HOMEM E MULHER - CADA UM TEM O SEU LUGAR


Todos nós temos um lugar dado por Deus. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” – Fl 3: 20. Este lugar prepondera sobre todos os outros já ocupados anteriormente, pois ele é eterno.
Esse lugar, sem distinção, é para o homem e para a mulher. No contexto divino ou espiritual não tem como fazermos separação do lugar que cada cristão ocupa – homem ou mulher. Se o homem foi criado de uma maneira maravilhosa, não menos bela foi a criação da mulher. Adão foi feito do barro, obteve vida porque Deus soprou em suas narinas o espírito vivificante. Foi fantástico! Mas viver sozinho não era uma boa. Deus fez com que ele mergulhasse em profundo sono, ou melhor, foi anestesiado por Deus para que Ele pudesse processar a grande e única cirurgia de duplicação da espécie. Da costela de Adão, o Senhor formou a mulher, a linda Eva e apresentou-a a Adão,como um ser singular para complementar sua vida.
O profundo sono de Adão representa a morte de Cristo, enquanto a mulher é uma figura da igreja.
Deus criou o homem e a mulher moralmente iguais, contudo o homem é a cabeça posicionalmente falando. As Escrituras afirmam: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão. No Senhor, todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher é sem o varão. Porque como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus” –I Coríntios 11: 8-9, 11-12.
Graças a Deus pelo primoroso equilíbrio da verdade!
Homem e mulher têm o seu lugar e seu valor desde o princípio e com graça. E é tão linda e profunda a ilustração que Jesus faz em sua Palavra – o marido é a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da igreja. Assim, os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.A mulher representando a igreja precisa ser submissa ao seu cabeça.
Deus é realmente maravilhoso!
Ele sabia que uma mulher sendo amada, não teria dificuldade de ser submissa ao marido.

• A mulher tem seu lugar nas Escrituras
• A mulher tem seu lugar naturalmente
• A mulher tem seu lugar na graça divina.

Já dissemos anteriormente, mas não é muito dizer, porque é maravilhoso; para formação da mulher, Deus aplicou a primeira anestesia. Anestesiou Adão e fez nele a primeira cirurgia, e tirou dele a costela e formou a mulher. Deus, sabiamente,estabeleceu diferenças marcantes na constituição física, mental e emocional do homem e da mulher. São distintos, mas se completam. O homem tem força e capacidade de raciocínio aguçado, que contrastam com a graça, beleza, meiguice e agilidade mental que são características peculiares da mulher.
O lugar ocupado pelo homem e pela mulher é de destaque e nobreza. Nenhum é menos que o outro. Embora a mulher tenha sofrido desgaste historicamente falando, mas desde os tempos do Velho Testamento temos exemplos de mulheres vigorosas e que tomaram posição que as destacaram. A própria Sara era submissa a Abraão e o chamava de senhor, mas nem por isso deixou de apresentar sua personalidade vigorosa, e chegou a influenciar em algumas decisões de Abraão. Débora, era profetiza, uma senhora casada e juíza em Israel. Em nenhum lugar da Bíblia fala contra suas iniciativas e atitudes. Pelo contrário, condenou a negligência dos homens. Veja o que disse: “...respondeu: Certamente , irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreenderes; pois às mãos de uma mulher o Senhor entregará a Sízera...” – Juízes 4: 9.
Ah! o que seria deste mundo sem as mulheres! E muito mais: O que seria deste mundo sem as mulheres que temem ao Senhor!
Baraque demonstrou covardia e só foi à guerra debaixo da companhia de Débora – Juízes 4: 4-10.
Lembramos também da firmeza de Ester que com sabedoria conseguiu salvar o seu povo.
Indo para o Novo Testamento vemos tantos outros exemplos de mulheres piedosas que também,fizeram história.As mulheres mais ousadas ou corajosas sempre tomaram iniciativas, por necessidade e por consagração. Veja alguns exemplos:
• A mulher encurvada por 18 anos. Ela foi à sinagoga em busca de Jesus – Lucas 13: 10-17;
• A mulher hemorrágica tocou nas vestes de Jesus porque queria um milagre em sua vida – Mateus 9: 19-22;
• A mulher siro-fenícia procurou Jesus para que curasse a sua filha, e ainda argumentou com Jesus, em face de sua fé – Marcos 7: 24-30;
• A mulher de Betânia, que ungiu os pés de Jesus. Diz a Palavra que ela preparou Jesus para o sepultamento – Mateus 26: 6-13.
Muitas outras situações mostram mulheres tomando posição e nem por isso deixaram de usufruir da graça do Senhor. A mulher tem sim o seu lugar e ela precisa ter cada dia mais, consciência disto para não negligenciá-lo, nem extrapolá-lo.
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derriba” – (ref) Esse edificar ou derribar não está necessariamente limitado a um espaço físico ou a situações, mas na verdade, refere preponderantemente à sua própria vida. A mulher que tem uma vida cristã abundante, raramente vai ser uma tola, mas sim sábia. Vai agir sempre ouvindo a orientação do Senhor. E isso, com certeza, estará projetando em todos os aspectos de sua vida, em todos os seus relacionamentos: família, igreja e na sociedade de modo geral. A mulher tem trilhado caminhos excelentes. Veja o exemplo de Priscila, que sob a orientação do seu marido, teve o privilégio de instruir o eloqüente Apolo, conduzindo-o, inclusive, ao caminho do Senhor.
Infelizmente, ainda existem correntes que procuram anular o papel da mulher e seu ministério. Dizem que o Mestre não convocou nenhuma mulher para seu apostolado. Mencionam o capítulo 15 de I Coríntios, dizendo que somente homens foram citados como testemunhas da ressurreição do Senhor, e não foi mencionando o nome de nenhuma mulher. Com isso,estão querendo dizer que o testemunho feminino, não tem caráter de testemunho público. Muito estranho!
O capítulo 15 pode não relatar nenhum nome de mulher, mas não se pode negar que foi Maria Madalena quem primeiro viu o Cristo ressuscitado e recebeu a incumbência de transmitir a maravilhosa notícia da ressurreição aos discípulos. “Dize-lhes que eu subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” – João 20: 17.
Já pensou que privilégio!
Como vimos atrás, nenhuma mulher foi chamada para o apostolado. É verdade! Mas é verdade também que nenhum homem fazia parte do ministério de Jesus e sim, só mulheres. E o que é mais importante: elas não precisaram ser chamadas. Elas foram e O serviam voluntariamente. Vide Marcos 15: 40-41/ 16: 1-8/Lucas 8: 2-3/23: 55-56/24:10, etc.
Alguns teólogos não conscientizados da verdade ampla da Palavra levantam polêmicas infundadas em situações isoladas, como têm sido considerados os textos de I Coríntios 14: 34-35 e I Timóteo 2: 11-12, quando relatam que as mulheres devem ficar caladas na igreja e devem aprender em silêncio; e que é vergonhoso a mulher falar na igreja.
O apóstolo Paulo destaca aqui, situações específicas, quanto àquelas mulheres, que precisavam aprender como comportar no culto público. Isso não gera uma significação generalizada, para todas as mulheres indistintamente. Fosse assim, não constaria nos referidos textos, advertências também para os homens.
Outra prova que esses fatos são isolados é que o apóstolo Paulo não tinha preconceitos contra a mulher, basta verificar os elogios de Paulo a tantas mulheres:
• Afia – hospedou a igreja em sua casa – Filemon 2;
• Damaris –respondeu ao evangelho –Atos 17: 34;
• Dorcas – ajudou os pobres e necessitados – Atos 9:36-42;
• Febe – evangelista que transportou uma das epístolas de Paulo e ajudou muitas pessoas – Rom 16: 1-2;
• Izabel –mentora ou mãe espiritual de Maria – Lucas 1: 39-56;
• Lídia – sustentou Paulo em seus ministérios – Atos 16: 11-15;
• Maria Madalena – proclamadora do Evangelho e era quem gerenciava, com outras mulheres, as viagens missionárias de Jesus– Marcos 16:9-10 e I Pedro 3: 15;
• Mulheres Mais Velhas – ensinavam às mais novas sobre os atributos de Deus e sobre as responsabilidades domésticas que elas deviam ter – Tito 2: 3-15;
• Mulheres Ricas – sustentaram o trabalho de Jesus. A generosidade delas foi bênção para o Reino – Lucas 8: 3-5;
• Priscila – fez missões – Atos 18: 18 e 26/ Rom 16: 4;
• Pérside – trabalhou muito no Senhor – Rom 16: 12;
• Mãe de Rufo – cumpriu o papel de mãe também para Paulo – Rom 16: 13;
• Evódia e Síntique – trabalharam com Paulo na proclamação do Evangelho – Fil 4: 2-3.

Todas essas mulheres foram chamadas por Paulo, de
colaboradoras.
É de grande importância que cada um saiba, verdadeiramente, o seu lugar, porque quando não sabem, tanto o homem como a mulher, se transformam em presas especiais de Satanás. Foi uma mulher que introduziu o fermento nas três medidas de massa – Mateus 13:33. Foi um homem que entrou em acordo com sua mulher, escondendo o preço da propriedade - Atos 5: 1-11.
Há um campo muito grande para o ministério da mulher. E graças a Deus esse ministério tem sido ampliado consideravelmente. Mentes, olhos e corações têm sido abertos para enxergá-lo e valorizá-lo também. Entre o ministério do Homem e da Mulher, o que alcança maior projeção, em face o profundo envolvimento e dedicação, é o ministério da mulher. E é importante ainda dizer que o ministério masculino tem sempre por trás, a presença feminina incentivando e dando apoio.
Mulher descubra o seu lugar.