A Menstruação

Essa "estação" abençoada do mês feminino em que as moças anseiam por um chocolate e um cafuné, anseiam por cuidados especiais e muito carinho e dedicação, nesses dias em que há muita sensibilidade, período em que qualquer detalhe deslocado expõe os nervos a flor da pele do ser feminino. Na Austrália os homens aborígenes dos povos Yolngu que vivem na região nordeste fazem até cerimônias simulando ter uma menstruação, mas não adianta, essa dádiva é só da mulherada que têm.

6000 anos atrás os povos antigos celebravam a menstruação com as festas Tesmofórias, homem era proibido de participar, eram as festas das mulheres, durante 9 dias elas se isolavam de todos e ofereciam sua menstruação à mãe terra, ofertavam seu sangue para "fertilizar" o solo, um segredo entre a mulher e mother Earth. Sangue menstrual e fertilidade eram sinônimos na época.

Alguns como o filósofo Aristóteles aluno de Platão acreditavam que esse sangue, o fluído expelido pela mulher era algo que mantinha a comunicação entre os deuses e os homens. Quando as mulheres gregas dedicavam suas roupas a deusa Ártemis em Atenas, os "paninhos de menstruação" lavadinhos eram oferecidos também, eles eram reutilizáveis e bem cuidados, sim, as mulheres gregas usavam paninhos dobrados em suas genitálias...

Em 200 a.C haviam boatos de que quando a mulher estava no período menstrual um "espírito" maligno possuía ela, os antigos acreditavam que se você olhasse nos olhos de uma mulher menstruada, pá! Ela enfeitiçaria você, uma grande besteira. A verdade é que as mulheres tem o poder de nos enfeitiçar em qualquer ocasião, elas podem nos enfeitiçar em qualquer ocasião mesmo, com um sorriso, com um toque no cabelo, com um olhar, você já viu como é linda uma mulher menstruada dançando Hopak? Aliás, você sabe o que é Hopak?

Caio Plínio Segundo que escreveu o que é considerada por muitos a primeira enciclopédia da história "Historia Natural", ele acreditava que ter relações sexuais com uma mulher nesse período era fatal para o homem... coitado do Plínio, o velho não sabia de nada, é tão gostoso estar com uma mulher nesse período...

Na idade Média durante a Santa Inquisição quando a mulher ficava excitada e o clitóris aumentava de tamanho era considerada uma bruxa e se estivesse menstruada ia para a fogueira direto, os homens tinham medo do ciclo menstrual da mulherada na idade média. Aliás, você sabia que seu clitóris não envelhece? Você envelhece e ele continua aí novinho, o clitóris jamais envelhece. Uma curiosidade, as mulheres no passado já usaram até uma espécie de "suspensório" de absorvente. Um cinturão bem incômodo. Em 1946 a Disney fez uma singela animação para popularizar os absorventes descartáveis e então popularizou as marcas que hoje conhecemos.

Nesse período da menstruação as mulheres devem se alimentar bem e repor os minerais que são perdido nas hemorragias, é preciso tomar cuidado e ter muita atenção ao repor de forma correta, as mulheres são as mais propícias a ter anemia Ferropriva (anemia devido a falta de ferro). Muita gente não sabe, mas existem: Anemia Ferropriva, Anemia Megaloblástica, Anemia Perniciosa, Anemia Hemolítica, Anemia Falciforme e Anemia de Fanconi.

O dia Mundial da Menstruação é o dia 28 de Maio.

Eden Mendes
Enviado por Eden Mendes em 23/10/2019
Reeditado em 25/10/2019
Código do texto: T6777521
Classificação de conteúdo: seguro