AGL FESTEJA SETE ANOS COM SARAU

A Academia Gurupiense de Letras (AGL) comemora neste domingo sete anos de fundação. A entidade foi criada em 30 de novembro de 1999, mas a diretoria vai festejar a data com muita poesia e leitura neste domingo, a partir das 20h30, no Centro Cultural Mauro Cunha, com evento aberto ao público.

A AGL foi a primeira Academia de Letras a ser criada numa cidade do interior do Tocantins e tem trabalhado em prol do movimento literário tocantinense contemporâneo, realizando saraus lítero-musicais, dando apoio e incentivando a realização de concursos e eventos literários, além de incentivar o surgimento de novos talentos. “A AGL é um ponto de referência para a literatura gurupiense e tocantinense”, afirma o presidente da entidade, Eliosmar Veloso.

A Academia possui 40 cadeiras, das quais 22 estão ocupadas e tem ainda 10 escritores de outros estados que participam como Membros Correspondentes.A diretoria da AGL é formada pelos acadêmicos Eliosmar Veloso, presidente; Paulo Henrique Costa Matos, vice-presidente; Zacarias Martins, secretário; José de Ribamar Alves dos Santos, tesoureiro, e João Gomes da Silva, orador oficial.

Ainda dentro das comemorações acontecem sarau lítero-cultural, show musical com o cantor Carlinhos Falcão, recitais de poesias e também com o lançamento do livro Gurupi, Diamante Puro – Contos e Fatos de Sua História, do acadêmico Adônis Delano.

LIVRO

O livro do pedagogo e jornalista Adônis Delano resgata a história da cidade por meio de contos e flagrantes de fatos passados. Segundo o escritor, na obra há personagens reais, pioneiros da cidade são citados, mas com nomes fictícios. “O livro trata também sobre a origem da cultura e da arte gurupiense. Falamos sobre como surgiu o Carnaval, os primeiros eventos literários, entre outros acontecimentos marcantes daquela época”, frisa. Foram feitos 400 exemplares de Gurupi, Diamante Puro – Contos e Fatos de Sua História, que tem 86 páginas.

SERVIÇO

Evento - Sarau lítero-musical da AGL

Quando - Hoje, a partir das 20h30

Onde - Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi

Membros da AGL - J.Ribamar; Eliosmar Veloso; Luis Cláudio; Neto Amorim; Ana Márcia; Edneia Resende; Jonair Rocha; Lena Sodré; Witta Maria; Gil Correia; João Neves; Zacarias Martins; Milton Loureiro; Adão Ferreira; Adônis Delano; Deusderes Acácio; José Carlos; Joilson de Castro; Conceição Rodrigues; Mário Antonio; João Gomes; Járedes Araújo.

_____________________________________________________

Fonte: Leilane Macedo/Jornal do Tocantins - Edição de 03/12/2006

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 04/12/2006
Código do texto: T309111