DE CARÁTER E ALMA

Demétrio Sena - Magé

Dos meus ícones ou heróis culturais da vida inteira, quase todos (os ainda vivos) estão em casa, como disse Belchior na sua canção mais famosa, "guardados por Deus e contando o vil metal". Ainda assim, sempre serão meus ícones ou heróis culturais da vida inteira. Eles acordaram meu pensamento crítico... empoderaram meu protesto e me fizeram perceber que sempre fui alguém no mundo, mesmo em tempos de penúria e solidão extrema.

Não é injusto eles terem feito fortuna com a venda honesta do seu trabalho. Injusto é que outros, em diferentes ativismos honestos, nunca tenham alcançado nem alcancem seu lugar no mundo, com um fazer sincero, fomentador da inquietação por uma sociedade melhor. Não seria justo que tais ícones fossem pouco valorizados como os professores, por exemplo... o justo seria que os professores, por exemplo, fossem valorizados como eles eram, naqueles tempos em que as mídias ainda impulsionavam comumente as artes e literaturas relevantes em sua essência e como tantos, que atualmente não merecem, também são.

Em todos os meios, ofícios e profissões existem os desonestos... os que fazem conchavos ou são capazes de alienar as massas para se darem bem... mas desonestos, mesmo, em um todo, não são os artistas. Nem os desportistas. Infelizmente - pois não deveriam ser -, são os políticos. Eles corrompem artistas, desportistas, comunicadores, escritores, empresários e até os educadores fracos de caráter e alma. Se há exceções? Gotas no oceano. Mas há.

... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 02/07/2023
Código do texto: T7827609
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.