AMOR; ODIADO AMOR

Demétrio Sena - Magé

Todos amam a palavra amor. A palavra. Ela é poética e musical. Bonita. Mas os católicos mais radicais estão odiando o Papa Francisco, porque ele tem ido além. Tem dissecado a palavra amor... tem pregado a essência do vocábulo. E porque ele, além dos discursos, tem demonstrado esse amor; a preocupação com o sentimento, no sentido visceral do verbo.

Não só o papa. Os pastores evangélicos que fazem o mesmo estão sendo odiados. A palavra amor, cada vez mais amada em sua poesia e musicalidade ou na decoração dos discursos, mas quando esse pastor vai além, disseca o sentimento, expõe as vísceras e a prática do amor, os fiéis mais "religiosos" o odeiam. Odeiam, porque se flagram na incapacidade para o amor ao próximo, sem a escolha de quem é o próximo. São flagrados no seu amor seletivo pelas pessoas próximas que pensam e agem na mesma caixa. Decoram as mesmas cartilhas. Religiosos formais odeiam a diversidade humana e sociocultural.

Amar é fácil na poesia, na música e no discurso fluente; populista. Mas o amor é odioso para quem escolhe quem é o próximo, pois nessa escolha, deixa deixa de ser amor. Torna-se apenas corporativismo conveniente nos quadros das religiões inchadas pela liturgia dos cultos, missas e rituais, porém murchas de sinceridade.

Sempre foi assim. Porém, o legado macabro de governos fascistas em países cristãos, que empoderaram todas as formas de ódio e preconceito contra a diversidade humana, tornou tudo pior. Governos raivosos, separatistas e incitadores do fanatismo, que foi equivocada e perniciosamente aceito como a encarnação do próprio Cristo, deixaram seus rastros inequívocos da deterioração humana em forma de religião atrelada ao poder político.

Só nos livramos das pessoas de alguns governos. Falta nos livrarmos dessa cultura hipócrita e destrutiva de religiosos que sonham protagonizar novas inquisições, com apoio piliticopartidário.

... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

#amorodiado #odiadoamor #religiao

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 05/10/2023
Código do texto: T7901642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.