ESCREVER E PUBLICAR É CARO...

Escrever e publicar o conteúdo são tarefas das mais árduas que eu já vivi!

Publicar um livro é caro, trabalhoso e se você não tem um nome conhecido no mercado torna-se ainda mais difícil fazê-lo. Editoras não se interessam por inominados autores, salvo se estes dispuserem de um material diferenciado e de fácil absorção comercial; infelizmente eles estão certos, porque precisam pagar os investimentos que são altos!

A alternativa mais viável para gente sem estrela é a internet, onde se imagina que tudo é barato e simples; mas somente após mergulhar neste universo, o virtual, é que passamos a compreender um pouco da sua complexidade e custo!

Meus textos estão publicados em dois locais distintos; no Recanto das Letras do provedor UOL com mais de 1,2 milhões de acessos desde Setembro de 2007 e lá, pelo menos eu não pago nada! O outro local onde hospedo tudo que escrevo pertence a mim, as Crônicas do Imperador (www.irregular.com.br); tive que pagar para ser produzido e depois de 3 anos voltei a pagar para aperfeiçoar. Garanto que o custo é alto e como se não bastasse, além de pagar para uma empresa séria produzi-lo, pela quantidade de acessos que hoje o site tem, preciso pagar muito caro para que se mantenha hospedado num provedor também sério. Esta hospedagem vai depender de vários fatores e um dos mais importantes é a quantidade de acessos...

Há um dispositivo da gigante Google que se chama “Analytics”; esta ferramenta analisa inúmeras questões relacionadas aos sites que estão “no ar” e serve não somente para satisfazer o ego de nós, os idealizadores destes sites meramente institucionais; esta ferramenta serve para criar parâmetros de aperfeiçoamentos, correções de tráfego, dentre um universo de informações. Uma das que mais gosto é a que informa quais países acessaram determinado endereço num apontado período!

As Crônicas do Imperador ou www.irregular.com.br começou a ser aferida pelo Google Analytics há cerca de 3 anos e os números apontados são impressionantes até mesmo para mim, que sonhei e criei o portal de textos comentados:

13 mil acessos/mês é a média de entradas; destes acessos cerca de 6 mil visitas efetivas navegam pelo site buscando algum tipo de conteúdo. Quem navega efetivamente o faz em pelo menos 3 páginas e permanece por mais de 2 minutos visualizando algum conteúdo. 192 países já acessaram de alguma forma os meus textos desde que o Google passou a monitorar. Poucos países africanos jamais acessaram, mas isso é uma questão de tempo!

Quem mais visita é o Brasil, mas Alemanha, Estados Unidos da América, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Austrália, Canadá, Polônia e Portugal se revezam entre os 10 países que mais acessam depois de nós!

Analisando estes e outros dados, dá obviamente para se verificar que o conteúdo de meus textos, polêmicos e atuais, faz com que as pessoas os procurem e leiam. Possivelmente a comunidade brasileira e as ferramentas modernas de tradução também contribuam para que as Crônicas do Imperador consiga chegar à China, Arábia Saudita, Japão e Coréia do Norte, dentre tantos países mais cujo regime é fechado ou a língua é tão diferente da nossa. Observo também que milhares de cidades brasileiras também acessam e interagem, mandando e-mails com críticas, elogios e sugestões.

Então se há tamanho número de acessos, penetração internacional e interatividade com o público, por que não usar o site para fins comerciais? Pensar em ganhar dinheiro com o site, isso eu jamais refleti; mas se mantê-lo é oneroso e há esta evidentemente esta oportunidade comercial, não há nada de errado convidar a participação de empresas que desejem surgir para todos os meus leitores; e o melhor de tudo é que estes anunciantes podem não só aparecer, como também lucrar com todos estes acessos provocados através do www.irregular.com.br.

Se você dirige uma empresa e deseja anunciar nas Crônicas do Imperador, www.irregular.com.br; ou ainda é uma pessoa física e deseja fazer qualquer tipo de doação, tendo seu nome visto ou não, entre em contato e ajude na manutenção do site; saiba que não se trata apenas de um sonho de um autor anônimo; trata-se de uma oportunidade de instigar a leitura e a escrita; de levar a milhares de pessoas o comentário sobre um tema específico, que muitas vezes ajuda também a formar opinião e até a resolver algumas questões, como na defesa dos direitos do cidadão, tema de maior enfoque, dentre os 500 textos publicados.

Inicialmente obrigado pela leitura; depois, obrigado por tudo mais...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 30/05/2011
Código do texto: T3003411
Classificação de conteúdo: seguro