DENTRO E FORA DA LEI

Demétrio Sena - Magé

A escravidão era lei. Quem possuía escravos arrotava isso. E de fato era lei... perversa, desumana e desonesta... mas era lei. A quinta parte de tudo o que se ganhava e tinha como imposto para a coroa, na Inglaterra da idade média também era lei. Matava os pobres de fome, prendia os que não tinham como pagar, gerava tragédias contínuas... mas era lei... e era lei o "cidadão de bem", rico e bajulador da coroa, entregar o pobre que conseguia esconder uma galinha do próprio quintal, para ter de comer naquele dia. O holocausto era lei. O governo matava legalmente os cidadãos que não correspondiam à etnia enaltecida por ele, como estava dentro da lei qualquer indivíduo ariano que arrastava um judeu, por exemplo, até às autoridades.

A inquisição, os linchamentos populares de mulheres inteligentes, fortes e com mentes libertas, consideradas bruxas... os espancamentos de mulheres e filhos, pelos homens, não eram crimes. Eram assuntos de família... e a ditadura militar no Brasil, que torturou e matou milhares de pessoas por simplesmente criticarem, muitas vezes com simples manifestações artísticas, também foi lei.

Agora, o governo fascista que milhões de brasileiros também fascistas elegeram quer legalizar novamente, com novas roupagens e nominatas, as crueldades do passado, cometidas neste país e no mundo. Pratica ilegalmente e quer legalizar. A inquisição, por exemplo, desta vez nas mãos dos evangélicos, que se mostram capazes de qualquer atrocidade para "colaborar" com o "chefe da nação".

Tem muita gente se vangloriando por estar dentro da lei. Mas a lei não presta, quando se presta à tirania, à produção da miséria, da perseguição, do racismo e da violência, inclusive empoderada pelas facilidades e o incentivo para o porte de armas por qualquer cidadão. Muitas vezes, estamos completamente dentro da lei, mas fora de qualquer contexto da ética, do bom senso, da empatia e da solidariedade. Não admire, de modo algum, essas criaturas que se forçam a estar dentro da lei em seus contextos mais espúrios, desumanos e cruéis, desnecessariamente ou por pura maldade... só para lamber as botas do poder opressor.

Para não sermos marginais aos olhos da lei... nem da sociedade conservadora, tirana, hipócrita e terrivelmente religiosa, precisamos eleger governos e representantes com princípios de liberdade, humanidade, empatia e justiça igualitária. Sabem o que é isso? Governos e representantes democráticos. Que trabalhem para todos, que tenham olhos voltados ao bem estar de todas as classes, etnias, gêneros, grupos e religiões, sem fomentar o domínio destes sobre aqueles.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 07/08/2022
Código do texto: T7577442
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.