Pais E Filhos

"Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precisas". (Chico Xavier)

Penso que o relacionamento entre de pai e filho deveria ser compartilhado com amizade, amor e carinho, quem fica esperando uma mudança de comportamento do filho, ficará esperando sentado. Alguns relacionamentos entre pais e filhos são difíceis, mas também não é um bicho de sete cabeças.

 

O pai ou a mãe que não tem pulso firme dança. Muitos jovens e adolescentes já não respeitam mais seus pais e ninguém, mas... Quem é o mais culpado dessa história? Leiam o que a equipe educar diz: “Deus colocou o filho sob a tutela dos pais para que estes o dirijam na organização frágil e delicada que o torna acessível a todas as impressões”... ( Allan Kardec)

A autoridade do pai é indispensável à formação da personalidade dos filhos assim como seu exercício adequado irá ensinar-lhes a se submeterem a uma estrutura social feita de leis e obrigações. Autoridade (do latim augere) significa aumentar, fazer crescer, desenvolver.
A criança reclama autoridade porque precisa dela para sua segurança. A falta de autoridade ou erros na sua aplicação poderá ser sentida como falta de afeto e desinteresse.


Descubra que tipo de pai você é:
Pai Ausente:
Um pai ausente não tem condições de conhecer seu filho. Assim sendo terá grandes dificuldades em criar vínculos afetivos e terá condições reduzidas de exercer autoridade, bem como dificuldades em estabelecer a distância mãe-filho.

Pai Indiferente
É o caso do pai fisicamente presente, mas que não assume seu papel. Isso pode levar a criança, adolescentes e jovens (complemento em  vermelho é meu) a comportamentos agressivos para chamar a atenção.

Pai faça-o-que-eu-mando...
Atitude que desgasta a autoridade, a iniciativa e a criatividade.

Pai Mau Exemplo
Esse pai não conhece a extensão da máxima: A palavra convence, o arrasta.

Pai Presenteador
Pai submisso aos caprichos do filho, invertendo os papéis e os valores, correndo sempre o risco de dar o que não se deve. (eu conheço muitos pais que são assim).

Pai Autoritário
A agressão só condiciona. O autoritarismo não educa para o reconhecimento da autoridade. O animal obedece ao seu dono através do condicionamento.

Pai Pagador
É o pai que paga o comportamento do filho. Exemplo: Se tirar boas notas ganha a sua bicicleta...

Prestigio do Pai
É o resultado de uma educação bem conduzida, condição básica para o exercício da autoridade. As atitudes consistentes e coerentes, as admoestações serenas e firmes, são os construtores do prestigio paterno.

Pai acertador
São os pais que aceitam os filhos como são respeitando a maturidade dentro de cada fase em que se encontram. A aceitação não significa compactação com o erro, mas a compreensão dos filhos como espíritos em evolução, com potencialidades a desenvolver e defeitos a superar.

Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Quantos de nós já não vimos pais que acertaram e outros que erraram feio na educação de seus filhos... Nossos pais acertaram... Foram safanões, discussões, lágrimas, mas valeu á pena. Tornamo-nos pessoas de bem, alguns estudados, outros trabalhadores respeitáveis.

Quantas vezes, nós quando adolescentes não batemos o pé em querer algo mesmo conhecendo as dificuldades de nossos pais e ouvimos um Não bem grande... Para ser amado e ser respeitado pelo filho é necessário impor limites e é o que não existe hoje. Muitos pais dão desculpas esfarrapadas pra tudo de errado que o filho faz...

“Se eu não fizer tal coisa, ele vai ficar com raiva de mim (pai medroso), se eu não ceder ele o que ele quer não falará mais comigo (pai carente), se eu pegar muito no pé dele saia de casa (pai dependente)”. Pais medrosos, carentes, dependentes estão arriscados a perder o filho mais rapidamente do que ele imagina.

Os adolescentes não gostam de ser contrariados, mas o mal se corta pela raiz. Ledo engano, o pai ou mãe que pensa que o filho não gosta de ser chamado à atenção quando necessário acreditem ou não, eles se sentem amados. Se tiver dificuldade em educar seu filho procure ajuda de um profissional, não tente mudá-los, mas mude você primeiro de comportamento relação a ele.


15/07/2010