A INFLUÊNCIA DA CRIAÇÃO

A INFLUENCIA DA CRIAÇÃO

Criação, neste artigo, dou o sentido daquela dentro do contexto do lar, onde cada criatura alcança os primeiros passos de vida, no convívio com os pais e irmãos, com todas as suas experiências, limitações, idiossincrasias, capacidades, cultivo de tudo ao redor e em seus espaços e ainda as tendências de cada família.

A criação de uma pessoa pode fazer a pessoa ter medo de certas situações. Muitas foram as crianças que foram submetidas a um algumas situações que deixaram-nas marcadas pelo medo. Uma simples brincadeira de alguém menos avisado ou despreparados para lidar com esses serzinhos que precisam de amor e respeito, pode imprimir na alma o medo arraigado por toda uma existência.

A criação de uma pessoa pode deixar traumas na alma. São traumas que vão desde os sustos de fatos não ocorridos, mas simulados de forma brutal, que deixaram as partes mais íntimas do espírito da pessoa, cujos traumas ela carrega por toda a sua vida.

A criação de uma pessoa pode imprimir idéias retrógradas. A forma, o meio, a cultura recebida, sempre deixa idéias retrógradas. Quando não se cultiva o conhecimento, sem viajar, sem ler e sem se relacionar, o ser humano passa a ter a tendência de se minimizar no conhecimento e as idéias se apequenarem, de tal forma que, se percebe que aquela pessoa fossilizou a mentalidade nas profundezas do obscurantismo, deixando transparecer um retrocesso enorme, ficando mal situada no tempo e contexto. Não cresceu. Não houve maturidade!

A criação de uma pessoa pode tornar a pessoa tímida. Já é corriqueiro e mais que conhecido que a opressão no lar, na infância ou qualquer outro lugar onde viveu uma criança, faz daquela pessoa uma criatura tímida, cabisbaixa e pobre nos relacionamentos inter-pessoais. Ela faz um tremendo esforço, mas não consegue, pois ao longo dos anos sempre que o quis fazer, foi sempre reprimida, proibida, achocalhada e embargada. Agora o que mais deseja é não ver e não falar com ninguém, pois se fizer isso estará como que “saindo da linha”. Sente que as coisas não está indo bem e tomando os rumos além do que possa superar!

A criação de uma pessoa pode ser causadora dos arredios de crianças, juniores, adolescentes, jovens e adultos.

A criação de uma pessoa pode também tornar muitas pessoas profundamente humildes, na fase inicial da sua existência, em pessoas convencidas ao extremo, se não corrigidas a tempo.

A criação de uma pessoa tem a capacidade de tornar um adolescente pacífico em um jovem rebelde.

Finalmente, a criação de uma pessoa é capaz de influenciar o seu comportamento, a ponto de levá-la ser extremamente amorosa e exemplar, o que é sempre compensador e deve ser o escopo de cada um.

Muniz Freire, 25 de janeiro de 2.003

Fernandinho do Forum