DESCULPAS DE UM MAU PAGADOR - (Salmo 37.21)

EXCEÇÕES TOLERÁVEIS

Devemos levar em consideração, alguns casos de algumas pessoas que se envolvem com dívidas e são vítimas de maus negócios ou de uma crise instalada em sua vida ou no contexto em que vivem. Eles passam a se tornar devedores, mas de forma mais concreta, não podem ser considerados “mau pagadores”. São eles:

(a) Os que têm desprendido gastos com doenças. Muitos há longos anos! (b) Os desempregados! (c) Os que foram vítimas de maus negócios! (d) Os que se tornaram fiadores de outros e perderam tudo ou estão na iminência de perder, por causa de se tornarem avalistas de um inadimplente! (e) E outros casos fortuitos, cujas pessoas se viram quedadas com dívidas e em tremendos embaraços.

Vamos então, às várias desculpas que se ouvem dos maus pagadores que “ganham” por aí, diversos nomes: “desculpas esfarrapadas”, “desculpas amarelas”, “desculpas infundadas”, “desculpas inaceitáveis” e outras mais, com alguns comentários conforme segue abaixo:

01- “Não vou tirar da boca dos meus filhos para pagar a quem devo” (Mas, para quem acompanhou a vida de tal pessoa, pode comprovar que comprava e ainda compra objetos de marca, bem caros para os filhos. Alguém comentou que esta pessoa que não cumpre à risca com os compromissos assumidos com os alheios, presenteou a filha (dela) com mochila de marca que nem toda lojista de cidade de interior bem sucedida dá aos seus filhos!).

02- “Só vou pagar depois que receber do fulano”. (Mas, não foi assim que combinou com o credor antes e durante o tempo que contraiu a dívida. O credor não foi ouvido para se pronunciar se concordava com a dilação do tempo ou com esta forma de pagamento condicionada! Ora o negócio foi feito entre “A” e “B”, o “C” não foi cogitado quando os dois primeiros se comprometeram nesta transação comercial! Era preciso o credor “A” anuir com a intervenção do “C. Sem o consentimento de quaisquer das Partes envolvidas uma 3ª pessoa não pode intervir e o credor não tem que esperar pela boa vontade de ninguém!)

03- “Não nego que devo, porém, só pago quando puder”. (Pelo andar lento da carruagem, este inadimplente demonstra que nunca irá pagar! – Esta é uma das desculpas mais antigas pertencente à classe dos inadimplentes “descansados”. Faz-me lembrar de uma frase numa dissertação no tempo de ginásio, que o então colega e amicíssimo José Manoel apreciava recitar (em tom de brincadeira): “As dívidas novas não devemos pagá-la e as velhas, devemos deixá-las envelhecer!”)

04- “Vou vender tudo que tenho e transferir para outras pessoas tudo que está em meu nome, mas não pagarei fulano de tal”. (Muitos nem comentam, silenciosamente transferem mesmo o que é seu! Dilapidam o seu patrimônio, mas não honram os compromissos! Mas andam esquecidos de que, dependendo da data que o fizeram, cedo ou tarde serão rastreados e ver-se-ão em maus lençóis com as ações judiciais!)

05- “As pessoas particulares pagarei, mas aos bancos enrolarei o quanto puder, porque os bancos são cemitérios de vivos!” (Ora desde quando isto está correto! Há algum dispositivo na Constituição Federal que nos desobriga a cumprir os contratos firmados com as instituições bancárias? Em algum país do mundo isto é praticado? Se há exorbitância na cobrança dos bancos, para contestar os seus cálculos existem os advogados especializados nesta área, é só procurá-los!)

06- “Os parentes a quem devo, deveriam perdoar minhas dívidas para com eles. Parente é para isso!” (Como parente de alguém, o nosso amigo devedor, se se puser na condição de credor de um seu parente, ficaria satisfeito se um de seus parentes fizesse uma tal declaração, para que você perdoasse a dívida dele, você ficaria satisfeito? Prontamente agiria com prazer?) É preciso lembrar que os parentes também têm seus compromissos, seus apertos na vida e não estão neste mundo para socorrer quem é desorganizado com os seus negócios a ponto de prejudicar os outros!

07- “Fulano de tal ganha muito e o dinheiro que lhe devo não lhe fará falta!” (Quem geralmente ganha muito, sempre têm lá seus altos compromissos e sua família para sustentar e outras despesas! Afinal, esse mau pagador conhece de fato os pormenores da vida de seu credor? Sabe de todos os seus compromissos! O que eles querem mesmo é se omitir!)

08- “Sicrano de tal que me cobra sempre deve estar morrendo de fome!” (Para quem não conhece a “peça” de pessoa “descansada” para pagar o que deve aos outros, até fica parecendo que o seu credor é mesmo um faminto por dinheiro. Mas não é bem assim, é que o devedor (“mau pagador”) está sendo cobrado já faz tempo (alguns até por alguns anos!), mas não resolve o problema do desgaste de ambas as partes. Prefere pichar o credor do que reconhecer a sua própria falha e desonestidade.

ADVERTÊNCIAS AOS “MAU PAGADORES”:

A Bíblia diz que “o ímpio é que toma emprestado e não paga!” (Salmo 37.21).

Só os de mau caráter não fazem questão de não saldar suas contas, pois mesmo apresentando suas desculpas para não pagarem as dívidas pequenas, muitas vezes fazem outra enorme e paga-a. É que as pequenas eles as contraíram com os parentes e amigos (que entendem eles, maus pagadores, têm obrigação de esperar). Já a dívida grande, adquirem-na com um estranho que não tolera atraso, e, por ser temido, logo dá um “jeitinho” de receber o mais rápido possível! Nesse mundo ainda tem de tudo!) ,,,

Muniz Freire, 28 de outubro de 2008.

Fernandinho do forum

LER MAIS: "Mais desculpas de maus pagadores", na página 1, deste autor.