SOBRE METADES INTEIRAS

Demétrio Sena - Magé

"Ter individualidade" ou "fazer o que eu quero" é ilegítimo", se há alguém ao meu lado e o excesso do meu eu a torna infeliz. Prometi (com ou sem cerimônia religiosa) amar e tornar feliz essa pessoa, "até que a morte nos separe". Se o amor morreu, já nos separou, e se foi em mim essa morte, preciso enterrar a vida que já não faz sentido e livrar minha companhia dos meus arroubos... ou se ainda existe amor, ajustar a convivência para a individualidade sem abandono... fazer o que eu quero sem "mostrar quem é quem"... ser livre sem trair ou deixar parecer que traio, por possível vaidade machista.

Sou indivíduo, mesmo na vida conjugal, e não quero ser levado na rédea curta. Mas a reivindicação não pode cometer excessos que diminuam quem vive comigo. Tenho direito às amizades só minhas e meu cônjuge também; ao trabalho que me realize. Aos perfis em redes sociais e senhas só minhas. Mas nada pode ser usado para humilhação, abandono, traição (...). É fácil cobrar confiança à minha individualidade... mas preciso não fazer dela o salvo conduto para não ter escrúpulos. Nem tornar "cabeludos" os segredos aos quais tenho direito; até porque, um dia vêm à tona.

Respeito é troca. Liberdade é troca. Confiança também. Posso abrir mão da vida conjugal para "viver minha vida" e posso viver minha vida sem deixar de viver a nossa. É só alcançar a troca de respeito, liberdade, confiança e direitos individuais. A sociedade, mesmo democrática, tem leis que punem o mau uso da democracia. Vida a dois é sociedade dentro da sociedade. Também tem leis, mesmo com regime democrático. Há outra pessoa e meus direitos não podem massacrar os seus, por excesso; má fé. Sou livre para não ter vida a dois, mas a decisão tem que ser inteira, para não oprimir a outra metade. Consensualidade é valor inestimável.

... ... ...

#respeiteautorias É lei

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 05/12/2023
Código do texto: T7947364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.