SOBRE O CASO DA PONTE RIO - NITERÓI

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Já dei até opiniões contraditórias neste caso. No fundo, está difícil de avaliar sem nenhum risco de ser injusto, o desfecho do sequestro do ônibus na Ponte Rio - Niterói, nesta fatídica terça-feira 20 de agosto.

Houve sim, uma operação policial inteligente, calma, criteriosa e profissional. Com relação à morte do sequestrador, o que posso dizer é que se foi de fato necessária; se o rapaz ainda oferecia perigo aos passageiros e o motorista, realmente a prioridade eram as vítimas do momento. Se ele já não oferecia perigo, foi execução. Não defesa dos 39 cidadãos que, neste caso, já não eram reféns.

Sou sempre a favor da justiça. Da vingança, não. Da defesa da própria vida e do cidadão de bem. Não da execução. Execução, nem de criminoso. "Criminoso bom" é criminoso preso, para ter a chance de se ressocializar, como a lei prevê. A redenção é o princípio legal da lei humana, e o princípio bíblico também é esse, para o "pecador". Não sou religioso, mas as minhas referências à bíblia são sinceras, porque o Novo Testamento me toca e tenho grande admiração por Jesus Cristo, embora não o tenha como guia espiritual. Como líder sobrenatural. Tenho sim, um olhar humano e social da Bíblia.

Portanto, justiça sim. Execução não. Defesa sim. Jamais vingança. Se o tiro no sequestrador ainda era necessário, aplaudo. Se não era, estou entre os críticos do ato. Matá-lo não por necessidade, mas "para ele aprender a não fazer mais isso" é desumano. Se é que foi assim. Realmente não tenho olhar técnico a contento para determinar sobre isso. Apenas avaliar na base do se...

Voltando à Bíblia, nestas horas me pergunto se Cristo hoje não seria apedrejado junto com Maria Madalena, naquele episódio do "Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra"... ou o que fariam quando ele dissesse ao ladrão na cruz: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso". Será que não gritariam: "Maldito Jesus defensor dos direitos humanos!"? Não há como ninguém saber.

Uma certeza eu tenho: Festejar pública e claramente a morte de um jovem, como o governador fez, é desumano. Os sequestrados, mesmo, não fizeram essa festa. Só tiveram alívio. Em um todo, não é realmente uma questão festiva.

Esta é a minha segunda postagem de hoje. Não gosto de parecer que moro no Facebook. Mas precisava tirar um tempo neste início de noite, para me manifestar. Estava em meu coração. Tinha que sair.

Ninguém me confunda por minhas postagens, com um cidadão justo. Tenho minhas raivas, impropérios e grandes equívocos como ser humano que sou, mas o que mais me assusta hoje na humanidade são a frieza, a truculência e a hipocrisia. Em especial, dos que dizem seguir princípios cristãos.

Uma boa noite a quem puder.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 21/08/2019
Código do texto: T6725340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.