A MÁGICA DO ENSAIO PESSOAL

Demétrio Sena - Magé

Fazer ensaios fotográficos intimistas tem um sentido especial. É uma relação de aposta na ética um do outro, inexplicável para quem nunca esteve à frente ou atrás de uma câmera, num desempenho tão delicado. Uma entrega mútua fluente, na qual os dois lados se confiam, se entendem e confidenciam em poses e orientações. Saber que alguém me procurou - certamente após algumas indicações confiáveis ou por me conhecer - e veio com espírito desarmado, não tem preço. Aliás, não há como fazer esse trabalho com alguém que trave; não se permita; não se entregue a uma leveza divertida... e sem sobressaltos.

Evidentemente, qualquer cliente atenta percebe, quando o fotógrafo se desvia do foco do trabalho; do profissionalismo fiel à linha tênue do respeito que não se pode romper. Mas também sabe que o profissionalismo não dispensa o afeto e o bom humor (sem propostas, ostensivas ou sutis, alienáveis). Há que se perceber qualquer distorção do propósito estético, ético, artístico, técnico e humano do profissional, como de certa forma, da cliente, que não deve ser apenas adulta... mas também madura o suficiente para ter consciência do que faz.

O princípio da inspiração fotográfica é o mergulho sem medo, a partir da segurança e a certeza de com quem se lida. Amo fotografar a beleza (especialmente madura, idosa) e a sensualidade humanas. Mas ninguém me procure de má fé nem oscilante sobre minha postura. Se não me conhece, consulte quem já foi clicado por mim. Se me conhece, não me constranja com excesso de sondagens. Isso compromete a leveza, o bom humor e a inspiração necessários a um ensaio fotográfico de bom gosto.

... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 28/07/2023
Código do texto: T7848309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.