DESIMORTALIZADO

Demétrio Sena - Magé

Academias de letras, prioritariamente, seriam para fomentar a prosa e a poesia, em sua essência. Mas priorizam fardões; roupas glamourosas; homenagens a juízes, empresários e parlamentares. Nas letras, a essência da poesia não tem a menor importância, porque os holofotes estão voltados para rimas, métricas rígidas e outras futilidades desmascaradas na Semana da Arte Moderna. Quanto à prosa, mais vale chamar tristeza de lugubria do que discorrer um texto fluente; gostoso de ler.

E quando "o filme queima" perante sociedade, a ostentação de ações pseudo sociais descontinuadas promove a necessária cortina de fumaça. São ações mais midiáticas do que sociais, no âmbito fácil da não necessidade de um corpo a corpo constrangedor para os "deuses do verso e da prosa".

Membros pobres entram como bolsistas que logo são situados sobre ali não ser a sua praia. Não importa o talento nem sua desenvoltura. Bolsistas têm que saber o seu lugar e ter sempre nos olhos a promessa de que jamais se destacarão sobre os pagantes e mecenas. Bolsistas precisam saber que são meros imortais mortais; ocupam os guetos das elites, o que já é um favor prestado pelas elites das elites.

Não é texto frustrado de quem não conhece ou nunca entrou numa A não sei o que L. Tomei posse em três, convidado por pessoas a quem não quis magoar, porque sim, existem "membros mandachuva" diferentes, acolhedores, afeitos ao talento e aos propósitos culturais de fato. Conheço alguns e poderia citá-los, porém ficariam desconcertados. Foi nessas ocasiões que dei às entidades a chance de me provarem que não são como são.

Nunca mais compareci a uma reunião para discutir estética e glamour literários ou contribuir com decisão sobre qual figura social (mecenas e futuro membro honorário) será homenageada. Enfim, academias de letras despoetizam; desliteraturalizam. Dizem que o imortal de academia não deixa de ser. Digam isso em minha cerimônia fúnebre.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 12/10/2023
Código do texto: T7906874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.