Rir é o melhor remédio

Há informações de que, melhorando a fisionomia, se melhora também a mente. Psicólogos afirmam em suas teses que “Nós não rimos porque achamos graça, mas achamos graça porque rimos”. Frase esta extraída da obra do mestre Masaharu Taniguchi, da Seicho No Ie.

Tristeza interna e falta de sorriso evidenciam musculatura facial enrijecida e falta de mobilidade. Já o sorriso exprime felicidade.

Para a visita do deus da felicidade há a necessidade do sorriso, pois este abre as janelas da mente e do coração. Semblante enrugado e mente iludida pela tristeza proporcionam igualmente acontecimentos tristes. Em seguida, transcrevo um trecho da Internet, mas não sei quem é o autor.

Está cada vez mais provado cientificamente: rir faz bem à saúde. É o que mostram pesquisas sobre essa expressão que espelha nossos sentimentos. Se os médicos já recomendavam atividade física e alimentação balanceada para uma melhor qualidade de vida, agora vão passar a prescrever gargalhadas diárias. Por outro lado, o mau humor deixa a musculatura tensa, a respiração apertada, a postura torta e dá rugas.

O sorriso e o riso são expressões e movimentos que revelam o nosso mundo interior. Os principais músculos responsáveis por esses movimentos são o zygomatic major, que levanta o canto da boca, e o orbicularis oris, que ergue as bochechas, enrugando a pele ao redor dos olhos.

Mas o riso mexe muito mais ainda com o nosso corpo/organismo. Pesquisas realizadas pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos (em conjunto com a Associação Americana do Coração), concluíram que uma única gargalhada dilata o sistema cardiovascular, eleva a pressão arterial, contrai o diafragma e massageia os órgãos internos. Além disso, movimenta dezessete músculos, relaxa o corpo inteiro, libera endorfina, reduz a dor e faz as glândulas produzirem cortisol, um antiinflamatório natural. Médicos americanos garantem que a risada e o senso de humor protegem as artérias e o coração de enfartes.

E mais: quem ri pouco pode ter problemas de pele, queda de cabelo, dores na coluna e nas articulações, no estômago, completa a Dra. Alexandrina Meleiro, professora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ela conta que rir altera a química cerebral e a produção de hormônios que atuam diretamente nos órgãos do nosso corpo.

BENEFÍCIOS DA RISOTERAPIA

A risoterapia é uma terapia bilateral que envolve a comunicação consigo mesmo e com o outro. É benéfica para quem dá e para quem recebe é de graça e indicada para pessoas de qualquer profissão, idade ou sexo. Sorrir ou rir relaxa o corpo e a mente, fortalece as defesas do organismo, melhora a circulação e a pressão arterial e libera endorfinas, que promovem uma sensação de bem-estar geral.

A expressão da alegria tem um caráter terapêutico, despertado inicialmente em nós e depois nos outros, principalmente nas pessoas necessitadas de uma injeção de otimismo, bem-estar e saúde.

PARA ESPANTAR O MAU HUMOR

Mexa-se: está provado cientificamente que praticar atividades físicas moderadas (vale caminhar pelo quarteirão, passear com o cachorro, ir a pé à padaria ou até a banca de jornal) estimula a liberação de substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar (adrenalina e endorfina). Além disso, você vai ficar mais bonito. Isso também ajuda a dar um chega pra lá na tristeza. Fique de olho no seu cardápio: alguns alimentos como o chocolate, doces, frutas, verduras e carnes, estimulam diretamente a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade) e outras substâncias que dão mais pique e energia. Em compensação, dietas rigorosas que restringem radicalmente o consumo de carboidratos podem deixá-lo deprimido. Faça o jogo do contente, recomenda o Dr. Eduardo Lambert, autor do livro A terapia do riso, a cura pela alegria.

O primeiro passo é ter consciência de que anda encarando tudo como uma tragédia. Assim que notar que passou a enxergar através de lentes cinzentas, trate de trocá-las por outras bem coloridas. Veja o lado bom das coisas ruins. Se tiver um limão, adicione água e açúcar e faça uma limonada. Vale até rir de raiva, mas ria. Uma boa gargalhada pode transformar um dia de azar em um dia de sorte. Com o tempo, essa atitude se tornará um hábito e você, uma pessoa mais apta a driblar as dificuldades do dia a dia.

Além disso, o mau humor também aumenta a descarga de ácido clorídrico no estômago (responsável pela gastrite).O estresse mental está relacionado a deficiências do endotélio (tecido que recobre os vasos sanguineos). Essas deficiências causam reações inflamatórias responsáveis pelo depósito de gordura e colesterol nas artérias, que causam o enfarte.

ALGUNS TIPOS DE RISOS E SORRISOS

AMARELO: Usando como máscara para não exibir emoções negativas e demonstrar vulnerabilidade; pode expressar reserva e, neste caso, é muito usado pelos orientais.

DE BOCA FECHADA: Próprio de pessoas que controlam o que dizem.

DE CUMPRIMENTO: Acompanhado de um aceno de cabeça e um levantar de sobrancelhas.

FALSO: Em geral é rápido, tipo “acende e apaga”, não produz rugas de expressão ao redor dos olhos; é assimétrico, pois o rosto fica imóvel.

DE FLERTE: É o sorriso que vem acompanhado de um rápido levantar de sobrancelhas.

FORÇADO: O exemplo clássico é o sorriso de fotografia, quando se fala “X”.

RÁPIDO: próprio de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.

RUIDOSO: Demonstra falta de educação e boas maneiras.

SOLITÁRIO: É o sorriso de quem ri sozinho, quando ninguém ri da piada.

Por José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 04/11/2009
Reeditado em 08/02/2013
Código do texto: T1904934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.