PREFEITO JOÃO CRUZ DESTACA AS CONQUISTAS DE 2006

O Prefeito de Gurupi, no Estado de Tocantins, João Cruz faz uma avaliação muito positiva de sua administração no decorrer de 2006 e acena com boas perspectivas para 2007, com investimentos que devem contribuir substancialmente para diminuir as desigualdades sociais e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população gurupiense.

Segundo o prefeito, os grandes avanços se concentraram basicamente nos setores econômico, social e educacional, com destaque para o incentivo que a administração municipal concedeu visando a instalação de várias empresas, como o Gurupi Auto Posto Décio, o maior posto de serviços da região norte do país, além da construção de uma base distribuidora de derivados de petróleo e a implantação de um grande empreendimento de confinamento de gado que fechou a cadeia produtiva e fortaleceu a indústria de carne bovina, de couros e seus derivados, com reflexos em toda a região sul do Estado.

Na área da educação, o destaque ficou por conta das obras de construção do novo campus da Unirg, cuja conclusão está prevista para janeiro de 2008, quando a faculdade estará preparada para receber cerca de 12 mil alunos. Porém, já no primeiro semestre de 2007, deverão ser concluídas duas etapas da construção, possibilitando a criação de novos cursos.

Ainda para dar suporte ao novo campus da Unirg, está sendo construída a Avenida Transuniversitária, ligando a cidade de leste a oeste, atravessando a rodovia BR-153. Também receberão pavimentação asfáltica as vias laterais da rodovia, no perímetro urbano da cidade.

João Cruz observa que os investimentos realizados, principalmente no ensino superior, propiciaram o surgimento de novas frentes de trabalho na cidade e colocaram Gurupi por dois anos consecutivos no ranking da empregabilidade no Estado do Tocantins, segundo dados do Ministério do Trabalho.

"Com o aumento na oferta de empregos o gurupiense pôde melhorar a qualidade de vida e também alcançar várias conquistas no campo social. Isso só vem a confirmar que estamos no caminho certo", afirma o prefeito.

MAIS INVESTIMENTOS

Para 2007, o prefeito João Cruz anuncia a construção do Hospital Universitário da Unirg, que disponibilizará tratamento especializado à comunidade da região sul do Tocantins e facilitará o estágio dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina.

Os recursos para o empreendimento já estão garantidos. Além dos investimentos do Tesouro Municipal, foram alocados R$ 3 milhões no Orçamento da União, advindos da bancada tocantinense no Congresso Nacional e também das emendas individuais de parlamentares.

João Cruz também anunciou, para 2007, o início da construção de uma usina de álcool, com conclusão prevista para junho de 2008. Outro empreendimento também previsto para 2007, é a construção de uma usina de biodíesel, que irá fortalecer a agricultura familiar e os pequenos e médios produtores da região de Gurupi.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 31/12/2006
Código do texto: T333006