EVANGÉLICOS E PROTESTANTES

Não existe diferença entre ser protestante e evangélico, porque as duas coisas são a mesma. O "protesto" que gerou o protestantismo, resultando nas igrejas chamadas de protestantes, fundamenta-se no Evangelho, que quer dizer "boa nova" e a “boa nova” em questão era negada e interditada pela igreja da situação (a Igreja Católica), negando aos fiéis a graça de irem direto a Deus através da cruz (por intermédio único de Jesus crucificado), recebendo perdão pelos méritos dEle, sem ter que pagar indultos, nem confessar-se a homens, tampouco sacrificar-se em penitências. Isto é o Evangelho e todo que prega essa "boa nova" é evangélico, pois isto é o Evangelho, e contrapondo o Evangelho à doutrina penitencial da Igreja Católica, o pregador que o faz é protestante. O é porque a igreja Católica continua não aceitando a "boa nova" da intercessão de Cristo pelos seres humanos, pondo o pecador em contato direto com Deus, haja vista que os fiéis católicos ainda hoje se confessam a padres (que quer dizer pais) e fazem penitências.

Salvados os pontos onde as doutrinas divergem, querendo-se fazer distinção entre protestantes e evangélicos, pode-se apenas distinguí-los como protestantes (evangélicos) e protestantes (evangélicos) pentecostais. Claro que em nível histórico há as igrejas conhecidas por protestantes, pois elas surgiram diretamente dos que deram início ao protesto, que fizeram a ruptura mais notável e histórica, por onde se desencadeou a onda de protestos que iluminou o mundo. E tal deu-se do contrapor-se o Evangelho, então redescoberto, à doutrina da Igreja Católica, que sobrecarregava o fiél de petições e indulgências, com o que haveria de merecer o perdão de Deus dado por intermédio do padre. E dessas igrejas originárias dos primeiros protestadores derivaram-se as outras, entre elas, as que deram origem as igrejas pentecostais, que hoje são confundidas como sendo evangélicas apenas e únicas, enquanto as originais são confundidas como protestantes apenas e igualmente únicas. Mas isto é um equívoco. Nenhuma igreja cristã deve ser distinguida das outras não-católicas como evangélica ou não-evangélica, pois toda que não é católica é evangélica e, por conseguinte, protestante, pois as duas coisas não podem ser separadas uma da outra, porque o protestantismo resulta da reintrodução do Evangelho no catolicismo, ou no cristianismo paganizado. Pode-se sim distinguir protestantes, ou evangélicos, como pentecostais e não-pentecostais, como, por exemplo, a Igreja Luterana, que é evangélica não-pentecostal, e a Igreja Assembléia de Deus, que é igualmente evangélica, mas é pentecostal. Ambas são protestantes.

Portanto, discordâncias à parte, toda igreja que prega a salvação pela graça é evangélica, seja ela Adventista, Anglicana, Batista, Betel, etc., e por isto é protestante.

Wilson Amaral

Wilson do Amaral
Enviado por Wilson do Amaral em 14/03/2007
Reeditado em 15/03/2007
Código do texto: T412856