PROTAGONISMOS FRUSTRADOS

Demétrio Sena - Magé

Inúmeras vezes, a única forma de você ingressar ou continuar sendo aceito em um coletivo artístico/literário e de muitas outras modalidades... ou não ter bloqueada a sua participação em determinados eventos dessas modalidades, é praticamente prometer ou ser uma promessa viva de não angariar grande sucesso... de não ter cacife ou bagagem suficiente para compor... pelo menos de igual para igual, com as lideranças ou curadorias. Perceber isso pode levar a uma redução do desempenho.

A maioria dos líderes de grupos/entidades ou organizadores de acontecimentos principalmente culturais ainda não entendeu que quanto mais estrelas promissoras reunir, mais fantástico será o seu firmamento. Quanto mais pessoas talentosas compuserem o sucesso de seus ambientes ou eventos culturais, mais admirado será o seu talento agregador. Quem lidera coletivos ou promove acontecimentos de quaisquer naturezas tem que ser generoso, perspicaz e humilde o suficiente para não temer o brilho de nenhum participante ou membro, e sim, ajudá-lo a brilhar mais ainda, o que significará o pleno sucesso de sua proposta.

Que seria dos treinadores desportivos, por exemplo, se ao invés de apostarem no investimento em seus craques, ficassem com ciúmes e, com isso, tentassem apagar as suas estrelas? Que graça teria um festival de músicas, poemas, uma exposição coletiva de artes cujo curador bloqueasse a participação de qualquer talento que viesse - apenas como citação - a ser comparado com o seu? Em todas as áreas, a liderança e a curadoria, que são de pessoas dos ramos em questão, exigem a sabedoria dos simples. A soberba só garante o fiasco.

O desbotamento dos liderados há de ser visto como resultado da inexpressão do líder... e o fracasso do evento, como incompetência do idealizador e assessoria. Que pensem nisso, antes de qualquer investimento nessa direção, os líderes e curadores soberbos perigosamente zelosos de protagonismo individual. A soberba, por si só, é o fracasso de caráter dos que jamais serão plenos... nunca estarão felizes consigo, porque terão sempre a quem perseguir sem qualquer sucesso interior.

Esse olhar vale para grupos, entidades, empresas, agremiações e clãs diversos. Tem contexto e foco nas mais diversas atividades laborais, nos torneios e certames profissionais ou amadores, além de projetos paralelos e recreações de qualquer modalidade... na vida em sociedade, como um todo.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 23/08/2021
Código do texto: T7326757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.