Africanidade

Segundo a UNESCO – Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural:

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constituiu o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças indiduais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador.

Não só de aspectos físicos constituem a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.

“(...) Não importa a língua que se fala

Aquilo que une é aquilo que separa

Não julgue para não ser julgado

Tanto faz a cor que se herda

Todos os homens são iguais

São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros”

(fragmento da Música: Uns iguais aos outros - Titãs)

Clara dos Anjos
Enviado por Clara dos Anjos em 30/12/2009
Código do texto: T2002700
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.