PARTE III - FESTAS FOLCLÓRICAS

MARACATU

O maracatu nasceu entre OS negros de Recife, DA mistura do culto católico à Nossa Senhora Com a devoção aos orixás das religiões africanas.

Atualmente, muitas das características sagradas e religiosas do folguedo desapareceram, e O maracatu é representado principalmente durante O carnaval.

A rainha Ginga tem nas mãos uma ou duas bonecas, chamadas calungas, que detêm OS segredos e mistérios DA festa. No carnaval, O maracatu desfila Com a rainha e as damas de honra, que são acompanhadas pelo rei, chamado Dom Henrique, por seus cavaleiros e pelo rei Tupi.

CARNAVAL


O carnaval é a maior festa popular do Brasil. Adultos e crianças caem na folia, Com fantasias e máscaras, nos dias dedicados à diversão e às brincadeiras. O feriado oficial é na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas.

Em Portugal, ele foi chamado de “entrudo”, pois ocorria antes DA entrada na Quaresma.

Personagens característicos e tradicionais do carnaval:

MOMO
Segundo a mitologia Greco-romana, Momo era O filho do sono e DA noite e sua função era cuidar das ações dos deuses e dos homens.
De acordo Com a história DA Arte, era O ator que representava nas peças populares do teatro. Originou-se dos bobos encarregados de divertir OS senhores portugueses Com mímicas e farsas populares.


ARLEQUIM
Personagem DA antiga comédia italiana, que tinha a função de divertir O público Com piadas nos intervalos das apresentações. Amante de Colombina

COLOMBINA
Companheira de Pierrô. Namoradeira, alegre, bela, esperta. Vestia-se de seda ou cetim branco e usava saia curta e bonezinho.

PIERRÔ
Usava calça e casaco bem largos, este de Grande gola franzida e enfeitado Com pompons. Pierrô é O personagem ingênuo e sentimental do carnaval.

As festas juninas são comemoradas no mês de junho e são feitas em homenagem a três Santos DA Igreja Católica:

Santo Antônio — 13 de junho
São João — 24 de junho
São Pedro — 29 de junho

Parece que a tradição de fazer grandes festas no mês de junho existe desde a época em que nossos antepassados deixaram de viver apenas como caçadores e passaram a se dedicar à agricultura.

Na Europa, depois de um inverno sempre longo, OS primeiros sinais do verão e DA Volta do calor aparecem no mês de junho e, nessa época, começaram a ser feitas enormes festas, Com grandes fogueiras, muita comida, bebida, cantos e danças, para agradecer aos céus pela chegada do verão e para pedir uma boa colheita.

Com O tempo, essas festas começaram a ter padroeiros e, finalmente, incorporaram OS Santos DA Igreja Católica. A tradição de homenagear OS Santos católicos em grandes festas foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, depois, por outros imigrantes, principalmente OS italianos.

Santo Antônio - 13 de junho
Santo Antônio, que se chamava Fernando de Bulhões antes de se tornar membro DA Ordem de São Francisco, nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e morreu perto DA cidade italiana de Pádua em 13 de junho de 1231.

No Brasil, é um dos Santos mais populares e considerado O “Santo casamenteiro”, além de ser O padroeiro de quase 230 cidades.

São João - 24 de junho
São João Batista recebeu esse Nome porque batizava as pessoas no Rio Jordão, poucos anos antes do ano zero DA Era Cristã. Foi ele que, segundo a tradição católica relatada na Bíblia, batizou Jesus, cuja chegada ele profetizava Com paixão. No ano de 28, a sua cabeça foi cortada e servida numa bandeja a Salomé, que havia pedido isso ao ditador Herodes.

Existe uma tradição popular que diz que São João passa O dia inteiro de sua — festa 24 de junho — dormindo e, se acordasse, não resistiria ao clarão das fogueiras e desceria do céu para festejar também, O que provocaria a destruição do mundo pelo fogo.

São Pedro - 29 de junho
São Pedro foi O apóstolo a quem Jesus entregou as chaves do reino dos céus e O escolhido para construir a Igreja Cristã. Seu Nome era Simão e ele recebeu de Jesus O Nome Pedro, que significa "rocha". Embora não se saiba Com certeza, é provável que ele tenha morrido crucificado em Roma, na época do imperador Nero, por Volta do ano 64.

Em 1950, O túmulo de São Pedro foi encontrado embaixo DA enorme basílica que leva seu Nome, no Vaticano.


MAIS FESTAS POPULARES:
Lavagem do Bonfim
Fandango
Torém
Cavalhada
Pau-DA-Bandeira
Congada
Círio de Nazaré
Festa do Divino
Candomblé
Capoeira

 

BIBLIOGRAFIA: 
 
 FONTES DE PESQUISA INTERNET BUSCADOR GOOGLE
 
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Dicionário do Folclore Brasileiro - Câmara Cascudo, Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A. Sem data