Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Leitura Crítica das Informações

 

            Tudo que lemos, vemos e ouvimos é preciso sempre ter uma leitura crítica, pois, atrás de uma boa imagem, uma palavra ou matéria escrita que é acolhida pela sociedade com boa fé, por detrás dela há muitos interesses sejam comerciais, políticos, etc.

            No mundo econômico, comercial e político vemos isto acontecer com freqüência. É comum boatos, delações e jogos comerciais baixos visando interesses pessoais ou de grupos.  

            É bem verdade, que certos jogos de interesses acabam privilegiando a sociedade, pois informações que hora sempre foram ocultas tornam se descobertas No entanto, sem esta leitura critica feita pela sociedade aqueles que promovem tais jogos atingem seus objetivos.

            Quem não se lembra da crise aviaria, onde inúmeras empresas pequenas quebraram devido ao longo tempo que a mídia noticiou sobre a gripe do frango? Foi triste ver muitos pequenos empresários e produtores que não conseguiram sobressair devido paralisação das vendas e o medo do consumidor. Certamente, as grandes empresas e produtores sobressaíram e hoje lideram o mercado.

            Uma outra denuncia também amplamente divulgada foi a metragem do papel higiênico. Muitas empresas omitiram a quantidade de metros do papel higiênico em suas embalagens para elevar o preço e lesar o consumidor. Embora tenha sido algo que beneficiou o consumidor, quem garante que está denúncia não tenha saído do concorrente?  

            Agora novamente vem a tona outra denuncia que de fato se comprova; a adulteração do leite longa vida. Algumas empresas para aumentarem a data de validade de seus produtos estão adicionando soda caustica e água oxigenada. Certamente esta denuncia com sua comprovação criou-se na sociedade um medo, e um receio em comprar leite longa vida. No primeiro momento esta denuncia vai prejudicar muitas empresas podendo levá-las a fechá-las ou serem vendidas para as grandes, com o tempo as grandes voltarão a dominar o mercado e ficarem sem concorrentes.

 

             Finalizando devemos ser críticos nas informações que recebemos para não sermos usados como massa de manobra sejam elas de quem for. Nós brasileiros e acredito que a grande maioria dos homens, somos pessoas honestas, e assim, tornamos ingênuos, acreditando na boa fé das pessoas. Acreditamos facilmente no que nos é repassado e ainda repassamos aos outros. Devemos sim, aplaudir certas denuncias que de alguma forma nos beneficia seja a saúde ou outro beneficio qualquer. No entanto, avaliar criticamente, não deixando ser manipulados pelo sensacionalismo, acreditando que, quem promove certas denuncias, boatos estão preocupados conosco, porque na verdade, estão preocupados sim, mas com seus interesses.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 25/10/2007
Código do texto: T709451
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 52 anos
5354 textos (1256172 leituras)
5 e-livros (11995 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/17 05:20)
Ataíde Lemos

Site do Escritor