Turismo de Jundiaí, mais precisamente pela Coordenadoria de Cultura e Turismo, sob a coordenadoria da professora Maria Cristina Castilho de Andrade, no prédio da Casa da Cultura, à rua Marechal Deodoro da Fonseca, 334.

Para manter e legitimar a da já tradicional mostra natalina, a vereadora Ana Vicentina Tonelli, deu entrada na Câmara Municipal de Jundiaí, com projeto de lei n. 3850 de 28/02/1984 , que se tornou lei municipal n. 2725 de 16/07/1984, garantindo a continuidade anual da Exposição de Presépios Natalinos, passando então a responsabilidade legal de sua realização à Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Jundiaí, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, que em 2005 passou à Secretaria de Cultura de Jundiaí.

Em 1985 a exposição ficou a cargo da Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo, com a Coordenadora Maria Cristina Castilho de Andrade, gestão do prefeito municipal André Benassi.

A Exposição de Presépios passou por diversos locais, sendo na Casa da Cultura até 1989. Em 1990 foi realizada a mostra no Centro das Artes sob a Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo e em 1991 no Maxi Shopping de Jundiaí.

Em 1992 a Exposição de Presépios foi realizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Vila Arens .

Durante cinco anos foi montado em um quiosque na Praça Governador Pedro de Toledo, no centro da cidade em parceria entre a Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo e a Associação dos Comerciantes do Centro para abrigar a Exposição de Presépios.

Em 1998, Solar do Barão, alugado das Irmãs Vicentinas, o Museu Histórico e Cultural passou a ocupar suas dependências, após passar por uma grande reforma , abrigou pela primeira vez mostrou a Exposição de Presépios, com 13 presépios na sua parte interna e um no seu jardim. A exposição não mais visava um concurso, mas a continuidade da tradição popular natalina. A visita à exposição passou a ser muito grande pela população da cidade e região, passando a ser costume visitar o centro e entrar no Solar do Barão ver a mostra natalina durante sete anos seguidos.

Em 2005, devido à comemoração dos 350 anos de elevação à Vila do povoado de “Mato Grosso de Jundiahy”, que se tornou Vila Formosa de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy, a 14 de dezembro de 1655, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, montou a mostra “Terra Querida Jundiahy” ocupando todo o espaço do Solar do Barão, à rua Barão de Jundiaí, 762, a Exposição de Presépios foi montada no Complexo Cultural Argos, na Sala Luiz Guimarães Rosa, à av. Dr. Cavalcanti,396, Vila Arens, Jundiaí.

Exposição de Presépios – Projeto Presépio é no Museu em 2006

Voltando ao Solar do Barão, a Exposição de Presépios natalinos está ocupando quatro de suas salas com presépios artesanais, particulares e industriais, além de mostrar imagens de São Francisco de Assis, o idealizador do presépio em 1223, e desde então há a tradição religiosa e popular nos paises cristãos , de relembrar o nascimento de Jesus, no Natal, 25 de dezembro, uma data em que eram realizadas festividades pagãs, em homenagem ao sol, no dia do solstício, quando o hemisfério norte é o dia mais curto do ano e a chegada do inverno.

A Natividade é representação do nascimento de Jesus Cristo, supostamente no ano I e segue as Escrituras Sagradas, ou conforme a imaginação popular, a festividade do Natal em diversas regiões e à mercê a criatividade dos seus montadores.

Este ano a criatividade ficou a cargo de presépios de vários materiais, acervos, quadros de pinturas a óleo, ponto-cruz e temas natalinos, embalados com música e vídeos natalinos .

Expositores de Presépios e obras natalinas:

Andressa Gomes Brandão - Presépio “Simples Gesto de Amor” – Artesanato realizado pela artista. Material: giz de lousa.

Amabile M.Tozetto Barbuio – “Menino Jesus’- obra realizada pela artista – Escultura com madeira policlomada.

Ana Raquel Rodrigues Morini –“ Presépio Artes em Olinda” – terracota. Acervo.

- Várias esculturas de São Francisco- Acervo

Carlos Pasqualin – “Presépio Aconchego II” – Artesanato realizado pelo artista Material: palito de fósforos, retalhos de tecido e papel de parede.

Creusa Gastaldo –“ Presépio Natureza” - Montagem e criatividade. Mensagem no presépios: “É responsabilidade de toda a humanidade preservar a natureza e manter em harmonia a obra do Criador’. Industrializado.

Daniela Carmona Borelli –“ Presépio Natal” - Material: gesso pintado. Acervo.

Diva Amandi – Presépio Italiano. Acervo.

Eda Comissoli Basile – Obra “ Pastores Árabes” – Pintura realizada pela artista o/s/t.

Érika Folgoza – “Presépio Jesus e a Natureza’ – Montagem e criatividade. Industrializado

Eva Eichemberger – “Presépio Homenagem a minha mãe”. Montagem e criatividade. Industrializado.

Padre Eugênio Bertti – “Presépio Italiano”- Material: papel machê e papel. Acervo.

Etore e Zilda Pazetto – Presépio “Clube da 3ª.Idade” –. Criatividade e montagem . Cenário: pintura de Zilda Pazetto. Peças industrializadas.

Geraldo Rosalino do Nascimento (Gerrá) – “Presépio Caipira”- Artesanato. Obra realizada pelo artista. Material: barro , tinta acrílica e diversos.

Glorete Resende e Heidy – “Presépio Nanoart”- Artesanato. Obra realizado pelos artistas. Material : giz de cera e tinta.

Henrique Jarnel Crespim – “Presépio da França” – Acervo.

“ Presépio mineiro”- Industrializado. gesso pintado. Acervo.

Idalina Periotto Cerioni ( Nina) – “Presépio Os fantoches Apresentam’. Montagem e criatividade da expositora. Peças artesanais de madeira trazidos pelo seu avô da França há mais de cem anos. Acervo.

Jane Diniz – Pintura “Quanto presente “- Obra pintada pela artista. óleo sobre tela.

João Carlos José Martinelli- “Presépio Nordestino”- Artesanato nordestino. Material: terracota. Exposição de acervo.

Jussara Rodrigues Betelli – “Presépio “Tradicional” e “Presépio Barroco” gesso pintado. Industrializado . Montado por Ana Raquel Morini. Acervo.

Laércio Tetto - “ Presépio Natal no Interior” – mecanizado (geringonça). Peças artesanais e industrializadas. Montagem e criatividade do expositor.

Luiz de Paula Bueno – “Presépio Reciclagem de Amor”- Artesanato. Material: sucata de peças de automóveis. Obra realizada pelo artista.

Manoela Duarte – “Presépio Cenas de Natal” – Artesanato realizada pela artista. Material: pedras, durepox e tinta acrílica.

Marco Antônio Scarelli – “Presépio Natividade” – Escultura. Obra realizada pelo artista. Material: cerâmica e tecido.

Marcos Fornes – “Presépio Alado”– Industrializado: gesso pintado. Montagem e criatividade.

Marlene L. Bodelaci – “Menino Jesus” – Industrializado. Material: gesso pintado . Peça centenária que pertence à sua família. Acervo.

Miguel Hajjar & Eduardo Nunes. “ Presépio Ponte dos Brasileiros sem Teto”- Montagem e criatividade. Industrializado. Cenário realizado pelos artistas.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – “Presépio Sagrada Família” – montagem de Gerrá. Industrializado. Acervo do Museu do Solar.

Olga M. Pereira - “Anjo de Natal” – Artesanato “ Anjo de Natal”- ponto cruz.

“ Papai Noel da Floresta” – Artesanato – ponto cruz.

“ Jesus, o Bom Pastor “ – Artesanato – ponto cruz.

“ Anjo da Paz” – Artesanato – ponto cruz.

Paulo Roberto Carvalho – “ Presépio em Homenagem a São Francisco”. Artesanato. Obra realizada pelo artista. Material: madeira.

Regina Kalman – “Presépio Visita dos Reis Magos a Belém”- Artesanal. Peças e cenário realizadas pela artista. Material: pedras, durepox, tinta acrílica e colchinhas do mar.

Rita Foelker – “Presépio em Origami” – Artesanato . Obra realizada pela artista. Material: papel dobradura.

Vera Palermo – “ Presépio Família Unida” – Artesanato . Gesso pintado.

“São Francisco de Assis”- Artesanato em cerâmica. Acervo.

Todos os expositores receberão um Certificado de Participação por essa contribuição cultural popular e folclórica que realizam, cada um com a sua visão e espírito natalino.

______________________________________

Jundiaí, 13/01/2007