História do Hospital Infantil N. Senhora da Glória - Vitória - ES

PARTE l

A Realização de um Sonho.

A história do nosso hospital tem início com a chegada do jovem casal, Dr.Moacyr Ubirajara (médico) e sua esposa, a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara,

Dr Moacyr trabalhava no ambulatório de pediatria do Departamento de Saúde Pública de Vitória. Apesar de sua dedicação e carinho , não estava satisfeito. Queria mais. Estava cansado de não ter onde colocar as crianças que precisavam de tratamento hospitalar. Ele tinha um sonho: arrumar o local. Com esse objetivo , foi à luta. Decidiu pedir ajuda à diretora do Colégio do Carmo( irmã da sua esposa.), que concordou em ceder um espaço do colégio, localizado a rua Sete de Setembro(centro de Vitória) com capacidade para vinte leitos. Estava assim, criado o “ embrião “ do nosso hospital.

A partir daquele dia , o médico e sua esposa, deram corpo e alma àquele projeto. Mas tinham que contar com recursos financeiros para manter aquele lugar. Com esse objetivo, foi criado a “ Liga Espirtossantense de Assistência e Proteção à infância. Foi um começo difícil, mas que encheu de satisfação o coração do casal.

Nessa época o Brasil sofria os efeitos da crise de 1929, nos Estados Unidos que provocou queda na produção industrial, desemprego e diminuiu o comércio internacional. O valor do café no mercado externo caiu 57%. O Brasil foi diretamente prejudicado, e nosso estado também, pois o café era a sua principal fonte agrícola. Como estratégia para enfrentar a crise, o Instituto Brasileiro do Café( IBC) promovia a queima de grande quantidade do produto, para reduzir a demanda e aumentar o preço no mercado. Foi aí que o Dr Moacyr teve uma grande idéia: conseguiu convencer o então interventor do nosso estado, ( João Punaro Bley) a estocar grandes toneladas de café, salvando-o da fogueira. Quando o café valorizou foi comercializado.

Dr. Moacyr achava que estava passando da hora de o nosso estado ter um hospital pediátrico, já que o local (Colégio do Carmo) ficara pequeno tendo em vista a imensa quantidade de crianças que necessitavam de seus cuidados. Assim ele com o apoio da sua esposa e várias damas da nossa sociedade, convenceu João Punaro Bley a comprar um terreno e construir o primeiro hospital pediátrico com o dinheiro resultante da venda do café.

Em 15 de agosto de 1935, foi inaugurado em nossa cidade, no morro do Itapenambi, uma colina situada no Bairro de Praia Comprida, hoje Santa Lúcia,o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. O nome é uma homenagem à santa católica, cujo dia de devoção coincide com a data de sua inauguração.

O hospital possuía uma sala de atendimento, destinado à realização de consultas médicas, 05 enfermarias para internação dos pacientes e um centro cirúrgico. Sua capacidade instalada era de 70 leitos. O primeiro diretor foi o seu fundador, que assim permaneceu por cerca de vinte anos. Dr. Moacyr era o único médico, mas contava com a presença de outros colegas, em alguns períodos como: Dr. Etienne Dessaune, Dr.Arthur de Carvalho Meirelles, Dr.Dorotheu Guedes Alcoforado Júnior, Dr. João Manoel Carvalho Filho, Dr.Ormandino Benezath e Dr.Carlos Pandolpho Teixeira, cirurgião. Este último entrou para o HINSG em 1945. No ano de 1953, Dr. Jorge Abikair também passou a integrar o corpo clínico do hospital.

Em 1954, abalado com a morte da sua esposa, Dr. Moacyr deixou o HINSG e o Espírito Santo, retornando ao Rio de Janeiro, onde permaneceu até a morte. Com a sua saída , assumiu a direção do hospital, Dr. Jolindo Martins.

Bibliografia:

1- Aspectos Sócios- Histórico da Implantação de uma Proposta de Atendimento Escolar Hospitalar. - Sílvia Moreira Trugilho ( Assistente Social do HINSG e mestranda em Educação no PPGE/ CP/ UFES.)

2- Tempo de História - Gleuso Damasceno Duarte

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 14/07/2007
Reeditado em 14/07/2007
Código do texto: T564595