CÓRREGO SECO

CORREGO SECO

O “Córrego Seco” é um local em Muniz Freire, ES, onde não há água potável. Não se presta para se levar turistas lá, a fim de se deliciarem e saírem felizes querendo voltar nas outras férias, com a famílias e trazendo outras em ocasiões oportunas, pois não há beleza, nem espaço e muito menos naturalismo exuberante! Não !!!

O “Córrego Seco” localiza-se um pouco além da saída para Iúna, cerca de 01 KM, à margem esquerda da estrada empoeirada no sentido MUNIZ FREIRE - IUNA. Sem acesso de carro ou bicicleta. Pelo menos da cerca para cima!. Quem quiser chegar até lá tem que subir barrancos, em trilho de animais cavalares, vencendo o percurso à pé e, talvez, em certos trechos, se arrancar de “cata cavacos”, pois a subida não é lá muito boa!

Há lá, algumas vegetações margeando o pequeno regato que desce pedreira abaixo.

No ponto mais alto, onde se verifica uns poços naturais, contendo águas retidas pelas pedras, acumuladas pela natureza de Deus, formando pequenas piscinas, uma sobreposta às outras, que são palcos das crianças, jovens e adolescentes de todos os cantos desta cidade de Muniz Freire, mas principalmente os do Bairro “São Vicente de Paula” – o mais próximo dali!

As crianças do mencionado bairro já me pediram para levá-las até lá! Não faltará ocasião para fazê-lo!

Lembro-me que minhas filhas, quando menores, me fizeram este mesmo pedido e para lá rumamos com a família completa! Fomos para conhecer e nunca mais voltei lá, pois sempre soube que as águas são escassas e ainda por cima, no ano atrasado (2001) correu notícia de que aquele manancial hídrico estava poluído e que não valia a pena se arriscar, nem para se banhar! Hoje a gente passa por ali, dá uma pequena “olhadela” e segue caminho deixando o local sem maiores interesses!

Já ouvi contar que em muitas outras temporadas de verão, o local foi cenário de muitos banhistas que não gostam de curtir piscinas, praias ou outros locais elitizados e por isso se contentam com mero contato com a natureza verde ao redor, mesmo sabendo que a sombra é escassa e as águas são minguadas, como é o caso do nosso tão conhecido “córrego seco”! É só curtir pelo simples prazer de curtir um pedaço de espaço, sem interrupções ou poluições diversas, num lugar meio ermo e sem atrações!

A real atração do “córrego seco” fica por conta de quem gosta de verdade do local, talvez porque recorda a infância vivida por ali e não se arroga no direito de querer exibir outros pedaços de torrão melhor que este córrego, dentro e na hora do lazer que a vida sempre se nos oferece!

Muniz Freire, 06 de fevereiro de 2.003

Fernando Lúcio Júnior

Fernandinho do forum
Enviado por Fernandinho do forum em 30/04/2012
Código do texto: T3642326