SOBRE AS GUERRAS

Demétrio Sena - Magé

Só tenho falado sobre as guerras o básico, "ingênuo" e óbvio. Sua pedra fundamental na ganância e no fanatismo religioso. Diria, no máximo, que as guerras são o produto inalienável da ampliação do que ocorre, todos os dias, bem pertinho de todos nós.

Guerreia-se cotidianamente para tomar de outros um lote, uma fazenda, uma cidade, região ou país. Países mais poderosos, que pretendem tomar o mundo para si, quando não guerreiam diretamente fomentam guerras. Nelas endividam a "clientela" com fornecimento de armas, ajudas sob o codinome humanitárias e depois cobram seus valores bem mais altos do que financeiros. Enquanto isso, a imposição de fés religiosas; das crenças dos vencedores; dos nomes Deus, Alah, Jeová, Javé, Cristo, Buda e tantos outros.

É só o que depreendo (ou só isso tudo), quando o assunto é guerra. Por essa razão não falo tanto nem com tanta profundidade, além do que todos nós sabemos por intuição. Ganância e religiões elevadas ao extremismo estão sempre do mesmo lado. O da guerra, da morte, o ódio, como justificativa irônica da busca pela paz de um dos lados. Apenas um dos lados.

Não me proponha um debate, uma troca de visões técnicas, sociológicas, teológicas, históricas ou burocráticas da guerra. Você já ganhou, mesmo sem minha disputa. Meu saber sobre a guerra é só a visão simplista de quem somos nós. Quem é o ser humano.

... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 21/10/2023
Código do texto: T7913895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.